A INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES COMUNICATIVAS EXTRAS COM AS UNIDADES DOS LIVROS UTILIZADOS NAS FATECS COMO FATORES DE INCENTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE ORAL

Autores

  • Inês Teixeira BARRANCOS Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, São Paulo, Brasil
  • Ligia Razera GALLO Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, São Paulo, Brasil
  • Valquiria Pereira ALCANTARA Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Estudantes de Fatecs, Atividades orais extras, Envolver os alunos, Alunos pouco motivados

Resumo

O objetivo deste artigo é oferecer aos professores de inglês sugestões de atividades que esperamos incentivem os alunos das Fatecs de diferentes semestres a se engajarem e participarem ativamente. Realizar isso é uma tarefa desafiadora para os professores de inglês das Fatecs porque a maioria dos alunos não dá a devida atenção ao inglês como disciplina de importância e muitas vezes não estão dispostos a participar das atividades porque eles não aprenderam inglês adequadamente nos anos anteriores de estudo e também porque as atividades propostas pelos livros didáticos às vezes não são realmente interessantes e deixam de envolvê-los nas tarefas e, como resultado, a maioria dos alunos não se comunica eficazmente em inglês. Por meio do uso de atividades orais extras integradas observamos que os resultados foram positivos, pois os alunos estavam mais engajados nas atividades, dando espaço para melhoria da sua competência comunicativa.

Referências

BROWN, H.D. (1994). Teaching by principles: An interactive approach to language pedagogy. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall Regents.

BROWN, H.D. (2007). Teaching by principles: An interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents.

COHEN, E.G. (1994). Strategies for the heterogeneous classroom. New York: Teachers College Press.

DAY, R.R., & Bramford, J. (2002). Top ten principles for teaching extensive reading. Reading in a foreign language, 14(2), pp. 136-141.Retrieved May 20, 2014, from http://www.nflrc.hawaii.edu/rfl/oct 2002/day/day.html

DIESEL, A. et al. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica, 2017. Disponível em http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/404/295 Acesso em 22/10/2018.

FLIPPO, R. (1997). Reading assessment and instruction: A qualitative approach to diagnosis. Florida: Harcourt Brace.

HALL, J.K., & Verplaetse, L.S. (Eds.). (2000). Second and foreign language learning through classroom interaction. USA: Lawrence Erlbaum Associates.

HARMER, J. (2007). The Practice of English Language Teaching. Harlow: Pearson Education Ltda.

HUTCHINSON, T., & Waters, A. (1987). English for specific purposes. Cambridge: Cambridge University Press.

LEE, C. (2004). Language output, communication strategies and communicative tasks.

University Press of America.

NUNAN, D. (1991). Language teaching methodology. London: Prentice Hall.

Richards, J.C., & Rodgers, T.S. (2001). Approaches and methods in language teaching. (2nd Ed.). Cambridge: Cambridge University Press.

RIVERS, W.M. (1981). Teaching foreign language skills. (2nd Ed.). Chicago: University of Chicago Press.

RIVERS, W.M. (1987). Interactive language teaching. Cambridge: Cambridge

University Press.

RIVERS, W.M. (1987). Interaction as the key to teaching language for communication. In W.M. Rivers (Ed.). Interactive language teaching (pp. 3-16). Cambridge: Cambridge University Press.

Referências – livros utilizados nas atividades integradas aos livros de curso

BENN, Colin & DUMMETT, Paul. Reward Pre-intermediate Business Resource Pack. Heinemann, 1995.

GRANT, David & HUDSON, Jane. Business Result: Pre-intermediate. Student Book Pack. Oxford: New York: Oxford University Press, 2009.

GREENALL, Simon. Reward Business Resource Pack Elementary. Heinemann, 1995.

HUGES, John et al. Business Result: Elementary. Student Book Pack. Oxford: New York: Oxford University Press, 2009.

IBBOTSON, Mark; STEPHENS, Bryan. Business Start-up: Student Book 1. Cambridge:

Cambridge University Press, 2009.

KAY, Susan. Reward Elementary Resource Pack. Macmillan Education, 1998.

KAY, Susan. Reward Pre-intermediate Resource Pack. Macmillan Education, 1998.

KAY, Susan. Reward Intermediate Resource Pack. Macmillan Education, 2001. KAY, Susan. Reward Resource Pack Starter. Macmillan Education, 1998.

KAY, Susan. Reward Intermediate Resource Pack. Macmillan Education, 2001.

KAY, Susan. Reward Upper Intermediate Resource Pack. Macmillan Education, 2001.

Downloads

Publicado

19/12/2018

Como Citar

BARRANCOS, I. T. ., GALLO, L. R. ., & ALCANTARA , V. P. . (2018). A INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES COMUNICATIVAS EXTRAS COM AS UNIDADES DOS LIVROS UTILIZADOS NAS FATECS COMO FATORES DE INCENTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE ORAL . evista BTecLE, 2(2), 046–061. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/146

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)