v. 4 n. 1 (2020): Revista CBTeCLE

O inglês é o idioma oficial da aviação e esse uso específico da língua tem sido foco de inúmeras pesquisas ao redor do mundo. Além de ser usado para a comunicação entre profissionais, como pilotos e controladores de tráfego aéreo, também é o idioma das publicações técnicas e dos registros de informações.

Os estudos, principalmente os desenvolvidos no âmbito da linguística, focam diversos aspectos do inglês para aviação, tais como materiais didáticos, termos técnicos, fraseologia, compreensão de informações escritas, características dos documentos, orientações das agências regulamentadores e planejamento de cursos, entre outros. Além disso, diferentes profissionais colaboram, contribuem e são beneficiados com essas pesquisas, como professores, linguístas, elaboradores de materiais didáticos, mecânicos de manutenção de aeronaves, engenheiros aeronáuticos, pilotos, comissários, controladores e oficiais militares.

Além de contribuições de pesquisadores acadêmicos experientes e de expertise comprovada, merecem destaque os artigos escritos por alunos do curso de tecnologia em manutenção de aeronaves, frutos de pesquisas feitas nas modalidades de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso. 

 

Profª Drª Daniela Terenzi

Publicado: 21/12/2020

Edição completa

Artigos