A METODOLOGIA ATIVA ENQUANTO FACILITADORA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM CASO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO DO ABC PAULISTA

Autores

  • Lúcio Leite de MELO Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, Brasil
  • Carlos Alexandre Felício BRITO Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, Brasil
  • Ivo Ribeiro SÁ Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem, Formação, Ensino, Saúde, Educação Física

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar como as metodologias ativas podem facilitar a aprendizagem do discente no Ensino Superior, analisando o rendimento dos alunos e apontando quais fatores promoveram a facilitação da aprendizagem a partir da percepção dos discentes. Foi realizado um estudo de caso, com 52 discentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino superior privada localizada na região do ABC Paulista. Para a análise dos resultados, observaram-se as frequências absolutas e relativas, o cálculo do Ganho de Rendimento (GR) e, para compreender a causa, recorreu-se a um questionário on-line para coleta das respostas subjetivas dos alunos. Pôde-se inferir evidências de que, a propósito das metodologias ativas experimentadas, estas podem vir a se destacar como alternativas efetivas, uma vez que se mostraram significativas do ponto de vista quanti-qualitativo, melhorando tanto o rendimento escolar, quanto o envolvimento dos discentes.

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Publicado

09/07/2021

Como Citar

MELO, L. L. de, BRITO, C. A. F., & SÁ, I. R. (2021). A METODOLOGIA ATIVA ENQUANTO FACILITADORA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM CASO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO DO ABC PAULISTA . evista BTecLE, 4(1), 009–027. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/234

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Artigos