ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA PARA ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM CULTURAL E DA PRÁTICA EPILINGUÍSTICA

Autores

  • Lohana Larissa Mariano CIVIERO Unioeste, Cascavel-PR, Brasil
  • Renan Fabrício Lorenzatto da SILVA Unioeste, Cascavel-PR, Brasil/CAPES
  • Renan Paulo BINI Unioeste, Cascavel-PR, Brasil/CAPES
  • Benilde Socreppa SCHULTZ Unioeste, Cascavel-PR, Brasil

Palavras-chave:

Práticas epilinguísticas, Abordagem cultural, Língua italiana

Resumo

Neste artigo, apresentam-se reflexões sobre experiências no Ensino de Língua Italiana como Língua Estrangeira para alunos adultos, a partir de aulas ministradas no primeiro ano do Celem do Ceebja Professora Joaquina Mattos Branco, localizado em Cascavel-PR. O contato com os alunos e a leitura de pesquisadores como Mezzadri (2003), Saporiti e Reši (2007), Marangon (2008), Cernigliaro (2010), Novaski e Werner (2011), entre outros, demonstraram a importância do desenvolvimento de aulas que contemplam as quatro competências linguísticas: falar, ouvir, escrever e ler no idioma em estudo. Assim, reflete-se sobre a importância da preparação de aulas com foco na realização de atividades de cunho epilinguístico, com ênfase na cultura. Para tanto, sugere-se o uso de diversos gêneros discursivos (formais e informais), para que os alunos se envolvam em contextos orais-dialogados e realizem produções escritas, o que pode motivar a apreensão da cultura e da Língua Italiana.

Referências

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Publicado

09/07/2021

Como Citar

CIVIERO , L. L. M. ., SILVA, R. F. L. da ., BINI, R. P. ., & SCHULTZ, B. S. . (2021). ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA PARA ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM CULTURAL E DA PRÁTICA EPILINGUÍSTICA . evista BTecLE, 4(1), 132–145. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/241

Edição

Seção

Artigos