https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/issue/feedRevista CBTecLE2024-06-28T00:00:00-03:00Revista CBTecLEcbtecle@cps.sp.gov.brOpen Journal Systems<p><strong>ISSN 2526-4478 - Qualis "B1"</strong></p> <p>A Revista CBTecLE é uma publicação semestral da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, lançada pela primeira vez em 2017. Seu objetivo é incentivar professores, pesquisadores e acadêmicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais a divulgar suas produções no ensino de línguas, nas áreas :</p> <p>• línguas para fins específicos; <br />• análise do discurso; <br />• gêneros textuais/discursivos e seu papel no ensino de línguas; <br />• tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas; <br />• metodologias ativas e o ensino de línguas; <br />• letramento crítico, multiculturalismo, translíngua e repertórios; <br />• letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;<br />• educação bilingue; <br />• currículo para ensino de línguas; <br />• políticas públicas (língua materna e estrangeira); <br />• abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e aprendizagem, formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas, interação e gestão educacional nos contextos presencial e digital: <br />• línguas e abordagens voltadas à internacionalização.</p> <p>Confira <a href="https://revista.cbtecle.com.br/CBTecLE/about/submissions">as normas para submissão aqui.</a></p>https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1191A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE GRAMÁTICA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA:2024-04-22T10:02:43-03:00Adriana Almeida Colaresadrianacolares@ufc.br<p>A sala de aula invertida consiste em fazer em casa o que tradicionalmente é feito em sala de aula e, o que tradicionalmente é feito como trabalho de casa, agora é realizado em sala de aula. Partindo desta definição, este artigo apresenta um relato de experiência do uso da sala de aula invertida no ensino aprendizagem de gramática da língua francesa, com alunos em aquisição do nível A1. As aulas de gramática foram gravadas e disponibilizadas previamente aos alunos, o que proporcionava mais tempo para atividades em sala de aula. Apresentamos exemplos das atividades utilizadas, assim como o resultado da sondagem feita com os alunos sobre suas percepções do desenvolvimento das atividades. De modo geral, os alunos se mostraram satisfeitos com o uso da metodologia, apesar de relatarem falta de tempo para se dedicarem aos estudos de maneira a favorecer um melhor proveito das aulas invertidas. Consideramos a sala de aula invertida uma ferramenta muito eficaz quando combinada a outras práticas, que se ajustem às necessidades dos estudantes e à realidade específica dos grupos.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1172NEM DE HUMANAS, NEM DE EXATAS: USANDO POESIA PARA CONECTAR A LÍNGUA INGLESA E A MATEMÁTICA2024-04-19T18:32:28-03:00Victor Carreaovcarreao@yahoo.com.br<p>Este relato de experiência apresenta um projeto interdisciplinar realizado em uma escola bilíngue. A sequência didática foi desenvolvida em conjunto pelas disciplinas de língua inglesa e de matemática, ambas ministradas em inglês, com os alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental II. Como conteúdo comum aos dois planos de ensino, a métrica de diferentes poemas em inglês foi explorada. Quando os alunos os estão lendo/escrevendo, eles têm a oportunidade de reconhecer sons individuais e a tonicidade das palavras – elementos cruciais para garantir a inteligibilidade na pronúncia (DERWING & MUNRO, 2015). A métrica dos poemas (seus padrões silábicos) pode ser explorada em equações matemáticas. As atividades do projeto também se mostraram boas práticas de diferenciação em sala de aula. É possível utilizar a poesia como um recurso para que alunos com mais facilidade com o inglês possam estudar matemática por outra perspectiva. Ao mesmo tempo, aqueles alunos com maior facilidade na resolução de equações puderam abordar o gênero textual poesia por outra abordagem.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1188REFLETINDO POSSIBILIDADES PARA A SALA DE AULA DO INTERIOR DO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES2024-04-22T10:01:43-03:00Maria Ayane Costa Bastosayannebastos.sz@gmail.com<p>Este relato de experiência tem por objetivo descrever reflexões originadas durante uma Formação de professores de línguas e de outras componentes curriculares, realizada em Coari, no interior do Amazonas. Trata-se de um estudo qualitativo, inserido na Linguística Aplicada. Como método foi adotado foi o estudo de caso descritivo, realizado com vinte e dois professores, sendo dez da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM), dez professores da Secretaria de Estado de Educação do Município de Coari/AM (SEMED) e duas professoras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os dados foram gerados a partir de diário de campo e de um questionário de satisfação aplicado com os participantes e eles apontaram para a necessidade de formação continuada no interior do estado, para a necessidade de um formato de formação que dê voz aos participantes e para o interesse dos professores em formações envolvendo os assuntos tratados.</p> <p><strong> </strong></p> <p> </p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1187A INCLUSÃO DO TEXTO LITERÁRIO NOS LIVROS DIDÁTICOS SÍNTESIS, DE IVAN MARTIN, PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA2024-04-19T18:51:28-03:00Silmara Ribeiro Moscatellisilmaracarvalhoribeiro@gmail.com<p>A presente pesquisa objetiva analisar o material que foi utilizado pelo Centro de Estudos de Línguas, do Estado de São Paulo, para averiguar se o mesmo trabalha com obras literárias com o objetivo de abordar os aspectos culturais presentes no texto, bem como propor debates, discussões, reflexões e socializações sobre os temas abordados nos trechos eleitos pelo autor Ivan Martín em sua coleção de livros didáticos intitulados <em>Síntesis</em>. O procedimento metodológico consta de duas etapas: a primeira corresponde à revisão bibliográfica e ao estudo de pressupostos teóricos sobre a leitura, o texto literário e o papel do leitor no texto literário, embasados em Solé (1998); Kleiman (2011); Soares (2011). Já a segunda etapa propõe uma análise das obras citadas no livro, bem como dos enunciados dos exercícios propostos para trabalhar os aspectos literários, por meio dos estudos de Widdowson (1984); Mendoza (2007) e SOUZA (2008). Como resultado constata-se que o professor precisa assumir o papel de mediador para traçar os objetivos que deseja alcançar; assim, conseguirá compreender como os alunos recebem a obra literária e isso facilita todo o processo de ensino e aprendizagem.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1175A POLÍTICA DE EXAMES E A FORMATAÇÃO DAS SALAS DE AULA: O CASO DE UM MATERIAL DIGITAL DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA2024-04-19T18:35:55-03:00Guilherme Carraro Pedroneroguilherme.pedronero@estudante.ufscar.brLuisa Moreira da Silvaluisams@estudante.ufscar.brJoceli Catarina Stassi Séjocelistassise@ufscar.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo objetiva analisar as implicações do uso de aulas prontas no formato </span><em><span style="font-weight: 400;">Powerpoint</span></em><span style="font-weight: 400;">, para o Componente Curricular Língua Inglesa, em uma escola pública estadual do interior paulista. Analisou-se uma experiência vivenciada no contexto de estágio supervisionado curricular de língua inglesa, em um curso de Letras, numa Universidade Federal. Trata-se de materiais digitais elaborados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atrelados à Prova Paulista, avaliação externa cujos usos incluirão a aprovação de estudantes em instituições de ensino superior. Para isso, será feito um breve panorama histórico do ensino de línguas no Brasil, desde a colonização até os dias atuais, e será traçado um paralelo entre o neoliberalismo e a política de exames que impõe a aplicação de avaliações externas. Em seguida, a partir das contribuições teóricas da área de desenvolvimento de materiais de ensino de línguas (Tomlinson, 2011; Leffa, 2007), será analisada parte de um material digital de ensino de inglês como língua franca. As análises objetivam evidenciar como a implementação desses materiais digitais afetam tanto professores, que têm sua autonomia cerceada, quanto alunos da rede pública, submetidos à lógica neoliberal de consumo de informações e treinamento para a obtenção de bons resultados nas avaliações externas.</span></p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1193A PRODUÇÃO DE LIMERICKS COMO FORMA DE PROMOVER A ESCRITA CRIATIVA E A INTERAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS2024-05-21T14:44:31-03:00Maria Isabel Rios de Carvalho Vianamariaisabel@cefetmg.br<p><span style="font-weight: 400;">O aprendizado de uma nova língua envolve mais que o desenvolvimento de habilidades comunicativas. Compreende também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. </span><span style="font-weight: 400;">Cabe ao professor criar condições que ajudem a construir um ambiente de aprendizado seguro no qual o aluno se sinta bem em experimentar a linguagem. Tendo isso em mente, foi desenvolvida com os alunos do primeiro ano do ensino médio integrado do CEFET-MG Campus Divinópolis uma dinâmica de troca de Limericks, que são poemas curtos com uma estrutura fixa de versos, rimas e ritmo. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o modo como esta atividade foi planejada de forma a promover a escrita criativa e a interação nas aulas de inglês. Para tal, serão apresentados os passos na proposição da atividade e será feita uma análise das produções dos alunos à luz das discussões sobre a Escrita Criativa e das habilidades e competências definidas pela BNCC. A partir dos Limericks produzidos e da avaliação da dinâmica foi possível perceber os resultados positivos do trabalho não apenas no que se refere ao aprendizado do gênero e das habilidades linguísticas, mas também no que diz respeito à criação de um ambiente seguro para o aprendizado de uma nova língua.</span></p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1173APONTAMENTOS SOBRE A NOÇÃO DE ASSUJEITAMENTO DO DISCURSO NA ANÁLISE DE DISCURSO PECHEUTIANA2024-04-19T18:33:26-03:00Palmira Alvarezpavibheine@gmail.com<p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">A noção de assujeitamento tem sido alvo de muitos questionamentos dentro das teorias do discurso. Neste trabalho, faço reflexões sobre a noção de assujeitamento em Pêcheux, mostrando a influência das noções de interpelação e ideologia provenientes da obra de Althusser (1970). Como resultado, mostro que a noção de assujeitamento não corresponde à ideia de sujeito passivo, difundida por algumas teorias críticas da Análise de discurso de Michel Pêcheux, mas corresponde antes de tudo à noção de sujeito constituído ideologicamente, que é marcado por determinações históricas e ocupa uma posição no dizer.</span></p> <p align="justify"> </p> <p align="justify"> </p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1176CONCEPÇÕES SOBRE LÍNGUA, A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E A APRENDIZAGEM EM AULAS DE INGLÊS PELO YOUTUBE2024-04-19T18:38:16-03:00Patricia Pereira Martinspatricia.martins10@unifesp.brOrlando Vian Jrvian.junior@unifesp.br<p><strong>Resumo</strong>: O objetivo deste texto é apresentar a caracterização de elementos de aulas de língua inglesa pelo YouTube. Para atingir tal objetivo, analisamos aulas de inglês veiculadas em três canais. Adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa no campo da Linguística Aplicada para descrevermos como as aulas dos três canais observados concebem a língua, os papéis e relações entre alunos e professores e a aprendizagem, com base em teorias sobre o ensino e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira e como se caracterizam tais ocorrências na referida plataforma. Os resultados parecem sugerir que esses aspectos são concebidos de uma forma bastante tradicional: a língua é um conjunto de estruturas a ser “transmitido” para o aluno, a relação alunos-professores é totalmente assimétrica e a aprendizagem é mecânica, no sentido da “educação bancária” criticada por Paulo Freire, mesmo inseridos em contextos hipermidiáticos em que são comuns práticas multi e translíngues.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1183ENSINO E APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM LÍNGUA INGLESA: UM PANORAMA DA PESQUISA CIENTÍFICA ENTRE 2018 A 2023 2024-05-13T11:01:23-03:00Iandra Maria Weirich da Silva Coelhoiandrawcoelho@gmail.comIsabella Marcela Teixeira Laborda Mendesisabella.marcela@gmail.comMarta de Faria e Cunha Monteiro martamonteiro20@hotmail.com<p>Neste artigo, temos por objetivo apresentar um panorama da pesquisa científica que contempla como o vocabulário tem sido abordado no contexto de ensino e aprendizagem de vocabulário em língua inglesa. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de um estudo de caráter exploratório e ancorado na abordagem qualitativa, contemplando um processo parcialmente sistemático que inclui a busca realizada no Google Acadêmico, contemplando o período de 2018 a 2023. Entre os aspectos investigados destacam-se a ênfase de propostas implementadas no Ensino Fundamental, o uso de aplicativos como uma das estratégias metodológicas mais utilizadas para o desenvolvimento do vocabulário e uso de atividades impressas como um dos recursos tecnológicos mais evidentes para fomentar a prática do vocabulário. Na verificação da aprendizagem do vocabulário, o uso de testes e questionários demonstraram resultados positivos.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1185ENXERGANDO ALÉM DAS BARREIRAS: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL2024-05-10T13:32:51-03:00Bárbara Francobarbara.franco5@etec.sp.gov.brMarcela Ricardobarbara.franco5@etec.sp.gov.brSara Amânciobarbara.franco5@etec.sp.gov.brWillian Pereirabarbara.franco5@etec.sp.gov.br<p>A deficiência visual foi, por muitos anos, motivo de segregação, incluindo o ambiente educacional. Apenas no final do século XVII surgiram ideias para que os indivíduos com este tipo de deficiência pudessem ser atendidos em instituições filantrópicas. Assim, o artigo “Enxergando além das barreiras: Estratégias inovadoras para o ensino da língua inglesa a alunos com deficiência visual” aborda os desafios e estratégias para o ensino inclusivo de inglês para alunos com deficiência visual na educação básica. Ao longo do texto, destaca-se a importância de reconhecer as necessidades únicas destes alunos e de oferecer recursos acessíveis, como materiais em braille e tecnologias assistivas. O presente artigo trata também da importância das adaptações curriculares, incluindo atividades que desenvolvam habilidades auditivas e táteis, bem como de estratégias pedagógicas eficazes, como o uso de áudio e métodos sensoriais. Ao final do trabalho, conclui-se que, apesar de todo o avanço observado, ainda urge a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e colaborativa, visando garantir acesso equitativo a uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas habilidades visuais.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1189LIFELONG LEARNING E O ATO DE NARRAR COMO ELEMENTOS MULTIPLICADORES: ESTUDO DE CASO DE UMA CAPACITADORA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA2024-04-22T09:55:12-03:00Priscila Baumannpriscila@baumann.net.brAdriana Salvaniniadriana.salvanini@cellep.comFabio Lopes Silvafabio.silva8@cpspos.sp.gov.brRodrigo Avella Ramirezroram1000@hotmail.com<p>Em uma sociedade cada vez mais global e interconectada, que tem na língua inglesa seu principal meio de comunicação acadêmica, tecnológica, científica, comercial e profissional, isto é, sua língua-franca (ILF), as demandas por formação continuada estão em crescimento. E justamente neste contexto de <em>lifelong learning</em>, reside o objetivo deste estudo em apresentar e analisar a trajetória profissional de uma professora de língua inglesa que atualmente atua na formação de professores de inglês. Por meio de uma abordagem biográfico-narrativa, baseada nos estudos de Christine Delory-Momberger, Alheit, Sacristán, dentre outros, adota-se uma entrevista semiestruturada, em profundidade, com uma professora cuja trajetória de três décadas de experiência na docência, contribui para a reflexão e a constituição identitária desta professora como formadora de formadores. Os resultados da análise da entrevista indicam que por meio de sua trajetória biográfica, singular, outros docentes e aspirantes a formador de professores podem encontrar sentido e ressignificar suas próprias aprendizagens ao longo da vida.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1186METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: EXPLORANDO MENTIMETER, PADLET E LYRICS TRAINING2024-04-19T18:49:44-03:00Bárbara Francobarbara.franco5@etec.sp.gov.brMarcela Ricardobarbara.franco5@etec.sp.gov.brSara Amânciobarbara.franco5@etec.sp.gov.brWillian Pereirabarbara.franco5@etec.sp.gov.br<p>O presente artigo explora o uso de metodologias ativas no ensino da língua inglesa, com foco nas ferramentas Lyrics Training, Mentimeter e Padlet. Ao longo do texto, tais ferramentas são analisadas em termos de funcionalidades, benefícios e aplicabilidade no contexto educacional. A análise comparativa entre as ferramentas ressalta suas vantagens e limitações, destacando a importância de selecionar e integrar as ferramentas de acordo com os objetivos pedagógicos e as necessidades dos alunos. Embora apresentem desafios, como a necessidade de desenvolvimento das competências digitais e garantia da equidade de acesso, as ferramentas ativas oferecem oportunidades futuras promissoras para aprimorar o ensino de língua inglesa, daí a justificativa pela escolha do tema em questão. Em última análise, é possível afirmar que o uso destes recursos pode enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos, preparando-os para um mundo cada vez mais globalizado e digitalizado.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1171MODOS SEMIÓTICOS EM POSTAGENS EM UM PERFIL PARA APRENDIZAGEM INFORMAL NO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE PELA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL2024-04-19T18:29:44-03:00Karla Rabelo Bernardokarla.rabelo@unifesp.br<p>Resumo: Este trabalho apresenta uma análise dos modos semióticos presentes em seis postagens de uma conta para aprendizagem informal de inglês publicadas em um perfil na rede social Instagram. Com base na perspectiva sistêmico-funcional de Gêneros de texto de Rose e Martin (2012) e da Multimodalidade de Kress (2010), verificamos o gênero instanciado pelo <em>corpus</em> e mapeamos suas variáveis de registro de acordo com a abordagem de Gêneros de Texto da chamada Escola de Sydney (ROSE; MARTIN, 2012) e analisamos seus modos semióticos a partir da organização multimodal das postagens, conforme Kress e van Leeuwen (2001). Este texto tem como objetivo contribuir para a expansão dos estudos sobre multimodalidade e gêneros multimodais encontrados na composição das postagens feitas em uma rede social por um perfil voltado para ensino de inglês informal. Os resultados indicam que as postagens apresentam o propósito sociocomunicativo de ampliação do conhecimento sobre aspectos linguísticos no ensino informal, que, para ser entendido, deve ser considerado em determinado contexto e os diversos modos semióticos presentes em sua composição constituem significados através do nível de relação que apresentam entre si.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1169O INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA NOS EDITAIS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES2024-05-13T11:19:27-03:00Ana Barretoanassong90@gmail.comAline Zügeapbzuge2@uem.br<p>A língua inglesa (LI) à luz da perspectiva do inglês como língua franca (ILF) tem sido um tópico amplamente discutido por estudiosos da linguagem (JENKINS, 2013; KIRKPATRICK, 2014; JENKINS, 2015; GIMENEZ et. al, 2019) atualmente, uma vez que o uso da LI revela questões culturais, linguísticas e sociais. Consequentemente, essa perspectiva esbarra na formação de professores de línguas adicionais, pois a visão da LI como uma língua desterritorializada impacta na maneira como ela é ensinada e aprendida. Este artigo objetiva analisar a forma pela qual o ILF é abordado pelas universidades estaduais do estado do Paraná em seus processos de seleção de professores. Para tal, examinamos os editais dos processos seletivos para professor temporário das universidades públicas paranaenses de 2020. A análise aponta que há temas diretamente relacionados ao ILF, temas implicitamente relacionados à perspectiva e temas que não estão necessariamente atrelados a ela, o que traz o questionamento de como a língua inglesa está sendo abordada pelas instituições. Este trabalho poderá contribuir para uma melhor compreensão do viés da formação de professores de LI das instituições analisadas, considerando que a maneira como a língua é vista pelas instâncias maiores pode impactar na abordagem da mesma pelo professor formador.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1180O PAPEL DOS GÊNEROS TEXTUAIS: LÍNGUA PORTUGUESA EM CURSO TECNOLÓGICO2024-05-13T11:04:40-03:00Rosana Nunesrosananunes03@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong>: Este artigo objetiva apresentar os resultados de um projeto, desenvolvido com alunos de cursos tecnológicos cujo enfoque teórico-metodológico é o de privilegiar diferentes gêneros textuais, dentre eles, entrevista de emprego, oficina de leitura e artigo acadêmico. Esse trabalho intitulou-se Projeto Oficina de Leitura, tendo em vista tratar-se de um projeto em que se privilegiaram a leitura e escrita acadêmicas. Esse projeto fundamenta-se em estudos sobre Pedagogia de Projetos em Hernández (1998), uma vez que compreende um trabalho interdisciplinar em que se privilegia a área tecnológica em consonância ao trabalho com a língua portuguesa. A primeira parte trata-se da contribuição de Karl Marx (2004), Antonio Gramsci (1981-1984) e Paulo Freire (1987-1997) para uma educação que leve à formação humana, ou seja, o artigo busca privilegiar uma educação para a humanização. Na segunda parte, apresentam-se as etapas para a realização do Projeto Oficina de Leitura, desde a escrita do pré-projeto (tema, objetivos, justificativa, referencial teórico e metodologia de análise) até os resultados objetivos com a produção de um artigo pelos grupos. Assim, acredita-se que a metodologia de projetos, como ponto de partida e de chegada, no trabalho com a língua materna, pode levar a um maior protagonismo linguístico e emancipatório em cursos tecnológicos.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1190O TÍTULO, A ISCA E A NOTÍCIA2024-05-28T13:05:37-03:00Michelle de Carvalho Santosmi.jujucarvalho@gmail.com<p>As notícias jornalísticas já não têm como seus espaços principais os jornais impressos e as telas televisivas, as imprensas brasileira e do mundo reconfiguraram-se nas últimas décadas para habitar o ambiente digital. Nas telas dos computadores e dos celulares, a circulação das informações segue uma nova lógica de rapidez e de busca de resultados quantitativos, assim como nas produções de mercadorias. O objetivo deste trabalho é demonstrar quais recursos discursivos a imprensa digital emprega na disputa por cliques de seus leitores-clientes, assim como demonstrar a urgência de um ensino voltado à prática da análise discursiva. Como objeto de análise, serão abordados títulos de notícias que divulgam, nas imprensas nacionais e europeias, a descoberta de um fóssil de um ancestral dos macacos e dos humanos. Sob a perspectiva da Análise do Discurso, será realizada uma leitura comparativa entre um artigo científico que relata a descoberta de um fóssil na Turquia e os títulos das notícias digitais que falavam sobre essa descoberta. O aporte teórico de Michel Foucault e Patrick Charaudeau servirá de base para discutir as relações entre o discurso jornalístico e os processos sociais de significação vinculados às escolhas dos títulos das notícias. <strong>Palavras-chave:</strong> Análise do discurso; discurso jornalístico; <em>clickbait</em>; títulos de notícias.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1170THE INTERPRETATIVENESS OF THE IMAGINARY FORMATION IN THE THERAPY SESSION2024-05-13T11:18:30-03:00Thiago Barbosa Soaresthiago.soares@mail.uft.edu.br<p><em>Este artigo objetiva interpretar a importância da comunicação na psicoterapia segundo o conceito de formação imaginária e seus possíveis acarretamentos de sentidos e de como esses são construídos nesse espaço terapêutico, além de visar à formação do terapeuta no que tange à apropriação de uma “ferramenta” da análise do discurso para sua prática. Para compreender tais relações, empreendemos uma verificação descritiva da comunicação e de como a concepção de formação imaginária, oriunda da Análise do Discurso, pode ser considerada operacional na prática psicológica da terapia. A fim de viabilizar este percurso e torná-lo tanto mais perceptível quanto mais profícuo, trazemos excertos de três obras literárias que abordam a sessão de terapia como cenário no qual se desenrolam suas narrativas para neles se observar o funcionamento da formação imaginária. As obras são: “Mentiras no divã” (YALOM, 2006), “Historias de diván” (ROLÓN, 2008) e “Sessão de terapia” (VARGAS, 2013). Dentre alguns dos resultados obtidos com este empreendimento, encontram-se as condições necessárias para se deixar o plano das abstrações teóricas e voltar-se à aplicação interpretativa da formação imaginária em situações próximas às vivenciadas por incontáveis terapeutas em seus consultórios.</em></p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLEhttps://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1192UMA PROPOSTA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA-SEMIÓTICA DAS OBRAS DO ARTISTA DE RUA BANKSY.2024-05-03T13:46:30-03:00Mônica Oliveira Raimundomonica.raimundo@etec.sp.gov.br<p>Este artigo tem como tema a análise linguística semiótica da arte visual dos espaços urbanos como forma de linguagem e manifestação cultural, a ser aplicada no ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A escolha pelo tema é justificada por ser a arte visual um produto da interação discursiva entre o artista e seu contexto sociocultural, estando respaldada nas competências da Educação Básica e específicas de linguagem, prescritas na BNCC (Brasil, 2018). Diante desse contexto, a pesquisa tem como objetivo explorar os aspectos linguísticos e textuais das obras de arte do artista Banksy, reconhecido mundialmente como artista de rua, ex-grafiteiro, ativista político e cineasta britânico, fundamentado nos conceitos bakhtinianos de linguagem e na análise semiótica. Conclui-se que a análise linguística-semiótica visa aprimorar a leitura de conteúdo imagético, por meio da compreensão dos elementos visuais e da relação dialógica presente no corpus de análise, em que é possível identificar diferentes vozes que influenciam o artista nas suas escolhas, seja por meio da temática escolhida ou pelo seu posicionamento ideológico.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista CBTecLE