AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E COGNIÇÃO: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INTERATIVIDADE DA LINGUAGEM VOLTADA AO ENSINO E À TECNOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Aquisição, Língua Estrangeira, Linguagem, Tecnologia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir a linguagem como forma de interação, de modo a descrever teorias para a aquisição de segunda língua acopladas ao processo cognitivo de memorização e à inserção de tecnologia no meio educativo. É a partir da descrição de determinadas teorias que se pode promover uma reflexão sobre o modo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), de forma a se pensar quais estratégias um professor de LE precisa disponibilizar durante as aulas para alcançar um ensino eficaz e de qualidade. Outrossim, foi pensando nesse processo que também se optou em discorrer sobre como a tecnologia, hoje em dia, contribui para facilitar a compreensão e aquisição de um novo idioma.

Biografia do Autor

Valéria Cristiane Validório, FATEC JAHU

Possui Doutorado Direto em Estudos Linguísticos - Estudos da Tradução pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e Graduação em Tradução (Letras Com Habilitação de Tradutor) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Docente titular de Língua Inglesa I, II, III, IV, V e VI na FATEC - Faculdade de Tecnologia de Jahu - Centro Paula Souza, nos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas para Internet, Sistemas de Navegação, Construção Naval, Gestão da Produção Industrial, Logística e Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Atuou como mediadora online e mediadora presencial no curso de Gestão Empresarial, na modalidade EaD, para as disciplinas de Língua Inglesa e Projeto Integrador. Coordena e desenvolve projeto junto ao Núcleo de Inteligência Competitiva - NIC INOVA Paula Souza, caracterizando atividades relativas à Tradução, Comunicação, Produtos de Inteligência e Manutenção do SISCOMPETE, junto à Divisão de Inteligência Competitiva. É membro da Comissão Organizadora e do Conselho Editorial da Revista Fatecnológica - FATEC Jahu, membro da CEPE, membro do Conselho de Curso de Sistemas para Internet, membro do NDE de Sistemas para Internet, e membro da Congregação da FATEC Jahu. Atuou como docente na UNESP Bauru (Faac), como professora substituta de Língua Inglesa e Língua Inglesa para Comunicação Empresarial para Jornalismo e Relações Públicas. Docente na Faculdade Gran Tietê, ministrando as disciplinas de Comunicação e Expressão I; Comunicação e Expressão II; Leitura e Interpretação de Textos e Metodologia da Pesquisa Científica nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Administração e Pedagogia. Atua como tradutora de textos técnicos e acadêmicos; intérprete de palestras e conferências em eventos; e como consultora linguística para empresas/profissionais liberais, com relação às línguas portuguesa e inglesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, tradução literária, estudos da tradução baseados em corpus, linguística de corpus, literatura brasileira traduzida, marcadores culturais, modalidades tradutórias, língua inglesa, ensino de língua inglesa, tecnologias voltadas ao ensino de línguas, ensino de línguas estrangeiras e proficiência em língua estrangeira.

Simone Cristina Mussio, FATEC JAHU

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara, Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista de Bauru, Especialista em Design Instrucional pela Universidade Anhanguera Uniderp, Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos, em Inglês pelo Centro Universitário de Maringá e Pedagoga pela Universidade Metropolitana de Santos. Possui também intercâmbio na área de Espanhol na Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente, é docente de Comunicação e Expressão, Leitura e Produção de Textos e Língua Espanhola na Faculdade de Tecnologia de Jahu e nas Faculdades Integradas de Jaú - SP. É responsável por disciplina (professor conteudista) e mediadora online em curso à distância. É membro da Comissão Organizadora e do Conselho Editorial da Revista Fatecnológica - FATEC Jahu. Integrante do NELF (Núcleo de Estudos de Linguagem) da Fatec Jahu e avaliadora de diversos periódicos científicos na área de letras e tecnologia. Tem vasta experiência na área de Ensino a Distância, Linguística e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, escrita/redação acadêmica/científica, letramentos, análise do discurso, estudos midiáticos, ensino de língua materna, ensino de espanhol como língua estrangeira, ensino de línguas para fins específicos, novas tecnologias aplicadas à educação e assessoria pedagógica.

Referências

BARRETO, E. S. A escola e as tecnologias inteligentes. In. ALVES, L. R. G. e SILVA, J. B. da. (ORG.) Educação e Cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2001.

BRITO, G. S. A linguagem utilizada na internet. Entrevista concedida a @.educacional. Rio de Janeiro em agosto de 2006. Disponível em: http://www.educacional.com.br /entrevistas/interativa_adultos/entrevist a008.asp?strTitulo=A1 Acesso em: 21 abr. 2012.

DELVAL, J. Aprender a aprender. 3ª. ed. Campinas: Papirus Editora, 2000.

FRÓES, J. R. M. Educação e Informática: A relação Homem/Máquina e a questão da cognição. Brasília, março de 1999. Disponível em < http://.pr oinfo.gov.br /didatica/testosie/pr f_txtie4.shtm >. Acesso em: 07 abr. 2012.

KOCH, I. V. A interação pela linguagem. 8ª. ed. São Paulo: Contexto, 2003

LIEURY, A. Memória e Aproveitamento Escolar. Trad. Yvone Maria de Campos Teixeira da Silva. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

LIGHTBOWN P. M. & SPADA, N. How Languages are Learned: Revised Edition. 2nd. Edition, Oxford: Oxford University Press, 2000.

PAIVIO, A. Mental representations: A dual coding approach. Oxford: Oxford University Press, 1990.

STEVICK, EARL W. Working with Teaching Methods: What’s at stake? Ed. International Thompson, 1998.

TAJRA, S. M. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. 2ª. ed. São Paulo: Érica, 2000.

TENÓRIO, R. Computadores de papel: Máquinas abstratas para um ensino concreto. 2ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

Downloads

Publicado

30/06/2022

Como Citar

Validório, V. C., Mussio, S. C., & Merlini, V. M. . (2022). AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E COGNIÇÃO: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INTERATIVIDADE DA LINGUAGEM VOLTADA AO ENSINO E À TECNOLOGIA. evista BTecLE, 6(1), 60–73. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/16

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)