LEITURA CRÍTICA DO RÓTULO DO LEITE CONDENSADO MOÇA DA NESTLÉ

Autores

  • Silas GUTIERREZ Faculdade de Tecnologia da Zona SUL, São Paulo/SP, Brasil

Palavras-chave:

Bakhtin, Embalagem, Leitura

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o rótulo do leite condensado Moça da Nestlé, tendo como base os estudos propostos pelo Círculo Bakhtiniano (2003, 2009) e as pesquisas realizadas por Fairclough (1989,1992). Destacamos, brevemente, os temas estilo, enunciado e enunciação desenvolvidos por Bakhtin e Voloshinov (2003) aplicados na análise do rótulo do leite condensado Moça da Nestlé. Observamos, por meio da Análise de Discurso Crítica, desenvolvida por Norman Fairclough (1992), as relações assimétricas entre produtor e consumidor e suas implicações na elaboração da embalagem. Demonstramos como a fotografia da Moça e as cores utilizadas na embalagem associam o leite condensado a um produto leve e artesanal, criando incompatibilidade com as informações nutricionais que indicam um produto fundamentalmente calórico. Por fim, comprovamos que a personagem Moça da Nestlé, em sua dimensão e feitura ideológica está longe de ser mera estamparia, pois cria relações de identificação com uma sociedade tradicional e conservadora.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

__________; VOLOSHINOV V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Editora Hucitec, 13ª edição. São Paulo, 2009.

BRAIT, B. Estilo. In: BRAIT, B. Bakhtin e outros conceitos chaves. Ed. Contexto, 2005, p.79 a 102.

_________; MELO, R. de. Enunciado/concreto/enunciação. In: BRAIT, B. Bakhtin e outros conceitos chaves. Ed. Contexto, 2005, p.61 a 78.

FARACO, C. A. Linguagem e Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FAIRCLOUGH, N. Language and power. London: Longman, 1989.

___________. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992.

GUTIERREZ, S. Revistas femininas para adolescentes: uma relação amigável de poder e dominação. Programa de estudos pós-graduados em língua portuguesa. Dissertação de mestrado. PUC/SP, 2005.

_________. Exegese das cartas do jesuíta Fernão Cardim. Programa de estudos pósgraduados em língua portuguesa. Tese de doutorado. PUC/SP, 2015.

MIOTTELO, V. Ideologia. In: BRAIT, B. Bakhtin e outros conceitos chaves. São Paulo: Editora Contexto, 2005, p.167 a 176.

RENHE, I.; PERRONE, Í.; SILVA, P. H. Leite condensado: identidade, qualidade e tecnologia. Juiz de Fora: Templo, 2011.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin.

Campinas: Mercado das Letras, 2009.

Downloads

Publicado

12/07/2021

Como Citar

GUTIERREZ, S. (2021). LEITURA CRÍTICA DO RÓTULO DO LEITE CONDENSADO MOÇA DA NESTLÉ . evista BTecLE, 5(2), 054–064. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/370

Edição

Seção

Artigos