ORALIDADE: O ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO DEBATE NO LIVRO DIDÁTICO DO 8º ANO

Autores

  • Aguida Pereira de SOUZA Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, Brasil
  • Silvânia Maria da Silva Amorim CRUZ Faculdade Vale do Pajeú, São José do Egito, Brasil

Palavras-chave:

Livro didático, Gênero oral debate, Ensino

Resumo

Tendo em vista que o gênero oral tende a ser tomado, no meio escolar, como um sistema lúdico e secundário de aprendizagem, já que a escrita e os estudos gramaticais são, geralmente, os elementos principais nas aulas de Língua Portuguesa, pensamos neste artigo que tem como objetivo verificar como é trabalhado o gênero oral debate, em um livro didático de Língua Portuguesa do 8ºano, à luz de Mendes (2005) e Rojo (2003). Como resultados, evidenciamos que apesar das várias propostas do gênero oral como objeto autônomo de ensino, o livro didático, objeto de estudo, ainda trabalha com uma ideia conservadora e, por vezes, como pretexto para o ensino de aspectos gramaticais.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.

BRASIL. Ministério da Educação. 1998. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC; SEF.

DOLZ, J. SCHNEUWLY, B. 2004. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e Org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras.

FAVERO, ; ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O.; AQUINO, Zilda G. O. 2003.

Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez.

MENDES, A. 2005. A linguagem oral nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental - 3º e 4º ciclos: algumas reflexões. 191f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

ROJO, R. 2003. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras.

Downloads

Publicado

09/07/2021

Como Citar

SOUZA, A. P. de ., & CRUZ, S. M. da S. A. . (2021). ORALIDADE: O ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO DEBATE NO LIVRO DIDÁTICO DO 8º ANO . evista BTecLE, 4(1), 284–297. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/209

Edição

Seção

Artigos