https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/issue/feed Revista CBTecLE 2024-12-27T00:00:00-03:00 Revista CBTecLE cbtecle@cps.sp.gov.br Open Journal Systems <p><strong>ISSN 2526-4478 - Qualis "B1"</strong></p> <p>A Revista CBTecLE é uma publicação semestral da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, lançada pela primeira vez em 2017. Seu objetivo é incentivar professores, pesquisadores e acadêmicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais a divulgar suas produções no ensino de línguas, nas áreas :</p> <p>• línguas para fins específicos; <br />• análise do discurso; <br />• gêneros textuais/discursivos e seu papel no ensino de línguas; <br />• tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas; <br />• metodologias ativas e o ensino de línguas; <br />• letramento crítico, multiculturalismo, translíngua e repertórios; <br />• letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;<br />• educação bilingue; <br />• currículo para ensino de línguas; <br />• políticas públicas (língua materna e estrangeira); <br />• abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e aprendizagem, formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas, interação e gestão educacional nos contextos presencial e digital: <br />• línguas e abordagens voltadas à internacionalização.</p> <p>Confira <a href="https://revista.cbtecle.com.br/CBTecLE/about/submissions">as normas para submissão aqui.</a></p> https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1220 A IMPORTÂNCIA DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM EVENTOS COMO A COMIC-CON EXPERIENCE 2024-10-14T16:35:58-03:00 Claudineria Franca claudineria.franca@fatec.sp.gov.br Maria Auxiliadora de Freitas Bastos Matias maria.matias@fatec.sp.gov.br Carine Albertino da Silva Vasconcellos carine.vasconcellos@fatec.sp.gov.br Lúcia Helena Aparecida de Oliveira lucia.oliveira@fatec.sp.gov.br <p>Esta pesquisa investiga o preparo do gestor, organizador e <em>staff </em>do evento <em>Comic-Con Experience</em> (CCXP) para receber estrangeiros falantes das línguas inglesa e espanhola. O objetivo geral é avaliar a prontidão do gestor para receber participantes falantes dos idiomas estrangeiros, analisando, especificamente, a eficácia da comunicação multilíngue. Os objetivos específicos estão pautados em identificar a existência de profissionais na equipe com domínio dos idiomas, uma possível contratação externa para atuar no evento e analisar em que medida os idiomas são utilizados na CCXP. Este estudo aborda as teorias de Eventos Culturais e Eventos de Grande Porte. Metodologicamente, a pesquisa apresenta uma análise documental e estatística, além da realização de entrevista quali-quantitativa. A análise dos dados evidencia a preparação e a prontidão do gestor, organizador e <em>staff</em> do evento para receber estrangeiros na CCXP. Assim, os resultados revelam a importância da comunicação multilíngue, não apenas nas interações formais, mas também em experiências informais.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1207 EIXO DE LÍNGUAS E PROGRAMAS INTERNACIONAIS: PIONEIRISMO E DIFERENCIAL NO ENSINO DAS FATECS 2024-10-10T18:03:55-03:00 Linda Catarina Gualda lindacatarina@hotmail.com Michelle de Carvalho Santos michelle.santos@cps.sp.gov.br <p>Este artigo traz a análise realizada a partir da revisão documental a respeito da implementação e consolidação do ensino de línguas nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Neste estudo, foram elencadas e examinadas as ações que foram fundamentais para a viabilização do programa de ensino de línguas estrangeiras e materna iniciadas em 2008, em meio ao processo de reestruturação curricular dos Cursos Superiores de Tecnologia. Também foram conhecidas a metodologia de ensino adotada a partir daquele momento e as ações do Eixo de Línguas e Programas Internacionais: a criação e organização do Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica (CBTecLE) e da revista científica que leva o mesmo nome do congresso, a formação e ampliação do Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisas em Línguas Estrangeiras (Neple) e dos Núcleos de Estudos da Linguagem (Nelfs) e o surgimento &nbsp;dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs). A análise do percurso histórico e o levantamento documental deixaram evidente tratar-se de um programa pioneiro, visto que as matrizes curriculares dos cursos ofertados nas Fatecs abrangerem, em sua maioria, disciplinas de línguas, é algo que os diferencia no cenário da educação superior no Brasil.&nbsp;</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1218 SECRETARIADO E ASSESSORIA INTERNACIONAL: A RELEVÂNCIA DAS LÍNGUAS INGLESA E ESPANHOLA 2024-10-10T13:34:18-03:00 José Miguel Mattos jmmattos@uol.com.br Amanda Fratea Lucca amanda.lucca@fatec.sp.gov.br Thabata Raquel Vieira Oliveira thabata.oliveira@fatec.sp.gov.br <p>O artigo aborda a atuação do profissional de secretariado como assessor internacional, com enfoque nas línguas estrangeiras inglês e espanhol e busca entender os obstáculos que os alunos nos estágios finais do curso de secretariado frequentes no 5º e 6º semestre, manhã, da FATEC Itaquaquecetuba, podem enfrentar ao adquirir as competências essenciais necessárias para assumir funções de assessoria em contextos internacionais. Para tal utilizamos uma pesquisa bibliográfica exploratória com análise de dados que investigou as habilidades desses estudantes. A pesquisa destacou desafios significativos relacionados aos idiomas estrangeiros. Notavelmente há uma carência grande entre os estudantes que se sentem confiantes em lidar com situações internacionais, com nenhum deles expressando conforto nesse âmbito. Por fim, a investigação ressalta a necessidade de abordagens educacionais específicas para melhorar a confiança e a proficiência dos estudantes em lidar com desafios internacionais.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1214 THE INFLUENCE OF THE PADLET PLATFORM ON ADVANCING ENGLISH LANGUAGE EDUCATION IN MILITARY SETTINGS 2024-10-10T14:31:52-03:00 Gisele Câmara Oliveira COSTA gisa.coc@hotmail.com Ana Paula Legey de SIQUEIRA asiqueira@unicarioca.edu.br André Cotelli do ESPÍRITO SANTO cotelli.andre@gmail.com Sheila da Silva Ferreira ARANTES sarantes@unicarioca.edu.br <p>A presente pesquisa qualitativa busca desenvolver uma metodologia abrangente fundamentada em tecnologias digitais, com o <em>Padlet</em> posicionado como a ferramenta central para aprimorar o ensino da língua inglesa em uma instituição do Exército Brasileiro. O estudo tem como objetivo investigar como essa plataforma apoia o desenvolvimento de competências em língua inglesa entre os militares. Inicialmente, um questionário digital será administrado para realizar uma avaliação preliminar, identificando as necessidades e desafios específicos enfrentados pelos alunos em sua jornada de aprendizado da língua. Essa etapa fundamental é relevante para o desenvolvimento da abordagem instrucional que atenda ao contexto da educação militar. Com base nesses achados, uma sequência didática estruturada será criada, com foco no uso do <em>Padlet</em> para facilitar o aprendizado interativo e colaborativo. O design irá enfatizar sua eficácia na melhoria das habilidades orais, como fluência e pronúncia, por meio de atividades envolventes que incentivam a participação e o feedback entre pares. Além disso, essa abordagem não apenas busca melhorar a qualidade do ensino de inglês, mas também visa abordar lacunas existentes na literatura acadêmica sobre a aplicação pedagógica do <em>Padlet</em>. Ao oferecer uma análise aprofundada de seu impacto, esta pesquisa tem como objetivo contribuir com insights valiosos sobre a eficácia das ferramentas digitais no aprimoramento da educação linguística, promovendo, em última instância, uma maior proficiência linguística entre os militares.</p> <h2>&nbsp;</h2> <p>&nbsp;</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1208 A INFLUÊNCIA DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA LEITURA VYGOTSKYANA E NEUROLÓGICA 2024-10-10T14:53:12-03:00 Rosana Helena Nunes rosananunes03@gmail.com Caroline Paccola COSTA caroline.costa16@fatec.sp.gov.br Francine dos Reis ANTUNES francine.antunes@fatec.sp.gov.br Hugo Henrique Correia da S.B CRUZ hugo.cruz4@fatec.sp.gov.br Sara Carolina de Queiroz SANTOS sara.santos25@fatec.sp.gov.br Vinicius de Freitas VIEIRA vinicius.vieira14@fatec.sp.gov.br <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="color: black;">Este artigo visa a Inteligência Artificial (I.A) na educação. Baseando-se em um projeto desenvolvido na disciplina de Comunicação e Expressão, os elementos tecnológicos são vistos como um complemento, de modo a alavancar o aprendizado dos alunos. À luz dos estudos sociointeracionistas de Lev Vygotsky </span>(2001)<span style="color: black;"> com o complemento das teorias da evolução orgânica advindas de Jean Piaget, faremos uma correlação dos conceitos da teoria da aprendizagem para termos uma base sólida educacional. Além disso, tratamos como complemento os recentes estudos sobre plasticidade cerebral. Isso proporcionará um campo teórico para que, por fim, possamos inserir efetivamente as Inteligências Artificiais, com o intuito de destrinchar os princípios, funcionalidades, qualidades e defeitos das I.As enquanto alocadas no meio educacional. Primeiro abordamos a Teoria da Aprendizagem de Vygotsky, após isso nos atemos à Neuroplasticidade cerebral e o desenvolvimento da aprendizagem, e para finalizar serão abordadas as I.As no meio educacional e como elas funcionam.</span></p> <p style="margin: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; color: black;">&nbsp;</span></p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1215 A PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PAULISTA E A SUBALTERNIDADE DO PROFESSOR 2024-10-10T13:55:48-03:00 André Pithon Calio andrepcalio@gmail.com Joceli Catarina Stassi-Sé jocelistassise@ufscar.br Mariana Carolina de Araujo mariana.araujo@estudante.ufscar.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo busca analisar os efeitos da introdução do aplicativo </span><em><span style="font-weight: 400;">Education First </span></em><span style="font-weight: 400;">para o Componente Curricular Língua Inglesa no contexto do ensino médio público estadual de São Paulo. Durante uma experiência de estágio supervisionado, em um curso de licenciatura em Letras Inglês-Português, presenciou-se a inserção do aplicativo em sala de aula e os efeitos disto oriundos. Para analisar tal fenômeno, partir-se-á das utópicas promessas associadas com o uso de novas tecnologias no contexto escolar, como o projeto </span><em><span style="font-weight: 400;">One Laptop per Child</span></em><span style="font-weight: 400;">, conforme discutido por Ames (2019), buscando entender como tal filosofia se posiciona no contexto nacional. Almeja-se discutir como a tecnologia pode se posicionar como uma promessa de progresso revolucionário, mas falha em considerar contextos reais e necessidades urgentes da educação, como debatido por Apple (2004) e Selwyn (2017), e então&nbsp; contrapor o que foi decretado com o que de fato está acontecendo atualmente em São Paulo. A partir de Contreras (2002), tal análise busca explorar como a busca por uma teórica meritocracia, por eficiência e produtividade, priva o professor de autonomia para contextualizar o ensino à sua realidade, reduzindo o papel do educador a uma tarefa mecânica e despersonalizada, desprovida da possibilidade de selecionar sua própria metodologia.&nbsp;</span></p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1205 A QUEM SERVE O PROGRAMA BILÍNGUE PORTUGUÊS/INGLÊS NO BRASIL? 2024-10-10T18:07:12-03:00 Elisângela Marques Peixoto e Souza elisangelasantosesouza@hotmail.com Luiz Antônio Ribeiro luiz.antonio.ribeiro32@gmail.com <p>O ensino de língua inglesa nas redes privadas no Brasil tem recebido uma nova nomenclatura em resposta à demanda de mercado: os "programas bilíngues". Esta pesquisa se valeu da análise documental as Diretrizes Nacionais para a Educação Bilíngue no Brasil (parecer CNE/CEB nº 2/2020) e propostas de cinco editoras e três empresas educacionais que oferecem soluções terceirizadas à luz dos estudos decoloniais. O objetivo foi entender a origem das prescrições curriculares, seus interesses e o compromisso com a colonialidade no ensino da língua inglesa. A análise da legislação revelou a acentuação das desigualdades sociais, pois a Diretriz atende apenas às demandas de escolas privadas. As soluções das empresas e editoras indicam um encapsulamento curricular voltado para a demanda de mercado, sugerindo que o programa bilíngue surge de exigências mercadológicas, desconsiderando a escola e a reflexão curricular. Quanto aos docentes, a indefinição sobre suas funções foi destacada. Sendo um produto do mercado para o mercado, a colonialidade é perpetuada nesses programas, reforçando a reprodução social hegemônica colonial.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1198 CONTRIBUIÇÕES LINGUÍSTICAS NA ANÁLISE DO DISCURSO JURÍDICO NA ERA DA INFORMAÇÃO 2024-10-17T17:26:39-03:00 Luciana Noguirol Lobo Marcondes profalunlobo@gmail.com <p>Este artigo explora o papel crucial da Linguística na análise do discurso jurídico na contemporaneidade, especialmente no contexto da era da informação. Inicialmente, é traçada uma trajetória histórica da Linguística, desde suas origens até as correntes teóricas mais recentes, fornecendo um contexto abrangente para compreender sua aplicação no campo jurídico. Em seguida, aborda-se o discurso jurídico sob a ótica de Foucault, explorando como as relações de poder são construídas e perpetuadas por meio da linguagem legal. Posteriormente, discute-se a análise crítica do discurso, destacando como essa abordagem revela as ideologias subjacentes aos discursos jurídicos e suas implicações sociais. Por fim, investiga-se a crise enfrentada pelo discurso jurídico diante da sociedade da informação, considerando os desafios provocados pela rápida disseminação de informações e a transformação das práticas jurídicas no ambiente digital. Este estudo visa enriquecer a compreensão sobre a relevância da linguística na interpretação e compreensão do discurso jurídico contemporâneo, fornecendo insumos valiosos para pesquisadores e profissionais da área.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1203 DA DISCÊNCIA À DOCÊNCIA: RELATOS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO NO PROJETO (TELE)TANDEM 2024-10-10T18:11:26-03:00 Dandara Mesquita da Silva dandaramesk@gmail.com Tania Regina de Souza Romero taniaromero@ufla.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo analisar o Diário de Bordo por uma estudante em formação docente, a primeira autora, durante sua participação no projeto (Tele)tandem. O foco do estudo recai sobre a investigação de como a memória individual e coletiva, bem como as crenças e emoções, podem influenciar a formação identitária da futura docente. Para tanto, a pesquisa foi conduzida com base em Romero (2008; 2020), Dorneles e Irala (2013), Zabalza (2004), Aragão e Cajazeira (2017), Telles e Vassallo (2006), dentre outros educadores. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, uma vez que a investigação visa a refletir sobre o processo de construção identitária da diarista-pesquisadora, futura docente, sobre a compreensão dos significados da experiência segundo seus escritos. Os resultados sugerem que, ao refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem por meio de diários, a pesquisadora passa por transformações significativas em sua identidade docente, como analisar e refletir sobre suas emoções, e o impacto que elas possuem em suas ações, reforçando a importância do uso de diários como ferramenta reflexiva para a formação de futuros professores.</span></p> 2024-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1196 DISCURSIVIDADES EM “COMO TREINAR O SEU DRAGÃO”: UMA ANÁLISE DE PROPRIEDADES MIDIÁTICAS NA ANIMAÇÃO 2024-10-10T18:27:38-03:00 Lívia Mara Freires liviamarafreires@gmail.com Thiago Barbosa Soares thiago.soares@mail.uft.edu.br <p><strong>: </strong>Este artigo possui como objetivo compreender, de forma sucinta, as relações entre a mídia e o discurso presentes no primeiro filme da animação “Como treinar o seu dragão” (2010). Para tanto, estabeleceu-se uma perspectiva de análise discursiva entre a Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer e a Análise do Discurso proposta por Michel Pêcheux, com a finalidade de descrever e interpretar as relações de poder e do papel do setor midiático em produções contemporâneas como a escolhida para tanto. Isto posto, através dos estudos sobre discurso, formação discursiva, ideologia e relações de poder, foi possível observar que as animações refletem as práticas discursivas e dinâmicas de poder na sociedade. Este estudo ressalta a necessidade de investigar a interseção entre mídia, cultura e poder.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1223 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM LEVANTAMENTO DA OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS AO ELFE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS 2024-10-18T10:51:35-03:00 Cláudia Mattos claudia@ifma.edu.br Elaine Ferreira do Vale Borges elainefvb@ufscar.br <p>Neste artigo, visamos apresentar e discutir resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento. Com foco nos cursos de Licenciatura em Letras dos Institutos Federais, a pesquisa ocupa-se, inicialmente, de um estudo de análise documental para depreender como essas instituições estão desenvolvendo os professores pré-serviço para atuarem no ensino de línguas para fins específicos (ELFE). Realizamos um levantamento da oferta de disciplinas que preparam o professor para lecionar inglês para fins específicos. A pesquisa é essencialmente de natureza qualitativo-interpretativista, utilizando-se também de dados quantitativos. À luz das teorias que embasam o ELFE, o estudo ampara-se, entre outros, em autores como Hutchinson e Waters (1987), Strevens (1988), Almeida Filho (2018), Bedin (2017) e Ramos (2009; 2019). Os primeiros resultados apontam que, na região nordeste, dos onze institutos federais existentes, seis <em>campi</em> em um único estado ofertam cursos de Letras com habilitação em Língua Inglesa. Identificamos poucos projetos pedagógicos de curso que apresentam componentes curriculares com objetivos e conteúdo voltados para a formação em ELFE. Entendemos que esses resultados preliminares podem contribuir para promover discussões e reflexões acerca da formação de professores de línguas estrangeiras para a atuação em instituições de ensino técnico e tecnológico e no trabalho no contexto ELFE.</p> 2024-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1210 INFODEMIA NA ERA DA COVID-19: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS ANTIVACINA NAS REDES SOCIAIS 2024-10-10T14:49:56-03:00 Mirella Whiteman mirellawhiteman@gmail.com <p>Na última década, os movimentos antivacina ganharam força, impulsionados pelas redes sociais. O ressurgimento de doenças como sarampo e poliomielite tornou-se uma preocupação global, afetando também o Brasil. Desde 2015, observa-se uma queda na cobertura do Programa Nacional de Imunizações (PNI), tendência agravada pela pandemia de Covid-19. Durante o período pandêmico, as vacinas e sua eficácia tornaram-se temas centrais no discurso público. Esse destaque foi intensificado pelo impacto direto das plataformas digitais e suas sofisticadas redes de informação, muito utilizadas por movimentos contrários a vacinação para disseminar a hesitação em relação à imunização. Este estudo analisa os discursos antivacina na plataforma Twitter (atual X) no Brasil, utilizando a Análise Multidimensional Lexical (Berber Sardinha, 2016, 2017, 2020, 2021) para examinar um corpus de 16.841 tweets. Após etiquetagem, lematização e análise fatorial, identificaram-se três dimensões discursivas: (1) Alerta sobre riscos da dose de reforço em jovens <em>versus</em> Resistência a medidas compulsórias de combate à Covid-19, (2) Teorias político-conspiratórias sobre a vacina <em>versus</em> Evidências pseudocientíficas contra a vacina e (3) Defesa do tratamento precoce em detrimento da vacina <em>versus</em> Relatos pessoais sobre efeitos colaterais da vacina. Esta pesquisa contribui para a compreensão dos discursos antivacina no Brasil nas redes sociais, oferecendo evidências empíricas para o enfrentamento da hesitação vacinal e desinformação.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1199 MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL 2024-10-10T18:20:22-03:00 Vanessa Russo Braz Neri vanessa.neri@hotmail.com Maria de Fátima Ramos de Andrade mfrda@uol.com.br Elizabete Cristina Costa Renders elizabete.renders@online.uscs.edu.br Julia de Barros julia.barros1@uscsonline.com.br <p>O presente artigo se propõe a investigar as contribuições da pedagogia dos multiletramentos no contexto da Educação Infantil. Com o objetivo de aprofundar essa compreensão, realizamos uma busca em três bases de dados: na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações Capes e no Portal de Periódicos Capes, no período de 2015 até 2022. Após a leitura dos textos encontrados, identificamos treze pesquisas que tratavam da temática da presente investigação. O estudo concluiu que apesar dos pesquisadores concordarem sobre a importância da inserção da pedagogia dos multiletramentos para o desenvolvimento infantil, a temática ainda é pouco trabalhada. Além disso, também foi evidenciado, nos estudos, a relevância da inserção dos multiletramentos já na educação infantil, por meio de práticas pedagógicas que considerem a multiplicidade de gêneros textuais, em situações que sejam significativas.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1216 O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS E ATIVIDADES LÚDICAS COMO MECANISMOS REDUTORES DO FILTRO AFETIVO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA 2024-10-29T11:29:19-03:00 Graziela Pigatto Bohn graziela.bohn@fatec.sp.gov.br Letícia Esteves de Lima Fidalgo leticiafidalgo999@gmail.com <p>Esta pesquisa analisa a influência da hipótese do filtro afetivo (Krashen, 1982) na aprendizagem de uma nova língua, investigando a introdução de atividades lúdicas e metodologias ativas como instrumentos pedagógicos facilitadores para a redução do filtro afetivo, podendo contribuir para a motivação dos estudantes. O trabalho tem como objetivo contribuir com as discussões sobre o filtro afetivo e sua relação com a motivação na aprendizagem, e averiguar se um ambiente mais receptivo para os alunos pode diminuir tal filtro, partindo da hipótese de que a introdução de instrumentos motivadores e metodologias ativas nas abordagens pedagógicas podem facilitar e potencializar a aprendizagem. A análise que se propôs desenvolver partiu de um levantamento de respostas de professores de língua inglesa, obtidas por meio de um questionário via plataforma Google Forms, que permitiu verificar a influência do filtro afetivo e o papel da motivação no processo. Os resultados obtidos indicam que a motivação durante as aulas pode contribuir para o aumento do engajamento, e portanto, com a diminuição do filtro afetivo, o aprendizado do inglês como língua estrangeira pode ocorrer mais facilmente e ser potencializado. Além disso, o estudo permite a proposta de uma terceira motivação para a aprendizagem de língua inglesa, a qual denomina-se motivação pedagógica.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1222 O USO DE STORYTELLING COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA 2024-10-14T16:35:04-03:00 Iandra Maria Weirich da Silva Coelho iandrawcoelho@gmail.com Bruno Bufuman Alecrim alecrimbufuman@gmail.com <p>Este estudo teve como objetivo analisar o uso do Storytelling no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em quatro bases de dados, Google Acadêmico, Dialnet, Latindex e Periódicos Capes, cobrindo o período de 2017 a 2023. O corpus inclui 25 estudos, analisados com foco nas seguintes categorias: níveis de ensino, metodologias de pesquisa, recursos, contribuições para a aprendizagem associadas ao uso do Storytelling e técnicas de coleta de dados. Os resultados indicaram que a pesquisa-ação é a metodologia mais frequente, com o livro sendo o recurso predominante, e o questionário e a observação como as técnicas de coleta de dados mais comuns. Ademais, as principais contribuições identificadas foram o aprimoramento na aquisição de vocabulário, na produção oral e na escrita.</p> 2024-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1217 O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES AUTISTAS 2024-10-10T13:47:23-03:00 Osmara de Oliveira Portilho osmaraportilho@gmail.com Fernanda de Jesus Costa fernanda.costa@uemg.br <p>Esta pesquisa investigou o impacto da tecnologia assistiva no ensino da língua inglesa para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o avanço das tecnologias educacionais, surge a necessidade de avaliar como essas ferramentas podem aprimorar o aprendizado e a inclusão desses alunos no ambiente escolar. O objetivo principal foi analisar como as tecnologias assistivas influenciam o desenvolvimento das habilidades linguísticas em crianças autistas. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma metodologia de revisão bibliográfica, que envolveu uma análise sistemática da literatura existente sobre o uso de tecnologias assistivas na educação de alunos com TEA. Os resultados revelaram que tecnologias como aplicativos educacionais, softwares de comunicação aumentativa e dispositivos móveis são contribuem para personalizar e enriquecer a experiência de aprendizado, promovendo melhorias significativas na comunicação e no desempenho acadêmico dos alunos. A conclusão destaca que, embora as tecnologias assistivas ofereçam grandes benefícios, é crucial continuar explorando e refinando essas ferramentas para garantir sua eficácia contínua e abrangente. A pesquisa reforça a importância de integrar tecnologias adaptativas de forma estratégica para apoiar o desenvolvimento educacional de crianças com TEA.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1202 REPRESENTAÇÕES DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO REVISITADO 2024-11-01T14:33:36-03:00 ademar soares CASTELO BRANCO ademar.branco@fatec.sp.gov.br <p>Este artigo analisa as representações sociais de alunos ingressantes de Letras sobre o ensino-aprendizagem de inglês, focando nos papéis de professor e aluno. Embora baseado em pesquisa de 2005, a publicação justifica-se pela relevância contínua do tema. Mesmo após transformações pedagógicas, como a Base Nacional Comum Curricular (2017) e as tecnologias digitais, as percepções tradicionais persistem. A pesquisa fundamenta-se em Moscovici (1984) e Jodelet (1989) sobre representações sociais, e em Vygotsky (1978) e Piaget (1964) sobre desenvolvimento cognitivo. A análise, realizada em uma instituição do interior de São Paulo, utilizou repertórios interpretativos de Potter e Wetherell (1987) para examinar as narrativas construídas pelos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram práticas centradas na memorização de estruturas gramaticais, distantes das abordagens comunicativas defendidas por Nunan (1999) e Brown (2007). Identificou-se também uma hierarquia entre professor e aluno que limita a autonomia discente e a adoção de práticas mais interativas. A persistência dessas representações e minha experiência contínua em sala de aula reforçam a necessidade de uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas de ensino de inglês. Propõe-se uma reavaliação das metodologias, considerando as demandas comunicativas do século XXI, integrando a Base Nacional Comum Curricular e &nbsp;metodologias ativas.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1213 THE REHEARSAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM UMA RESENHA CRÍTICA 2024-10-10T14:34:26-03:00 Janine Alves Barbosa alvesjan64@gmail.com <p><strong>Resumo</strong>: A resenha crítica de filmes é um gênero textual cujo objetivo é o de informar o leitor sobre o tema de uma determinada obra cinematográfica, além de oferecer a opinião de um profissional especializado e a recomendação (ou não) do consumo da obra. A avaliação é geralmente coautorada tanto pelo editor da publicação como pelo próprio leitor, que contribui trazendo a sua visão de mundo para o entendimento do que está sendo compartilhado pelo crítico. Este artigo tem por objetivo apresentar a análise da avaliação presente na resenha da série “The Rehearsal” (“O Ensaio”) escrita pela jornalista Patrícia Kogut, no jornal <em>O Globo</em>. A análise se apoia na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014) e no Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e observa o uso de recursos avaliativos do subsistema de atitude e dos recursos de julgamento e apreciação. Paralelamente, é possível observar a presença de narrativas como forma de apoiar a construção avaliativa (LABOV, 1972; CORTAZZI; JIM, 2001). Diante da aparente dificuldade de classificação da obra, a jornalista faz uso de <em>tokens</em> atitudinais para trazer o leitor para junto do processo avaliativo para que, juntos, coautorem a avaliação da obra.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1206 TÉCNICAS DE AUTOESTUDO NA LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM 2024-10-10T18:05:50-03:00 Felipe Charles Olegário Cassimiro felipecharles70@gmail.com <p>&nbsp;</p> <p>O presente trabalho objetivou explorar técnicas eficazes de auto estudo na língua inglesa, visando fortalecer a aprendizagem dos estudantes. Sendo que, aprender um novo idioma, especialmente, por meio do auto estudo, pode apresentar desafios únicos. No entanto, ao adotar estratégias específicas e implementar técnicas comprovadas, os estudantes podem maximizar seu progresso de aprendizagem e alcançar seus objetivos de proficiência na língua inglesa. Como principais estratégias, cita-se: vídeos curtos e o listening. Além disso, aborda-se, também, a utilização de breves dicas, tais como: o estabelecer metas, organizar o tempo de estudo, a prática regular do novo idioma, objeto de estudo e avaliação contínua do progresso. Considera-se, portanto, que ao colocar em prática tais estratégias de forma consistente, os estudantes possam fortalecer sua aprendizagem na língua inglesa.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1201 TEORIA DA SUBJETIVIDADE: UMA ABORDAGEM APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS 2024-10-10T18:15:59-03:00 Vanessa de Assis Araujo vanessaassis0308@gmail.com Luiz Antônio RIBEIRO luiz.antonio.ribeiro32@gmail.com <p>Este texto apresenta a Teoria da Subjetividade como uma abordagem para auxiliar na compreensão dos processos de ensino-aprendizagem de línguas e, em especial, de língua estrangeira. Sob essa ótica, o objetivo deste trabalho é o de incentivar reflexões concernentes ao tema da subjetividade humana nos percursos da docência e da aprendizagem de línguas, com atenção especial ao reconhecimento das expressões subjetivas de professores e estudantes. Com essa perspectiva, espera-se despertar o interesse de linguistas aplicados para desenvolver estudos e produzir conhecimentos que articulem pressupostos de ordem teórica, epistemológica e metodológica condizentes com o arcabouço teórico proposto por González Rey na perspectiva histórico-cultural. Tendo em vista que esses processos são desenvolvidos por seres humanos, em relações constantes, a Teoria da Subjetividade é uma possibilidade para facilitar o entendimento de que o indivíduo e suas experiências são sistemas complexos singulares constituídos de subjetividades. Em síntese, o presente trabalho tem como propósito apresentar a perspectiva da Teoria da Subjetividade e seus conceitos teóricos principais, como uma abordagem aplicada aos processos de docência, de aprendizagem e suas relações mútuas no espaço escolar em que ocorrem.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1209 TIPOLOGIA DO CONTEÚDO E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CORRELAÇÕES 2024-10-10T14:59:03-03:00 Adriana Salvanini adrisalvanini@terra.com.br Fabio Lopes da Silva fabio.silva8@cpspos.sp.gov.br Priscila Claudia de Jesus Antunes Baumann priscila@baumann.net.br Rodrigo Avilla Ramirez roram1000@hotmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo discutir a relevância de se compreender, de forma mais profunda, o processo de ensino e aprendizagem de inglês como <em>língua franca</em> e como isto impacta o trabalho de formadores de professores de um curso livre de inglês em um instituto de línguas de São Paulo. Pretende-se explorar as correlações entre a literatura específica de ensino de inglês e a tipologia de conteúdo proposta por Zabala (1998). Será discutida a importância destas correlações para um ensino de inglês com função formadora e social, em contraste com uma formação meramente funcional. As contribuições de Davíd Nunan, Scott Thronbury, Diane Larsen-Freeman e Celce-Murcia serão levadas em consideração como ponto de partida para a literatura específica de língua inglesa. Metodologicamente, este artigo adota uma abordagem qualitativa-descritiva de caráter exploratório visto que a intersecção entre a literatura específica de ensino de inglês e a literatura de práticas educacionais gerais não é comumente discutida e interpretada, principalmente no contexto de cursos livres de idiomas. Pretende-se mostrar que a correlação, além de possível, é relevante para um ensino de inglês pautado nas necessidades atuais de aprendizagem e ensino de línguas. No que concerne aos formadores de professores no contexto de instituto de idiomas, este artigo busca evidenciar a importância de seus saberes serem ampliados para além do conhecimento e da literatura específicos de ensino de inglês a fim de que sua atuação colaborativa com o professor extrapole os aspectos tecnicistas da prática pedagógica e contribua para um ensino de inglês que seja formador e socialmente relevante.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1219 UMA ANÁLISE DAS VARIANTES FÔNICAS DO ESPANHOL PARA O ENSINO DE PRONÚNCIA NA COLEÇÃO "CERCANÍA JOVEN" 2024-10-10T13:32:39-03:00 José de Mesquita Neto rodriguesmesquita@gmail.com Gilson Cunha de Oliveira Neto giiloliveira2020@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo geral analisar o tratamento dado às variantes fônicas para o ensino da pronúncia na coleção “Cercanía Joven”. O estudo se baseia em uma análise dos livros dessa coleção, adotada pelo PNLD (Brasil, 2018), na qual buscamos identificar as variantes fônicas do espanhol nesses materiais e avaliar as propostas de atividades relacionadas ao ensino da pronúncia. Para isso, baseando-nos em estudiosos como Cantero (2003), Farias (2014), Poch Olivé (2002), Mellado (2005), Iruela (2004, 2007), Moreno Fernández (2010), Mesquita Neto (2020a), entre outros, que tratam sobre variação linguística em língua espanhola e o ensino de pronúncia. A metodologia é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e tivemos como <em>corpus</em> a coleção Cercanía Joven. Os resultados apontam que há atividades que trabalham as habilidades da língua simultaneamente, no entanto, no que diz respeito à pronúncia e sua relação com as variações, há apenas tópicos que não aprofundam o ensino dessa habilidade e, tampouco, discutem ou favorecem a heterogeneidade da língua.</p> 2024-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE