O FILTRO AFETIVO NAS AULAS OBRIGATÓRIA E FACULTATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DO ESPANHOL EM UM CONTEXTO PROFISSIONALIZANTE

Autores

  • Adriana Monteiro da SILVA Universidade Estácio de Sá, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Espanhol, Motivação, Filtro afetivo

Resumo

Este artigo investiga a influência do filtro afetivo em estudantes de um centro profissionalizante na aquisição do Espanhol como língua estrangeira. O trabalho busca verificar se, para esse grupo, a modalidade de aula facultativa pode ser considerada mais favorável que a aula obrigatória no processo de aquisição do idioma. Tal hipótese originou-se com base na corrente teórica de Stephen Krashen acerca da aquisição de uma segunda língua: a hipótese do filtro afetivo. Realizou-se, como instrumento de pesquisa, um estudo prático produzido com base em um questionário aplicado aos estudantes de Espanhol dos cursos profissionalizantes de uma organização social salesiana localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. As respostas foram contabilizadas e examinadas desde aspectos específicos e, desta forma, as investigações teórico-práticas propiciam contemplar pontos favoráveis e/ou avessos relacionados à aquisição do Espanhol e a influência do filtro afetivo.

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Publicado

21/12/2020

Como Citar

SILVA, A. M. da . (2020). O FILTRO AFETIVO NAS AULAS OBRIGATÓRIA E FACULTATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DO ESPANHOL EM UM CONTEXTO PROFISSIONALIZANTE . evista BTecLE, 4(2), 127–144. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/300

Edição

Seção

Artigos