A LÍNGUA INGLESA COMO COMPETÊNCIA ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES EM LOGÍSTICA GLOBAL

Autores

  • Elisiane Alves de OLIVEIRA Escola Técnica Cônego José Bento, Jacareí, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem da língua estrangeira, Formação de profissionais, Inglês aplicado à logística

Resumo

Este artigo pretende discorrer sobre procedimentos didáticos que podem aperfeiçoar o ensino da língua inglesa e apresentar resultados de aprendizagem significativos na formação de gestores de logística. Fundamenta-se em princípios de elaboração de materiais e da performance (BROWN, 1994; LOPES, 2009 e 2017; ZUMTHOR, 2014), da prática da leitura (FREIRE, 1991; MUNHOZ, 2002; SCOTT, 1986), da conversação (GABARRA, 1999), do uso da língua para fins específicos (DUDLEY-EVANS, 1998; OLIVEIRA, 2017), do trabalho com gêneros textuais (GAZOTTI, 1999; OLIVEIRA, 2017) e da reflexão sobre a linguagem (BAKHTIN, 2004; LIBERALI, 2004; RICHARDS, 2004; SANDO, 2005; VYGOTSKY, 2001). Uma entrevista com um gestor do ramo da logística e a apresentação de resultados do trabalho com o gênero notícia de internet deram origem a uma breve sequência didática; por isso, os gêneros textuais serão recomendados na aprendizagem da língua estrangeira, além da prática oral por meio de performances baseadas em situações reais.

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Publicado

20/07/2018

Como Citar

OLIVEIRA, E. A. de . (2018). A LÍNGUA INGLESA COMO COMPETÊNCIA ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES EM LOGÍSTICA GLOBAL . evista BTecLE, 2(1), 033–043. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/110

Edição

Seção

Artigos