POLÍTICAS DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DE CHINÊS E A SUA INSERÇÃO NA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

CHINESE INTERNATIONAL PROMOTION POLICY AND ITS INSERTION IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO

Autores

  • Jinyu Xie Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Promoção internacional de chinês; Ensino de chinês no Brasil; Política linguística; Cooperação internacional.

Resumo

             Com a ascensão da China no mundo, o ensino da língua chinesa está ganhando importância internacionalmente. Baseado nas teorias de Política e Planificação Linguística, o presente artigo visa mostrar uma panorama das principais políticas de promoção internacional da língua chinesa, que estão intimamente ligadas aos fatores políticos e econômicos e fazem parte da expansão do poder do país asiático. Chegando no Brasil, tais políticas articularam-se com as políticas locais da SEEDUC/RJ que incluiu o chinês como disciplina obrigatória em uma escola estadual do Rio de Janeiro. A partir do estudo documental e das experiências da própria autora como professora de chinês nessa escola, analisamos as negociações de interesse entre os múltiplos agentes envolvidos e refletimos os desafios que as diferenças culturais e ideológicas trazem. Destacamos a importância de aprofundar os diálogos interculturais e maximizar os interesses comuns entre os atores nas cooperações internacionais.

Referências

COOPER, R. Language planning and social change. Avon: Cambridge University Press, 1989.

FILHO, P. Os Institutos Confúcio no Brasil: possibilidades de inserção da China por meio da diplomacia cultural. Seminário Pesquisar China Contemporânea, n. 3, 2020.

GARCÍA, O.; MENKEN, K. Negotiating language policies in schools: educators as policy makers. New York: Routledge, 2010.

HAUGEN, E. Linguistics and Language Planning. In: BRIGHT, William (Org.). Sociolinguistics. La Haye: Mouton, 1966.

KLOSS, H. Research Possibilities on Group Bilingualism: a report. Québéc: CIRB, 1969.

LAGARES, X. Qual Política Linguística? Desafios Glotopolíticos Contemporâneos. São Paulo: Parábola, 2018.

MCCARTY, T. L. Introducing ethnography and language policy. In Teresa. L McCarty (ed.), Ethnography and language policy. New York: Routledge, p.1–28, 2011b.

MOEHLECKE, Sabrina. Políticas de educação integral para o ensino médio no Rio de Janeiro: uma ampliação do direito à educação? Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 145-169, jan./abr. 2018.

NING, Jiming.宁继鸣. Uma expressão do discurso chinês - Instituto Confúcio no âmbito da "Comunidade do Destino Comum". Relatório Anual de Pesquisa do Instituto Confúcio. 中国话语的一种表达——“命运共同体”框架下的孔子学院.孔子学院研究年度报告,2016.

____________. Consciência da Comunidade do Instituto Confúcio: Governança Global e Cooperação Regional. Relatório Anual de Pesquisa do Instituto Confúcio. 孔子学院共同体意识:全球治理与区域合作. 孔子学院研究年度报告,2018.

PAULINO, L. O papel dos Institutos Confúcio no Brasil durante o período 2008-2018: a experiência do Institutos Confúcio na UNESP. Mundo e Desenvolvimento: Revista do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais, p.173-193, 2019.

RIO DE JANEIRO. Resolução SEEDUC n. 5.424, de 2 mai. de 2016. Estabelece o conceito para implementação do Programa de Educação Integral, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, mai 2016.

SEDE DO INSTITUTO CONFÚCIO. Constituição e estatuto dos Institutos Confúcio. 孔子学院章程. Beijing, 2006.

TANG, Peilan. 唐培兰. Sobre a incorporação do chinês nos sistemas nacionais de educação de outros países. Advances in Education. 论中文被纳入各国国民教育体系. 教育进展, 11(4), p.1176-1183,2021.

XU, L.许琳. A entrada do chinês no mundo. Applied Linguistics.汉语加快走向世界是件大好事[J].语言文字应用, S1, p.8-12, 2006.

Downloads

Publicado

30/12/2022

Como Citar

Xie, J. (2022). POLÍTICAS DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DE CHINÊS E A SUA INSERÇÃO NA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO: CHINESE INTERNATIONAL PROMOTION POLICY AND ITS INSERTION IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO. evista BTecLE, 6(2), 77–90. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1076

Edição

Seção

POLÍTICAS NACIONAIS/REGIONAIS