PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE CURSO ONLINE CLIL NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA: VISLUMBRANDO EMI

Autores

  • Magali BARÇANTE Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, Indaiatuba, Brasil; Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Palavras-chave:

CLIL, EMI, EducaçãoTecnológica

Resumo

Este artigo descreve o processo e os resultados de uma iniciativa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) de desenhar e implementar um curso-piloto online de CLIL (Content and Language Integrated Learning), de 40 horas, oferecido a professores de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) no primeiro semestre de 2019, intitulado Aprendizagem integrada de conteúdos e de língua estrangeira na educação superior tecnológica. Descreveremos as motivações para a elaboração do curso-piloto, a metodologia utilizada e o planejamento dos módulos. O andamento do curso-piloto nos levou a concluir que o contexto no qual estamos inseridos – educação superior tecnológica – requer, num cenário em vias de internacionalização, um ensino que não demande do professor de áreas que não língua estrangeira conhecimento explícito da língua estrangeira, como o é com CLIL, o que nos levou à oferta de um curso online de EMI (English as a Medium of Instruction), no segundo semestre de 2019, dessa vez para professores de Fatecs e das Escolas Técnicas (Etecs) do CEETEPS.

Referências

DEARDEN, J. EMI (and CLIL) – a growing global trend. Disponível online em: https://oupeltglobalblog.com/2017/02/02/emi-and-clil-a-growing-global-trend/. Acesso em: 01 de junho de 2020.

COYLE, D.; HOOD, P.; e MARSH, D. 2013. CLIL: Content and Language Integrated Learning. CUP.

GAIL, T. 2014. CLIL in higher education: the (perfect?) crossroads of ESP and didactic reflection. La Revue du Geras, Asp.

GIMENEZ, T. 2019. Language ideologies and English as a Medium of Instruction: language policy enactment in Brazilian universities. In: Kyria Rebeca Finardi (org.). English in the South. Londrina: EDUEL, p.51-74.

GUIMARÃES, R.M.; JAMISON, K. G. e BARÇANTE, M. 2018. CLIL: entendendo suas fronteiras, variações e aplicações em planejamento de unidades didáticas. In: Rita de Cássia Barbirato; Vera Lúcia Teixeira da Silva. (Org.). Planejamento de cursos de línguas: traçando rotas, explorando caminhos. 1ed. Campinas: Pontes, v.2, p. 49-74.

SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D.M., MORAES FILHO, W. 2016. Apresentação. In: Sarmento, S; Abreu-e-Lima, D.M.; Moraes, W.M. (Org.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: A construção de uma política linguística para a internacionalização. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG.

Downloads

Publicado

21/12/2020

Como Citar

BARÇANTE, M. (2020). PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE CURSO ONLINE CLIL NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA: VISLUMBRANDO EMI . evista BTecLE, 4(2), 116–126. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/281

Edição

Seção

Artigos