Sobre a Revista

ISSN 2526-4478 - Qualis "B1"

A Revista CBTecLE é uma publicação semestral da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, lançada pela primeira vez em 2017. Seu objetivo é incentivar professores, pesquisadores e acadêmicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais a divulgar suas produções no ensino de línguas, nas áreas :

• línguas para fins específicos;
• análise do discurso;
• gêneros textuais/discursivos e seu papel no ensino de línguas;
• tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;
• metodologias ativas e o ensino de línguas;
• letramento crítico, multiculturalismo, translíngua e repertórios;
• letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;
• educação bilingue;
• currículo para ensino de línguas;
• políticas públicas (língua materna e estrangeira);
• abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e aprendizagem, formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas, interação e gestão educacional nos contextos presencial e digital:
• línguas e abordagens voltadas à internacionalização.

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Edição Atual

v. 7 n. 2 (2023): Revista CBTecLE
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A Revista CBTecLE apresenta seu segundo volume semestral de 2023, composto por 15 trabalhos inéditos, entre artigos acadêmicos e relatos de experiência. Nesta edição, pesquisadores e professores discorrem sobre pesquisas relacionadas ao ensino de línguas, análise do discurso, formação de professores, entre outros. Nos trabalhos, são levantados questionamentos e apresentadas possíveis soluções, além de serem detalhados os resultados de experiências sobre práticas de ensino com ênfase em diferentes ferramentas digitais e de inteligência artificial. De grande relevância para a comunidade acadêmica, os trabalhos aqui apresentados, observando suas particularidades, trazem subsídios para uma reflexão contínua sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas que poderão ser utilizados para que os docentes, dentro de seus contextos, possam fazer escolhas sobre quais caminhos desejam percorrer e, assim, conforme os princípios freireanos, estimular seus alunos a assumirem o protagonismo de sua própria aprendizagem.

Publicado: 29/12/2023

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