LA, LE, LO... ¡DIOS MÍO! A UTILIZAÇÃO DAS FORMAS ÁTONAS DE PRONOMES PESSOAIS POR APRENDIZES DE LÍNGUA ESPANHOLA NA ÁREA DE SECRETARIADO

Autores

  • Glauce Gomes de Oliveira Cabral
  • Elaine Fernandes Noronha FATEC São Paulo
  • Laura Matheus de Carvalho FATEC São Paulo

Palavras-chave:

Profissional de Secretariado; Língua espanhola; Pronomes pessoais; Formas átonas

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as dificuldades em relação às formas átonas dos pronomes pessoais enfrentadas pelos estudantes da FATEC-SP do curso superior de Automação de Escritórios e Secretariado, além dos fatores que influenciam na aprendizagem desse conteúdo; avaliar a sua importância para uma boa comunicação dentro das organizações e identificar as consequências de um mau uso dos pronomes. A abordagem metodológica tem a natureza qualitativa e quantitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica.  Para a construção do referencial teórico, utilizaram-se gramáticas normativas e de usos para a descrição das formas átonas, estudos sobre aquisição/aprendizagem dessas formas por aprendizes brasileiros e sobre a importância delas para a atuação do profissional de Secretariado. Os dados foram coletados via internet, por meio de um questionário que visou medir o desenvolvimento dos alunos matriculados no curso.

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

Gomes de Oliveira Cabral, G., Fernandes Noronha, E., & Matheus de Carvalho, L. . (2022). LA, LE, LO. ¡DIOS MÍO! A UTILIZAÇÃO DAS FORMAS ÁTONAS DE PRONOMES PESSOAIS POR APRENDIZES DE LÍNGUA ESPANHOLA NA ÁREA DE SECRETARIADO. evista BTecLE, 6(1), 139–157. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/18

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