LETRAMENTO SOCIAL EM LÍNGUA INGLESA: RELATOS DE UMA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Fabiana IGNÁCIO Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil
  • Rodrigo Avella RAMIREZ Unidade de pós graduação-Ceeteps, São Paulo, Brasil
  • Rosália Maria Netto PRADOS Unidade de pós graduação-Ceeteps, São Paulo, Brasil
  • Alice Turibio NARITA Foreducation Edtech, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Letramento social, Língua Inglesa, Pesquisa Narrativa

Resumo

Em um curso superior de tecnologia, os alunos calouros devem fazer a disciplina introdutória-Inglês 1, que consiste em equipar os alunos para a comunicação, oral e escrita, de informações pessoais.  Este artigo tem por objetivo analisar uma atividade de letramento, aplicada a uma turma de alunos calouros do curso superior tecnológico em Logística de uma instituição pública estadual. Recorrese à Teoria Social do Letramento (TSL) para demonstrar, no âmbito de uma atividade proposta aos alunos, como o letramento se dá em uma prática social específica: uma entrevista de emprego. No percurso metodológico, de abordagem qualitativa, recorrese à pesquisa narrativa, segundo Clandinin e Connely (2015) para uma análise dos dados obtidos. Os resultados indicam que o aluno iniciante se percebe capaz de intervir socialmente na língua-alvo.

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Publicado

12/07/2021

Como Citar

IGNÁCIO, F., RAMIREZ, R. A. ., PRADOS, R. M. N. ., & NARITA, A. T. . (2021). LETRAMENTO SOCIAL EM LÍNGUA INGLESA: RELATOS DE UMA PRÁTICA DOCENTE . evista BTecLE, 5(1), 059–070. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/340

Edição

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