Edições anteriores

  • Revista CBTecLE
    v. 1 n. 1 (2022)

    A Revista CBTecLE apresenta seu primeiro volume de 2022. Esta edição, composta por treze artigos, traz importantes contribuições para a comunidade acadêmica e para todos aqueles que, de alguma forma, estejam envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras nos contextos de instituições de ensino públicas e privadas. Nesses trabalhos, são discutidas diferentes questões relacionadas à aquisição de um novo idioma, ao ensino de línguas com ênfase na atuação profissional e são apresentados relatos sobre práticas adotadas para o ensino remoto, com uso de jogos e de tecnologia como facilitadores para a aprendizagem de línguas. Por meio de uma parceria com a Faculdade Cultura Inglesa, apresenta-se também um retrato do cenário em que se dá o ensino de línguas nas escolas públicas, bem como as dificuldades enfrentadas para a implementação de educação bilíngue.

  • Revista CBTeCLE
    v. 1 n. 2 (2021)

    APRESENTAÇÃO DA 10ª EDIÇÃO

     

    A pandemia do COVID-19 causou grande impacto na Educação, com a repentina adoção do ensino remoto. Diante desse novo contexto, os docentes tiveram que rapidamente se apropriar de uma ampla diversidade de recursos tecnológicos para poderem dar continuidade ao compromisso de auxiliar seus alunos no desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. As atividades escolares foram repensadas, novos modelos e estratégias tiveram que ser adotados, tanto para a prática docente quanto para a relação dos alunos com a escola.

    O primeiro volume (v.1 n.2 - 2021) da décima edição da Revista CBTecLE traz nove textos inéditos com reflexões e relatos sobre práticas desenvolvidas dentro desse novo contexto, assim como artigos sobre o ensino e aprendizagem de línguas.

    Os artigos do segundo volume (v.2 n.2 - 2021) abordam os gêneros textuais tomados como objetos de ensino desde a década de 1990, com os Parâmetros Curriculares Nacionais e, posteriormente, em 2018, com a Base Nacional Comum Curricular, que ressaltou o papel dos textos como base e objeto do ensino. No ensino tecnológico, esse truísmo também é adotado, principalmente pelo fato de os currículos dos cursos serem baseados nas práticas sociais em que os alunos estarão inseridos e das quais participarão ao ingressarem no mundo profissional, de acordo com suas áreas de formação, bem como quanto aos textos que circulam nas disciplinas técnicas e propedêuticas dos cursos.

     

    Os textos reunidos nesse volume tomam por base a noção de gêneros textuais, que são utilizados para o ensino em curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, Redes de computadores e Técnico Integrado em Programação de Jogos Digitais. São apresentadas, também, duas experiências com material didático para o ensino de língua portuguesa no 7º ano do Ensino Fundamental.

     

    Desejamos uma leitura inspiradora e deflagradora de muitos insights. Esperamos que os relatos possam ser usados como fonte de inspiração para implementação de outras experiências usando textos relacionados a outros currículos em cursos de outros contextos.

     

    Profª Me. Mariane Teixeira

    Coordenação de Línguas das Fatecs

    Centro Paula Souza

     


    Prof. Dr. Orlando Vian Jr.

    Departamento de Letras/Inglês

    Programa de Pós-Graduação em Letras

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)

    Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

  • Revista CBTeCLE
    v. 2 n. 2 (2021)

  • Revista CBTecLE
    v. 1 n. 1 (2021)

    A Revista CBTecLE, desde a sua primeira edição, em 2017, vem fomentando pesquisas e discussões acerca do ensino de línguas em instituições de ensino nacionais e se consolidando como um importante canal de comunicação com a comunidade escolar.

     

    Em cada edição, disponibilizamos um importante espaço para que docentes de línguas possam compartilhar os seus trabalhos retratando, assim, um panorama atualizado sobre o desenvolvimento do ensino de línguas no Brasil.

     

    Esta edição, que além do volume dedicado tradicionalmente dedicado à publicação de docentes e pesquisadores, traz também um volume especial com 15 trabalhos inéditos, frutos das ações direcionadas à formação contínua dos professores de inglês da rede pública, que vem sendo desenvolvidas há anos pela Associação Cultura Inglesa São Paulo.

     

    Em 2019, dando sequência ao projeto elaborado pela Profa. Dra. Maria Antonieta Alba Celani, até então sediado na PUC-SP, a Faculdade Cultura Inglesa passou a oferecer a Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa para a Educação Básica, aos professores da Rede Pública que atuam no Estado de São Paulo.


    Nos últimos 3 anos, foi possível observar que a maioria dos profissionais da rede pública, lá atuam por escolha própria, movidos pelo ativismo de melhorar a educação básica e ensinar a todos que lá estão. Para que possam exercer o seu ofício docente com mais qualidade só precisam de oportunidades para estudar, refletir, trocar experiências, aprender e, como em um ciclo, ensinar e encantar.

    Os artigos desta edição são fruto desse ciclo e reforçam a ideia de que muitos dos professores que atuam no contexto da escola pública amam o trabalho que desenvolvem, refletem sobre sua prática docente e são - e estão - ávidos pela construção conjunta de conhecimento de seus alunos.

     

    Os artigos publicados nesta edição são o resultado do intenso trabalho iniciado ‘nas aulas da pós’ por meio de profundas reflexões que, com esta publicação, transcendem os muros da instituição chegando a cada um de vocês.


    Para a equipe editorial da Revista CBTecLE, bem como para os membros da Faculdade Cultura Inglesa e todos os autores envolvidos na produção deste número da revista, é uma grande satisfação poder compartilhar isso com todos os leitores, porque, afinal de contas, aprendizagem boa é aprendizagem que se leva adiante.

     

    Profª Me. Mariane Teixeira

    Coordenação de Línguas das Fatecs

     

    Prof. Dr. Marcos Cesar Polifemi

    Faculdade Cultura Inglesa

     

  • Revista CBTeCLE
    v. 2 n. 1 (2021)

  • Revista CBTeCLE
    v. 2 n. 1 (2020)

    O inglês é o idioma oficial da aviação e esse uso específico da língua tem sido foco de inúmeras pesquisas ao redor do mundo. Além de ser usado para a comunicação entre profissionais, como pilotos e controladores de tráfego aéreo, também é o idioma das publicações técnicas e dos registros de informações.

    Os estudos, principalmente os desenvolvidos no âmbito da linguística, focam diversos aspectos do inglês para aviação, tais como materiais didáticos, termos técnicos, fraseologia, compreensão de informações escritas, características dos documentos, orientações das agências regulamentadores e planejamento de cursos, entre outros. Além disso, diferentes profissionais colaboram, contribuem e são beneficiados com essas pesquisas, como professores, linguístas, elaboradores de materiais didáticos, mecânicos de manutenção de aeronaves, engenheiros aeronáuticos, pilotos, comissários, controladores e oficiais militares.

    Além de contribuições de pesquisadores acadêmicos experientes e de expertise comprovada, merecem destaque os artigos escritos por alunos do curso de tecnologia em manutenção de aeronaves, frutos de pesquisas feitas nas modalidades de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso. 

     

    Profª Drª Daniela Terenzi

  • Revista CBTeCLE
    v. 1 n. 2 (2020)

    A Revista CBTecLE tem a grande satisfação de apresentar seu segundo volume semestral de 2020. 

    Nesta edição, os artigos sobre o ensino-aprendizagem privilegiam eixos temáticos diversos  e,  sob o  olhar crítico e reflexivo dos autores sobre  diferentes questões e perspectivas, trazem importantes contribuições para o atual contexto brasileiro da educação.

    Com as mudanças ocorridas no Brasil a partir do novo cenário educacional, como consequência da pandemia que assolou nosso país, é fundamental repensarmos as questões de ensino-aprendizagem de línguas,  para que possamos preparar nosso aluno para compreender a realidade vigente, oferecendo subsídios para que ele seja protagonista de sua de sua própria história e capaz de exercer criticamente sua cidadania diante dos novos desafios.

    Desejamos a todos uma ótima leitura.

  • Revista CBTeCLE
    v. 1 n. 1 (2020)

    Com grande satisfação, apresentamos o Volume 1-2020 da Revista CBTecLE. Esta edição especial é composta por 38 artigos que versam sobre as mais recentes pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de línguas e relatos de experiência referentes a abordagens pedagógicas inovadoras, em especial no que tange ao uso crescente de novas ferramentas tecnológicas para o ensino de línguas estrangeiras no atual contexto de instituições públicas e privadas do Brasil.

    Nesta edição da CBTecLE, destacamos também artigos produzidos em parceria com o IFSP São Carlos, frutos de pesquisas e reflexões, que abordam diferentes aspectos do inglês para aviação considerando, inclusive, diferentes profissionais.

    Ao longo de três anos desde sua primeira publicação,  com um número expressivo de artigos já publicados e que vem crescendo a cada edição, a Revista CBTecLE  vem se consolidando como um importante periódico on-line, onde pesquisadores e docentes de línguas de instituições diversas localizadas em todas as regiões do Brasil podem compartilhar, refletir e discutir sobre o ensino de línguas.

    Desejamos que todos tenham uma excelente leitura!

    Profª Drª Simone Telles

  • Revista CBTeCLE
    v. 1 n. 2 (2019)

    A Revista CBTecLE, um periódico sob a responsabilidade da coordenação de línguas das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, que tem como foco o ensino de línguas nos contextos técnico e tecnológico brasileiros, apresenta sua mais recente publicação, a sexta edição.

    Neste número estão reunidos artigos que versam sobre temas  como o desenvolvimento da oralidade em cursos a distância, o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de línguas, desenvolvimento de plataformas de apoio à aprendizagem e a trajetória do livro didático no ensino de línguas no Brasil, entre outros.

    Nossos agradecimentos a  todos os docentes que contribuíram para a publicação desta edição e, em especial,  aos autores que submeteram os resultados de suas pesquisas, de suas atuações em sala de aula e de suas interações com outros pesquisadores, em forma de artigos e relatos de experiências.

    Desejamos a todos uma ótima leitura.

    Profª Drª Simone Telles Martins Ramos

  • Revista CBTeCLE
    v. 1 n. 1 (2019)

    Revista CBTecLE - v.1,n.1 (2019) - 1º Semestre

    Em sua quinta edição, a Revista CBTecLE divulga à comunidade acadêmico-científica e aos demais interessados, pesquisas, narrativas de práticas docentes e relatos de experiências sobre o ensino de línguas no contexto da educação técnica e tecnológica brasileira.

    O conjunto de artigos que compõem esta edição apresenta pesquisas relacionadas a diferentes perspectivas teóricas, dentro das quais destacamos os artigos produzidos à luz das investigações e práticas centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, e que tem como princípio básico o uso das metodologias ativas para  estimular a autonomia do aluno.

    Tenham todos uma ótima leitura!

     

    Profª Drª Simone Telles Martins Ramos

  • Revista CBTeCLE
    v. 1 n. 2 (2018)

     Editorial

    A quarta edição da Revista CBTecLE apresenta para toda comunidade científica uma coletânea de artigos que aborda o ensino-aprendizagem  de línguas estrangeiras no ensino técnico e tecnológico por meio de pesquisas e práticas de ensino realizadas à luz de diferentes perspectivas teóricas e que foram apresentadas aos participantes do IV CBTecLE – Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras no Ensino Técnico e Tecnológico, realizado em 27 e 28 de setembro de 2018, na Fatec Campinas, São Paulo.

    Alinhados com a temática principal do congresso - Ensino de línguas em tempos de mobilidade global: tecnologia, metodologia e trabalho -  esses artigos focam na interdisciplinaridade, no trabalho cada vez mais específico para a formação profissional e no uso da tecnologia para auxiliar o aprendizado dentro e fora da sala de aula. As metodologias ativas também aparecem em destaque, ressaltando a necessidade de pensarmos a Educação Profissional cada vez mais focada no desenvolvimento da autonomia do aluno.

    Desejamos a todos uma ótima leitura!

     

    Profª Drª Simone Telles Martins Ramos

  • Revista CBTeCLE
    v. 1 n. 1 (2018)

    EDITORIAL


    A Educação está vivenciando uma era de importantes transformações, pois a mudança na forma de relacionamento do indivíduo com o mundo que a tecnologia trouxe para a vida moderna tem afetado profundamente a forma de aprender.
    Pensando nisso, ampliamos o enfoque da Revista CBTecLE no que se refere ao ensino-aprendizagem de línguas sempre privilegiando as novas metodologias e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).
    A terceira edição apresenta uma coletânea de artigos acadêmicos com os resultados de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e narrativas de práticas de ensino de línguas estrangeiras desenvolvidas sobretudo no contexto tecnológico.
    Essa importante contribuição de docentes e pesquisadores tem como objetivo estimular as discussões acerca do ensino de línguas estrangeiras no contexto atual.
    Agradecemos a toda equipe editorial pelas valiosas contribuições para a publicação desta edição.

    Editora Responsável
    Profa. Dra. Simone Telles Martins Ramos, Centro Paula Souza