Sobre a Revista

A Revista CBTecLE é uma publicação semestral da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, lançada pela primeira vez em 2017. Seu objetivo é incentivar professores, pesquisadores e acadêmicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais a divulgar suas produções no ensino de línguas, nas áreas :

• línguas para fins específicos;

• análise do discurso;

• gêneros textuais/discursivos e seu papel no ensino de línguas;

• tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;

• metodologias ativas e o ensino de línguas;

• letramento crítico, multiculturalismo, translíngua e repertórios;

• letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;

• educação bilingue;

• currículo para ensino de línguas;

• políticas públicas (língua materna e estrangeira);

• abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e aprendizagem, formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas, interação e gestão educacional nos contextos presencial e digital:

• línguas e abordagens voltadas à internacionalização.

 

Confira as normas para submissão aqui.

Edição Atual

v. 1 n. 1 (2022): Revista CBTecLE

A Revista CBTecLE apresenta seu primeiro volume de 2022. Esta edição, composta por treze artigos, traz importantes contribuições para a comunidade acadêmica e para todos aqueles que, de alguma forma, estejam envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras nos contextos de instituições de ensino públicas e privadas. Nesses trabalhos, são discutidas diferentes questões relacionadas à aquisição de um novo idioma, ao ensino de línguas com ênfase na atuação profissional e são apresentados relatos sobre práticas adotadas para o ensino remoto, com uso de jogos e de tecnologia como facilitadores para a aprendizagem de línguas. Por meio de uma parceria com a Faculdade Cultura Inglesa, apresenta-se também um retrato do cenário em que se dá o ensino de línguas nas escolas públicas, bem como as dificuldades enfrentadas para a implementação de educação bilíngue.

Publicado: 01/07/2022

Edição completa

Artigos

Ver Todas as Edições