Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE <p><strong>ISSN 2526-4478 - Qualis "B1"</strong></p> <p><span data-teams="true">A Revista CBTecLE, classificada como Qualis-CAPES B1, é uma publicação da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, disponível on-line desde 2017. Com periodicidade semestral, suas edições são publicadas nos meses de junho e dezembro. Seu objetivo é oferecer um espaço para a disseminação de produções científicas no campo do ensino de línguas, incentivando a participação de professores, pesquisadores e acadêmicos de instituições nacionais e internacionais. A revista abrange as seguintes áreas temáticas:</span></p> <ul> <li><span style="font-size: 0.875rem;">Abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e aprendizagem;</span></li> <li>nálise do discurso;</li> <li>Currículo para ensino de línguas;</li> <li>Educação bilingue;</li> <li>Ensino-aprendizagem de línguas de sinais;</li> <li>Formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas;</li> <li>Gêneros textuais/discursivos e seu papel no ensino de línguas;</li> <li>Interação e gestão educacional nos contextos presencial e digital;</li> <li>Letramento críticos, multiculturalismo, translíngua e repertórios;</li> <li>Letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;</li> <li>Línguas e abordagens voltadas à internacionalização;</li> <li>Línguas para fins específicos;</li> <li>Metodologias ativas e o ensino de línguas;</li> <li>Políticas públicas (língua materna e estrangeira);</li> <li>Tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;</li> <li>Uso de IA no ensino de línguas.</li> </ul> <p>Confira <a href="https://revista.cbtecle.com.br/CBTecLE/about/submissions">as normas para submissão aqui.</a></p> <p>Convocatoria para Presentación de Trabajos</p> <p>Publicación en el 1<em>er</em> semestre de 2025</p> <p>Alfabetización crítica, multiculturalismo, translenguaje y repertorios;</p> <p>Alfabetización y fluidez digital, creación de juegos y aplicaciones;</p> <p>Análisis del discurso;</p> <p>Currículo para la enseñanza de lenguas;</p> <p>Educación bilingüe;</p> <p>Enfoques teóricos y aplicados a la enseñanza y el aprendizaje;</p> <p>Enseñanza-aprendizaje de la lengua de señas;</p> <p>Formación de profesores y coordinadores de programas de enseñanza de idiomas;</p> <p>Géneros textuales/discursivos y su papel en la enseñanza de lenguas;</p> <p>Idiomas para fines específicos</p> <p>Interacción y gestión educativa en contextos presencial y digital;</p> <p>Lenguas y enfoques orientados a la internacionalización;</p> <p>Metodologías activas y enseñanza de idiomas;</p> <p>Políticas públicas (lengua materna y lengua extranjera);</p> <p>Tecnologías digitales y enseñanza-aprendizaje de idiomas;</p> <p>Uso de la IA en la enseñanza de idiomas.</p> <p>Submission deadline: April 30, 2025</p> <p>Publication in June 2025</p> <p>Active methodologies and language teaching;</p> <p>Bilingual education;</p> <p>Critical literacy, multiculturalism, translanguaging, and repertoires;</p> <p>Curriculum for language teaching;</p> <p>Digital technologies in language teaching and learning;</p> <p>Discourse analysis;</p> <p>Interaction and educational management in both face-to-face and digital contexts;</p> <p>Languages and approaches aimed at internationalization;</p> <p>Languages for specific purposes;</p> <p>Literacy and digital fluency, games, and app creation;</p> <p>Public policies (native and foreign languages);</p> <p>Teacher and coordinator development for language teaching programs;</p> <p>Teaching and learning of sign languages;</p> <p>Textual/discursive genres and their role in language teaching;</p> <p>Theoretical and applied approaches to teaching and learning;</p> <p>Use of AI in language teaching</p> <p> </p> pt-BR cesu.cbtecle@cps.sp.gov.br (Revista CBTecLE) cesu.publicacoes@cps.sp.gov.br (Divisão de Extensão e Pesquisa do Ensino Superior (DEPES)) Fri, 11 Jul 2025 08:11:47 -0300 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A FORMAÇÃO DOCENTE PODE REDUZIR A EVASÃO DISCENTE? UMA ANÁLISE DO IMPACTO https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1244 <p>Este estudo investiga o impacto da capacitação docente contínua na retenção de alunos em um instituto de idiomas privado em São Paulo, Brasil. Baseado no modelo de raciocínio pedagógico de Shulman (2014), a pesquisa analisa um programa de desenvolvimento profissional voltado para aprimorar as práticas de ensino em cursos de nível intermediário de inglês. Dados qualitativos, coletados por meio de feedback dos professores e observações de aulas, revelaram avanços significativos em estratégias pedagógicas reflexivas e na coesão do trabalho docente. Contudo, métricas quantitativas não indicaram correlação direta entre a capacitação e a redução nas taxas de evasão, destacando a natureza multifatorial desse desafio. Os resultados reforçam a necessidade de ações institucionais integradas para enfrentar o problema da evasão. O estudo contribui para discussões sobre qualidade no ensino de idiomas em contextos onde políticas públicas falham em garantir acesso equitativo a aprendizagens eficazes, enfatizando o papel da formação docente na promoção da excelência educacional e da permanência estudantil.</p> Adriana SALVANINI, Alessandra Fagundes SILVA, Felipe Rodrigues de Jesus EMERICK, Rodrigo Avella RAMIREZ Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1244 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 ENSINAR EM TEMPOS DE INCERTEZA: A REINVENÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE, DA MEDIAÇÃO E DA INSPIRAÇÃO PEDAGÓGICA https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1265 <p>Este artigo analisa criticamente a reinvenção da prática docente no ensino de língua inglesa no ensino superior durante o período da pandemia da Covid-19, à luz da teoria da complexidade e de referenciais da linguística aplicada crítica. Com base em autores como Vygotsky, Freire, Miccoli, Mercer, van Lier, Almeida Filho, entre outros, discute-se a docência como ação situada, afetiva e mediadora, evidenciando que o ensino remoto não constituiu mera transposição técnica, mas uma reconstrução ética e pedagógica do vínculo educativo. Abordam-se práticas como a sala de aula invertida, a avaliação formativa e a escuta sensível como caminhos para fomentar a autonomia discente, o engajamento significativo e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. A experiência docente é reconhecida como fonte legítima de saber pedagógico e como catalisadora da reflexão crítica, da criatividade e da transformação curricular. Os dados analisados indicam que a centralidade da mediação humana, da inspiração pedagógica e do vínculo afetivo foram decisivos para sustentar a aprendizagem em tempos de incerteza. Ao final, apontam-se caminhos para uma pedagogia linguística mais humanizadora, reflexiva e comprometida com a formação integral dos sujeitos.</p> Rosangela Rosangela Aparecida de Queiros Manduca Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1265 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS COM FOCO EM TERMINOLOGIA https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1253 <p><strong>Resumo: </strong>Este trabalho tem como objetivo desenvolver e apresentar um material didático voltado ao ensino de Inglês para Fins Específicos (IFE), direcionado a estudantes de um Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) de uma instituição pública no estado de São Paulo. Fundamentado em uma revisão bibliográfica sobre os princípios do IFE e da análise de necessidades, o estudo enfatiza a importância de adaptar o ensino da língua inglesa às demandas específicas de contextos acadêmicos e profissionais do público-alvo. O material proposto busca promover o desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de textos técnicos em inglês, com foco na terminologia própria da área de Tecnologia da Informação. A elaboração dos conteúdos considerou a utilização de textos autênticos e a adaptação didática conforme as necessidades dos aprendizes, segundo preconizado por autores como Hutchinson e Waters (1987), Dudley-Evans e St. John (1998) e Ramos (2005, 2019). A proposta pretende contribuir com a prática pedagógica no ensino de IFE, destacando o papel do professor como elaborador de recursos adequados às situações-alvo em que os alunos utilizarão o idioma.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Inglês para Fins Específicos; Análise de Necessidades; Ensino de Inglês; Terminologia; Análise e Desenvolvimento de Sistemas.</p> Talita Botelho Nunes, Sandra Mari Kaneko Marques Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1253 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 APRENDIZAGEM DE INGLÊS E LUDICIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1267 <p>Este relato visa demonstrar como o uso de atividades centradas no aprendiz foram capazes de aumentar a motivação dos estudantes de uma turma de Inglês da Educação Básica. O grupo apresentava dificuldades de aprendizagem, estava desmotivado e com problemas de relacionamento interpessoal. De acordo com Ur (1996), existem dois tipos de motivação: a extrínseca e a intrínseca. Para a autora, a primeira seria aquela que deriva de receber algum tipo de incentivo externo. Já a segunda, seria a motivação interna ao aprendiz, aquela que não necessita de uma influência ou recompensa externa.&nbsp; Após ter detectado as dificuldades relatadas, decidi adaptar as aulas dando aos alunos a oportunidade de fazer uso da língua de forma autônoma e lúdica. Os aprendizes tiveram a oportunidade de realizar atividades com mais autonomia e sem o livro didático. Os relatos compilados ao final do ano ressaltam como os estudantes tiveram mais interesse nas aulas, maior engajamento, participação, <em>feedback</em> positivo e aumento do <em>rapport</em>.</p> Gustavo Estef Lino da Silveira Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1267 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 ESTRUTURAS LÍNGUÍSTICAS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, O BILINGUISMO E A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1263 <p>Este artigo é fruto do estudo sobre a aquisição de LIBRAS por pessoas surdas como primeira língua, defendendo o bilinguísmo como forma de educação para surdos, bem como a aquisição da Língua Portuguesa como segunda língua. Busca-se a reflexão sobre a formação dos profissionais ligados a educação de surdos e como a inserção na comunidade surda e ouvinte é imprtante neste processo.</p> Paula Renata Goulart Monteiro Borracini Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1263 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 NA BUSCA PELA OMNILATERALIDADE NA FORMAÇÃO DO ALUNO https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1234 <p>Currículos adaptados às necessidades de um mundo globalizado e altamente competitivo, metodologias ativas, ferramentas digitais, além do desenvolvimento de habilidades socioemocionais são pautas que emergem em discussões acerca da excelência e acessibilidade do ensino. Pensando nisso, a produção de vídeos nas aulas de língua inglesa de 2013 a 2024 no curso de Tecnologia em Comércio Exterior na Fatec Itapetininga consistiu em uma prática ao encontro dessas demandas. A partir do relato de experiência, o artigo objetiva mostrar que a proposta buscou a omnilateralidade na formação do aluno, ou seja, enfatizou o papel ativo do sujeito na constituição de sua própria consciência no alcance da emancipação em todos os sentidos da vida. Voltada ao aprendizado prático (<em>learning by doing</em>), a atividade fomentou o desenvolvimento de habilidades profissionais e sócioemocionais, a saber: pensamento crítico, (re)significação de conhecimento técnico, proatividade, empatia, criatividade, gestão do tempo/estresse, adaptabilidade, cooperação, entre outras, em um processo contínuo de construção colaborativa de conhecimento.</p> Linda Catarina Gualda Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1234 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 PROJETOS COLABORATIVOS INTERNACIONAIS (PCIs) SOB A LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE PAULO FREIRE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1254 <p>Este artigo analisa a aplicação dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) no ensino de Língua Inglesa nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, à luz da epistemologia de Paulo Freire. A proposta central é investigar como tais projetos, fundamentados na abordagem COIL (Collaborative Online International Learning), podem promover uma educação que transcenda o tecnicismo, incentivando o diálogo, a autonomia e a problematização da realidade. Com base em revisão bibliográfica e relato de experiência, os autores evidenciam como os PCIs podem atuar como instrumentos de transformação educacional ao favorecer práticas pedagógicas alinhadas ao pensamento freireano. A experiência relatada demonstrou que os alunos brasileiros e indianos desenvolveram habilidades de cooperação intercultural, pensamento crítico e uso ativo da língua inglesa, elementos que contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos. Ao articular teoria e prática, o artigo mostra que é possível romper com o modelo tradicional de ensino bancário e adotar uma pedagogia libertadora, centrada na construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que os PCIs, quando orientados por uma perspectiva humanizadora, podem fomentar uma educação superior mais democrática, engajada e alinhada com a proposta freireana de formar sujeitos históricos capazes de intervir no mundo.</p> Wellington Aires da Cruz Pereira, Arielly Ferreira Correa Berlandi Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1254 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LÍNGUA INGLESA NO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE DESIGN DE MODA. https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1237 <p>Este artigo insere-se no campo da narrativa experiencial de um professor de língua inglesa. Objetivou-se descrever uma sequência didática, com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas aulas de inglês no curso superior tecnológico de Design de Moda. Aliada a uma pesquisa bibliográfica, procurou-se narrar o uso das ferramentas digitais (wordart e padlet), utilizadas pelo docente para complementar e tornar suas aulas mais dinâmicas, o tema abordado pela sequência didática é o gênero textual biografia. Os resultados deste relato mostram que as aulas, conduzidas a partir do uso das tecnologias, contaram com muita criatividade, interatividade e participação. Assim, as experiências retratadas nessa narrativa podem direcionar as ações de outros professores em suas aulas, possibilitando reflexões e até mudanças no seu papel docente, além de contribuir com uma reflexão mais ampla sobre as contribuições e transições que a experiência do uso das tecnologias causa na educação como um todo.</p> <p>&nbsp;</p> Wellington Aires da Cruz Pereira, Thiago da Silva Vieira Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1237 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 USANDO A LITERATURA EM INGLÊS PARA FALAR SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1229 <p>Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar um projeto realizado com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola bilíngue. Durante as aulas de inglês, os alunos puderam entrar em contato com a obra “The Hate U Give”, da autora Angie Thomas. O livro fala sobre questões sociais e a linguagem tem um papel de destaque em alguns momentos da obra. Ao longo da leitura, os alunos puderam analisar o comportamento linguístico da personagem principal do livro, Starr, nos dois principais cenários dos quais ela fazia parte: (i) seu bairro, nos subúrbios; e (ii) sua escola particular. Fishman (2000) defende que contextos específicos de comunicação criam "domínios de uso", fazendo com que os falantes usem certas variedades linguísticas para poderem participar de quaisquer interações que ocorram ali. Para Starr, isso significaria adaptar sua variedade de inglês para uma versão mais padrão sempre que estivesse em sua escola. Esses momentos foram registrados pelos alunos e, após pesquisas sobre preconceito linguístico (ver Bagno, 2007) e sobre como falantes podem estabelecer a comunicação entre si (ver Soares, 2003), um pequeno artigo foi escrito. Esse projeto auxiliou os alunos no entendimento sobre a formação da identidade linguística de um indivíduo.</p> Victor Carreao Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1229 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 VOZES NA TEMPESTADE: ANÁLISE DOS DISCURSOS EM TORNO DA OMS E AGÊNCIAS DE SAÚDE NA INFODEMIA DA COVID-19 https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1250 <p>As mídias sociais configuram-se como espaços de intensa comunicação e expressão cultural, impactando significativamente a sociedade contemporânea. Elas informam, mas também desinformam, tornando-se centrais para análises sociais, especialmente em contextos de crise. Organizações como a OMS, CDC e ANVISA utilizam essas plataformas para divulgar políticas de saúde, ampliando seu alcance e influência pública. No entanto, o uso massivo das redes favorece a infodemia — excesso de informações disseminadas de forma rápida e, muitas vezes, imprecisa —, o que pode comprometer a democracia e o direito à vida. Este estudo propõe analisar as representações sociais em torno dos discursos das agências de saúde, veiculados no Twitter (atualmente X) durante a pandemia de Covid-19. A abordagem baseia-se na Linguística de Corpus, utilizando a Análise Multidimensional Lexical (Berber Sardinha, 2016, 2017, 2020, 2021) para examinar um corpus de 29.470 mil tuítes em português. Após processos de etiquetagem, lematização e análise fatorial, foram identificadas seis dimensões discursivas. Neste estudo, abordamos a primeira: (1) Ciência, Saúde Pública, Justiça e Equidade Global versus Descrédito nas Instituições de Saúde e Polarização Política e Social. O objetivo é compreender as narrativas e sentidos construídos nas redes sociais e suas implicações no contexto brasileiro durante crises sanitárias globais.</p> Tatiana Schmitz de Almeida Lopes Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1250 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1245 <p>Este artigo tem como finalidade o estudo do impacto da Inteligência Artificial no contexto da Educação, bem como seu surgimento, implantação, uso e consequências, positivas e negativas, com a finalidade de ser uma ferramenta de aprendizado. A produção teve, como estudo, trechos do filme Central do Brasil, bem como artigos correlatos e autores que trouxeram vasto material com sinergia ao tema. Busca-se provar ou refutar a ideia de que a IA na Educação possui aplicações benéficas, dependendo de seu uso e a intenção do usuário ao explorar todo o seu potencial. Além disso, foi realizada uma oficina de leitura, que trouxe resultados acerca do conhecimento dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas sobre o uso da IA na educação.&nbsp;</p> Rosana Nunes, Amanda da Silva Martinez, Francisco Rocha neto, Henrique Bacarin Litoldo, Kauã Felipe Machado Kauã Felipe Machado , Vitor da Silva Ikarugi Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1245 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 ANÁLISE DO DISCURSO: O COLETIVO COMO MODO DE REEXISTÊNCIA DO SUJEITO BIXA PRETA https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1242 <p>Apresentamos, neste artigo, nossas considerações acerca da produção de sentidos em enunciados de sujeitos bixas pretas e sobre seus processos de subjetivação. A partir de um <em>corpus</em> composto por narrativas autobiográficas presentes no arquivo da dissertação de mestrado do pesquisador Autor 3, intitulada <em>Título</em>, analisamos a participação de sujeitos em coletivos como modo de reexistência. Para tanto, baseamo-nos em Michel Foucault, tomando a arqueogenealogia como modelo metodológico para fazer Análise do Discurso. Além disso, para ampliamento e reforço argumentativo, privilegiamos fundamentos teóricos de sujeitos mulheres e/ou dissidentes da norma sexo/gênero e/ou negros. Os resultados apontam para o fato de que o coletivo, enquanto processo de criação e recriação de tramas discursivas e dramas de sociabilidades, possibilita um redesenho subjetivo.</p> Pedro Ivo Silva, Pedro Anácio Camarano, Milena Beatriz Vicente Valentim Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1242 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 APERFEIÇOAMENTO DAS AULAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1251 <p>O objetivo deste estudo é apresentar práticas de ensino de línguas estrangeiras no Ensino Superior, com base no estudo bibliográfico e na abordagem de pesquisa qualitativa, estabelecendo um diálogo entre a Aprendizagem Baseada em Problemas (Savi-Badden, 2003; Mathews-Aydinli, 2007; Tano, 2019) e o Ensino e Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos (Nadin, 2022), uma vez que as propostas foram elaboradas para os cursos tecnológicos de Graduação em Marketing e em Gestão Empresarial. De acordo com Savi-Badden (2003), o aprendizado baseado em problemas articula modelos de conhecimento, ação e reflexão, mobilizando o estudante para a participação ativa, como protagonista no processo de aprendizagem, incluindo qualidades morais, emocionais e intelectuais, sendo essa abordagem compatível com o Ensino de Línguas para fins específicos, pois as aulas de Espanhol e de Inglês aqui apresentadas foram pensadas de acordo com as necessidades técnicas dos cursos tecnológicos em questão. Segundo Nadin (2022), as aulas de língua estrangeira para fins específicos devem focar nas demandas dos contextos profissionais de cada curso. Desse modo, partimos do pressuposto de que este estudo poderá colaborar para o enriquecimento do ensino de línguas estrangeiras no Ensino Superior, com o objetivo de atender às necessidades do exercício profissional dos estudantes.</p> Michelle Facchin, Lígia De Grandi Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1251 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 APLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DA AUTOETNOGRAFIA NO ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1246 <p class="p1"><span class="s1">O presente estudo utiliza a autoetnografia para explorar práticas pedagógicas no ensino de inglês para fins específicos, ancorando-se em reflexões decoloniais, linguísticas e sustentáveis. A partir de um olhar crítico, o autor analisa sua experiência docente, destacando como práticas pedagógicas fundamentadas em um locus de enunciação reflexivo podem desafiar epistemologias coloniais e promover aprendizagens significativas. Com base em diários de campo e revisão bibliográfica, o estudo aponta que a autoetnografia permite uma análise transformadora do “fazer docente” ao integrar elementos empíricos e teóricos, demonstrando que a prática pedagógica, inspirada em valores decoloniais e sustentáveis, pode efetivamente reconfigurar a educação linguística.</span></p> Jonatha Almeida Alberto Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1246 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 CODIFICANDO SENTIDOS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO SOBRE O ENSINO DE INGLÊS POR TAREFAS COM TUTORIAIS SOBRE DESENVOLVIMENTO WEB https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1240 <p>Neste artigo, temos como objetivo descrever o processo de elaboração de uma unidade didática temática (UDT) em língua inglesa a partir do tema Desenvolvimento <em>Web </em>e fundamentada nos princípios do Planejamento Temático Baseado em Tarefas (PTBT), além de apresentar as percepções gerais de estudantes de ensino médio técnico sobre a experiência de aprendizagem por meio dessa proposta. O estudo, parte de um projeto de iniciação científica realizado em um campus do IFSP do interior do estado de São Paulo, incluiu a elaboração de uma UDT composta por atividades comunicativas e tarefas baseada em tutoriais e sua aplicação no formato remoto, por meio da plataforma Microsoft Teams. Participaram da pesquisa cinco estudantes matriculados no ensino médio técnico integrado em Informática. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, entrevistas e gravação das aulas. A análise dos dados transcritos indicou que os participantes perceberam avanços positivos nas quatro habilidades linguísticas, com destaque para a leitura e a compreensão auditiva. &nbsp;A motivação nas aulas foi apontada como elemento central no processo de aprendizagem. Com este trabalho, pretende-se contribuir para o avanço das investigações no campo de ensino de línguas baseado em tarefas no contexto da educação técnica.</p> Gabriella de Oliveira Bispo, Fernanda Goulart Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1240 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 DO PLANEJAMENTO À AUTORREFLEXÃO https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1262 <p>Na contemporaneidade, torna-se cada vez mais relevante que os estudantes compreendam os princípios que direcionam seus métodos de estudos, desenvolvendo a capacidade de monitorar, avaliar e adaptar sua própria aprendizagem para alcançar melhores resultados acadêmicos (Zimmerman, 2000). Sob essa ótica, a autorregulação da aprendizagem (Zimmerman, 2002) é um processo ativo e intencional que envolve o estabelecimento de metas, o monitoramento contínuo do progresso e o ajuste das estratégias de aprendizagem conforme a(s) necessidade(s) de cada estudante. Nesse viés, o modelo cíclico proposto por Zimmerman (2000; 2002) estrutura esse processo em três fases interdependentes, a saber: planejamento, monitoramento da execução e autorreflexão. Portanto, este artigo tem como objetivo explicar o referido modelo (Zimmerman, 2000; 2002), bem como exemplificá-lo a partir de práticas pedagógicas aplicadas em aulas de línguas estrangeiras, destacando a importância de implementar estratégias de aprendizagem que promovam a autorregulação da aprendizagem e desenvolvam competências como autonomia discente, motivação intrínseca e resiliência acadêmica.</p> Karen Cristina Giraldino Campos, Nathalia Rodrigues de Carvalho, Geovana Galego Gomes Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1262 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 ENSINO DE LÍNGUAS BASEADO EM EVIDÊNCIAS: A INTERSECÇÃO ENTRE LINFE, ANÁLISE DE NECESSIDADES E LINGUÍSTICA DE CORPUS https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1256 <p class="pp" style="text-indent: 0cm; line-height: normal;">Este artigo aborda o desenvolvimento do ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE), com foco no contexto brasileiro e no uso da Linguística de Corpus (LC) como recurso metodológico. A evolução do ensino de LinFE remonta à Antiguidade, consolidando-se no século XX com a sistematização do Inglês para Fins Específicos (IFE). No Brasil, destacou-se o Projeto Nacional de Inglês Instrumental (1977), liderado por Maria Celani, que impulsionou o ensino baseado em necessidades reais dos aprendizes. O artigo também discute os principais mitos criados em torno do ensino de LinFE e destaca a importância da análise de necessidades como base para a criação de cursos alinhados a contextos acadêmicos e profissionais. A Linguística de Corpus é apresentada como ferramenta eficaz para desenvolver materiais autênticos e direcionar conteúdos relevantes, promovendo a autonomia discente e um ensino mais realista e fundamentado. Conclui-se que a integração entre LinFE e LC favorece um ensino mais ajustado às demandas contemporâneas de comunicação especializada.</p> <p class="pp" style="text-indent: 0cm; line-height: normal;"><strong>&nbsp;</strong></p> Silmara Ribeiro Moscatelli, Paula Tavares Pinto, Luciano Franco da Silva Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1256 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS DE SINAIS https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1241 <p style="text-align: justify;">Este artigo analisa o ensino-aprendizagem de língua de sinais por meio de pesquisa bibliográfica e vivência desta pesquisadora. Percorrendo a evolução da educação dos surdos e da Libras e os métodos de ensino utilizados, pôde-se perceber o quanto a Libras se fortaleceu e se valorizou como língua oficial da comunidade surda. À luz dos estudos dos parâmetros de Libras e dos classificadores de Felipe e Monteiro (2006) e das atividades lúdicas de Quadros e Cruz (2009), o professor desenvolve o trabalho pedagógico à aquisição de uma nova língua, em uma perspectiva mais interativa e significativa, respeitando a natureza visual e espacial dos surdos à comunicação e interação social, uma vez que percebem e veem o mundo por experiências visuais. Com base em Cerigatto e Machado (2018), as tecnologias digitais, ferramentas e recursos utilizados em meios eletrônicos, e as metodologias ativas, estratégias de ensino, que colocam os alunos como protagonistas da sua aprendizagem, permitem que o professor, mediador e guia nesse processo, promova um ensino de Libras interativo e prático aos ouvintes e surdos, respeitando a natureza visual e espacial da língua materna pertencente à comunidade surda brasileira.</p> <p style="text-align: justify; line-height: 150%;"><strong>Palavras-chave: </strong>Ensino de libras; Tecnologias digitais; Metodologias ativas.</p> Regina Penachione Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1241 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 INGLÊS EM JOGO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A ELABORAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA BASEADA NA COPA DO MUNDO PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1236 <p>Neste artigo, temos como objetivo relatar o processo de elaboração e aplicação de uma unidade temática com foco no sentido para o ensino de inglês para crianças. A unidade foi elaborada pelas autoras deste trabalho e, posteriormente, implementada em duas turmas do Ensino Fundamental I por uma professora efetiva da rede pública no interior do Estado de São Paulo. Tendo como temática central a “Copa do Mundo”, as atividades foram desenvolvidas à luz dos princípios de ensino significativo e contextualizado, com foco no sentido (Almeida Filho, 2013; 2022). Como instrumento de geração e coleta de dados, utilizamos entrevista semi-estruturada e notas de campo elaboradas pela docente da turma. Concluímos que o processo de elaboração de material didático temático é complexo e exige do elaborador, principalmente, conhecimentos teóricos sobre ensino significativo. Além disso, chegamos à compreensão de que o diálogo com o professor, após a implementação desta unidade didática, foi fundamental para que pudéssemos identificar aspectos positivos e pontos passíveis de aprimoramento. Com esta pesquisa, pretendemos colaborar com discussões acerca da produção de materiais didáticos significativos para crianças e formação continuada de professores de língua inglesa desse contexto.</p> FERNANDA GOULART, Emanuelle Avelar Gomes COSTA, Rita de Cassia Barbirato Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1236 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 NOVOS PARADIGMAS PARA A DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1268 <p><strong>Resumo:</strong><span style="font-weight: 400;"> O presente artigo propõe uma reflexão crítica a respeito de novos paradigmas que se alinham à conscientização por intermédio da análise de um Plano Educacional Acadêmico (PEA), utilizado numa instituição particular de ensino superior, localizada na Grande São Paulo/SP, elaborado para o curso de Pedagogia, especificamente para a disciplina obrigatória de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com o intuito de promover uma formação funcional a esses futuros profissionais da educação, este artigo propõe ainda, ao final de sua análise, um modelo de PEA constituído de duas etapas, sendo elas: a primeira etapa voltada às questões socioculturais e a segunda, para Libras Instrumental. A metodologia utilizada é de abordagem epistemológica, qualitativa de caráter documental discursivo, utilizando para tal a Carta Magna, as Leis que dispõe sobre o tema, assim como Decretos e Diretrizes Educacionais que subsidiam os argumentos e dão base para a proposta de um novo modelo de PEA. Por fim, pretende-se propor uma perspectiva quanto ao preenchimento de lacunas existentes nos documentos oficiais norteadores que num futuro, bem podem ser aprimorados.&nbsp;</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Plano de Educação; Formação;&nbsp; Língua Brasileira de Sinais; Pedagogia</span></p> SUELEN DA SILVA, Marcio Hollosi, Fabiana Silva de Oliveira Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1268 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 PRÁTICAS TRANSLÍNGUES: DOS REPERTÓRIOS À MOBILIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1257 <p>Este artigo analisa o papel das práticas translíngues no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, com ênfase na promoção da mobilidade do aprendiz. Assim, parte-se da O objetivo é discutir de que forma as práticas translíngues contribuem para a apropriação de repertório dos estudantes para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e significativas. O referencial teórico ancora-se nas discussões sobre Repertório e Mobilidade (Blommaert; Backus, 2006, 2011, 2013) e Práticas Translíngues (García, 2004, 2009, 2015, 2018, 2019), reconhecendo os recursos plurilíngues como potencializadores do aprendizado. O contexto da pesquisa é uma instituição pública de ensino superior da Região Metropolitana de São Paulo, com estudantes do primeiro semestre do curso de Eventos. A metodologia adotada segue os princípios da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (Magalhães, 2006, 2017), que pressupõe o envolvimento dialógico e agentivo dos participantes na análise e transformação das práticas pedagógicas. Os resultados indicam que as práticas translíngues configuram-se como estratégias eficazes para a valorização das experiências dos alunos e para a construção de ambientes educativos mais democráticos, plurais e responsivos às realidades sociais dos sujeitos.</p> Maria Edna da Silva GOMES Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1257 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 TECNOLOGIA DIGITAL E AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LIBRAS COMO LÍNGUA ADICIONAL: O PAPEL DO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1239 <p><span style="font-weight: 400;">O ensino de Libras tem ganhado maior visibilidade, assim como crescem os recursos tecnológicos digitais voltados à aprendizagem de línguas. Nesse cenário, destaca-se a importância de orientar os aprendentes para o uso autônomo dessas ferramentas. Este artigo apresenta o conselheiro linguageiro como um agente emergente nesse processo, cuja atuação visa promover a autonomia na aprendizagem da Libras como língua adicional. A pesquisa é fundamentada na teoria da complexidade, que entende o ensino e a aprendizagem como sistemas adaptativos complexos. A partir de uma modelagem de pensamento complexo (Larsen-Freeman; Cameron, 2008), analisou-se a experiência de aconselhamento linguageiro em um curso de formação em tradução e interpretação em Libras. As reflexões foram construídas com base em registros da prática, evidenciando a importância de um acompanhamento individualizado para que os aprendentes desenvolvam estratégias próprias, façam uso mais eficaz da tecnologia digital e avancem rumo à autonomia. Os resultados indicam que o conselheiro linguageiro pode atuar como mediador entre recursos tecnológicos e as necessidades específicas dos aprendentes, contribuindo para um processo mais significativo e personalizado.</span></p> Anderson Marques, Elaine Ferreira do Vale Borges Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1239 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS ENUNCIADOS DE JAIR BOLSONARO E LEONILDO MENDES DOS SANTOS SERTÃO https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1226 <p>O presente artigo realiza uma análise discursiva dos enunciados proferidos por Jair Messias Bolsonaro e Lenildo Mendes dos Santos Sertão em vídeos veiculados na internet, nos quais ambos exercem violência política de gênero contra mulheres em cargos eletivos. A pesquisa se fundamenta na Análise do Discurso, adotando as perspectivas teórico-metodológicas de autores como Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Dominique Maingueneau e Mikhail Bakhtin, além das contribuições de Abreu-Tardelli, Garcia e Ferreira sobre a interconectividade da informação e sua complexidade na construção de verdades. O estudo também incorpora os pressupostos teóricos de Rosa Junior e Lerner sobre machismo no campo político e a opressão histórica das mulheres pelo patriarcado. Embora predominantemente bibliográfica, a pesquisa aplica conceitos à análise das materialidades discursivas, visando compreender sua composição e o processo de significação, considerando os aspectos linguísticos, históricos e ideológicos envolvidos.</p> Cleciane Maria da Silva Copyright (c) 2025 Revista CBTecLE https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1226 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300