O USO DAS TICS COMO INSTRUMENTO PARA ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores

  • Bárbara Alves da Rocha FRANCO Etec Angelo Cavalheiro, Serrana – SP, Brasil

Palavras-chave:

TIC, Língua Inglesa, Processo de ensino e aprendizagem

Resumo

O presente trabalho aborda a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola, especificamente no ensino da Língua Inglesa. O domínio do idioma é considerado fundamental atualmente, contudo, a maior parte dos alunos possui diversas dificuldades em sua obtenção.  Uma das possíveis explicações é a forma como o ensino atual é transmitido, de forma mecânica e descontextualizada. Para que mudanças reais sejam observadas é necessário que se busquem meios alternativos de ensino, visando transformar a perspectiva discente no que diz respeito à disciplina. Assim, esta narrativa visa analisar a presença de recursos tecnológicos na escola, procurando expor as vantagens trazidas, bem como apresentar alguns dos desafios existentes. Para isso, foi realizada pesquisa em artigos científicos e livros relacionados ao tema. O estudo permitiu concluir que as TIC são uma realidade atual, não cabendo questionar seu uso, e que sua aplicação apresenta benefícios diversos ao processo de ensino e aprendizagem.

Referências

ANDRADE, M. Ensino de Língua Inglesa e as Novas Tecnologias: mediações pedagógicas e interação social. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba. 2014.

BARBOSA, A. F.; GARROUX, C.; SENNE, F. J. N. Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil. Revista História Hoje, v. 3, p. 293, 2014.

BÉVORT, E; BELLONI, M.L. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade. Campinas: vol.30, n.109, set./dez. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – Brasília, MEC, SEB, DICEI, 2013.

DEMO, P. Aprendizagens e novas tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, V. 1, n. 1, p.53-75, 2009.

MACIEL, C.M. O uso das TIC no processo de ensino aprendizagem da língua inglesa no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização em Tecnologias e da Comunicação aplicadas à Educação – Universidade Federal de Santa Maria. 2009.

MONTEIRO, S. I. C. As TIC como recurso pedagógico no ensino do Inglês a crianças com NEE. 126f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Escola Superior de Educação João de Deus. 2013.

PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educación, n. 24, p. 63-90, 2000.

SALBEGO, N. TIC na Aprendizagem Autônoma de Inglês. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 9, p. 10-33, 2014.

SANTOS, T; BEATO, Z. M. P.. As Tic's e o ensino de línguas. In: 16º Seminário de Iniciação Científica, 2010, Ilhéus. Anais dos Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2010.

SOARES-LEITE, W. S. NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Revista Internacional de Investigación en Educación, v.5, n.10, p.173-187, 2012.

SOUZA, J. P. A influência das novas tecnologias no ensino aprendizagem da língua inglesa na educação básica. Anais do Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca/VII Seminário de Estágio. Universidade Federal de Alagoas, 2015.

Downloads

Publicado

20/07/2018

Como Citar

FRANCO, B. A. da R. . (2018). O USO DAS TICS COMO INSTRUMENTO PARA ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS . evista BTecLE, 2(1), 193–202. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/120

Edição

Seção

Artigos