GAMIFICAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO: UM INCENTIVO À LEITURA SOB A FORMA DE OFICINA

Autores

  • Rosana Helena NUNES Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, São Paulo, Brasil
  • Krisângela do NASCIMENTO Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, São Paulo, Brasil
  • Vinicius de Souza Resende da SILVA Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Gamificação, Projeto leitura, Tecnologia, Imersão

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar um trabalho de incentivo à leitura e escrita acadêmicas, desenvolvido na disciplina de Comunicação e Expressão, com alunos do 2º semestre do Curso de ADS da Fatec/ Sorocaba. Nesse trabalho, aplicou-se a metodologia de projetos: escolha do tema, leitura de artigos acadêmicos, desenvolvimento de uma oficina de leitura e produção de um miniartigo pelos grupos. Foram 6 grupos, ao total de 30 alunos. Desses grupos, escolheu-se um grupo cujo tema foi a Gamificação. Justifica-se a escolha pela relevância do tema e a forma de o grupo realizar as etapas da oficina de leitura. O artigo fundamenta-se em Dionísio et al. (2005; 2011), estudos sobre Multimodalidade da Linguagem, além de Paulo Freire (1997) e o tema Gamificação. A primeira parte, tratar-se-á da Gamificação como uma forma de incentivo à leitura. A segunda, os resultados obtidos pelo grupo com a realização da oficina.     

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Publicado

21/12/2020

Como Citar

NUNES, R. H. ., NASCIMENTO, K. do ., & SILVA, V. de S. R. da . (2020). GAMIFICAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO: UM INCENTIVO À LEITURA SOB A FORMA DE OFICINA. evista BTecLE, 4(2), 85–102. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/293

Edição

Seção

Artigos