Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo possui no máximo de 4 autores
  • O autor responsável pela publicação deve realizar o cadastro aqui e preenchê-lo corretamente com as informações de todos os autores e do artigo que será submetido
  • O artigo deve ser inédito
  • O texto pode ser escrito em qualquer idioma, como por exemplo português, inglês, espanhol, francês, italiano etc.
  • O artigo está de acordo com o template de artigos da revista disponível aqui.
  • A submissão será indeferida caso constem imagens, fotos ou prints que exponham dados sensíveis, como pessoas ou nomes, pois esta prática não é condizente à LGPD.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir

O artigo é inédito e tem, no máximo, quatro autores.
O texto está escrito em português, inglês, espanhol, francês ou italiano.
A submissão não contém imagens, fotos ou prints que exponham dados sensíveis, como pessoas ou nomes, pois esta prática não está de acordo com a LGPD.
O artigo está de acordo com o template de artigos da revista disponível aqui.

Linhas abordadas pela Revista

  • Abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e aprendizagem;
  • Análise do discurso;
  • Currículo para ensino de línguas;
  • Educação bilingue;
  • Ensino-aprendizagem de línguas de sinais;
  • Formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas;
  • Gêneros textuais/discursivos e seu papel no ensino de línguas;
  • Interação e gestão educacional nos contextos presencial e digital;
  • Letramento críticos, multiculturalismo, translíngua e repertórios;
  • Letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;
  • Línguas e abordagens voltadas à internacionalização;
  • Línguas para fins específicos;
  • Metodologias ativas e o ensino de línguas;
  • Políticas públicas (língua materna e estrangeira);
  • Tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;
  • Uso de IA no ensino de línguas.

  FORMATAÇÃO DO ARTIGO

 Formato do Arquivo

  • O arquivo deverá estar obrigatoriamente no formato .DOCX

Configurações do Documento

  • Formato: A4 (297 x 210 mm)
  • Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
  • Número de páginas: mínimo de 12 e máximo de 23, incluindo apêndices e anexos.

Idioma

  • Língua preferencial: português
  • Outras línguas permitidas: inglês, espanhol, francês ou italiano.

Formato do texto

  • Tipo e tamanho de fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: 1,5
  • Espaçamento entre as referências: 1,0

ESTRUTURA DO ARTIGO/RELATO

Título

  • No idioma em que o artigo foi escrito, tamanho 12, negrito, alinhamento centralizado sempre em LETRAS MAIÚSCULAS. Deixar uma linha em branco.
  • Após linha em branco, na mesma configuração do título em português, inserir título traduzido em inglês (ou outro idioma, caso o artigo tenha sido escrito em inglês).
  • Finalizar com uma linha em branco.

Autor(es)

  • Nome do autor (sem titulação) com iniciais em letras maiúsculas e último sobrenome todo em maiúsculas.
  • E-mail institucional, preferencialmente
  • Instituição de origem, cidade, estado e país

Se houver mais de um autor, deverá ser citado em ordem alfabética.

Observação: no ato da submissão do artigo, deverão ser cadastrados TODOS os autores.

RESUMO

Parágrafo único, contínuo e justificado. Deve-se iniciar com a palavra “Resumo” em negrito, seguido de dois pontos. O texto do resumo deve ter entre um mínimo de 150 e máximo de 200 palavras.

“Palavras-chave” devem ser alinhadas à esquerda, em negrito, com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. No mínimo 3 e no máximo 5, separadas por ponto e vírgula e ponto no final.

ABSTRACT e KEYWORDS

Na língua inglesa, seguem o mesmo padrão do Resumo e Palavras-chave.

Para artigos escritos em outra língua, o Abstract e Keywords devem estar na língua portuguesa.

CORPO DO TEXTO

Deve conter introdução, desenvolvimento e considerações finais, cabendo ao(s) autor(es) a melhor forma para apresentar ou desenvolver seu trabalho.

TÍTULOS e SUBTÍTULOS

Títulos: não devem ter numeração e devem estar em letras MAIÚSCULAS, alinhados à esquerda, fonte Times New Roman, 12, negrito.

Subtítulos: primeira letra maiúscula e demais minúsculas, alinhados à esquerda, negrito.

 APÊNDICE e ANEXOS

 Apêndice:  é opcional, quando houver, deve vir após as referências em nova página.

Anexos:  quando houver devem estar após referências e apêndice(s) em nova página.

 

CITAÇÕES

 As citações devem seguir as Normas ABNT no sistema Autor-ano.

 REFERÊNCIAS

  • Norma ABNT, sistema Autor-ano.
  • Em ordem alfabética crescente.
  • É vedado o uso de nota de rodapé para referências.
  • Referências de sites também devem seguir a norma ABNT.
  • Não adicionar linha em branco entre as referências.

Em caso de dúvida, consulte em:

https://www.normasabnt.org/normas-abnt-2023/

https://www.normasabnt.org/exemplos-das-referencias-pela-abnt/

FORMATAÇÃO DE ELEMENTOS VISUAIS

  • São considerados elementos visuais figuras, tabelas e quadros.
  • Os elementos visuais devem estar nítidos.
  • Não é permitida a utilização de caixas de texto para inserção de títulos, legenda e/ou fonte.
  • AS FIGURAS E TABELAS NÃO DEVEM SER EMOLDURADAS, EXCETO OS QUADROS.
  • Todos os elementos visuais devem estar centralizados.
  • Disposição vertical do elemento, respeitando as margens do documento.

Todo elemento deve possuir:

  • Título – na parte superior do elemento. Fonte do título: Times New Roman, 10; espaçamento simples;
  • Legenda – deve ser aplicada unicamente para tabelas e quadro para explicações adicionais e escrita abaixo do elemento. Fonte de texto: Times New Roman, 10; espaçamento simples.

Figuras

Intitulam-se como figuras as fotografias, desenhos técnicos, gráficos, ilustrações, SmartArt e printscreen.

  • As figuras devem estar no formato JPG.
  • Devem estar sem bordas ou qualquer efeito do Word;
  • Imagens não devem ser colocadas lado a lado. No caso de mais de uma imagem seguida, estas deverão estar uma embaixo da outra.

ATENÇÃO: NÃO SERÃO PERMITIDAS FOTOGRAFIAS QUE ENVOLVAM PESSOAS, mesmo que parciais ou não identificáveis (as fotografias permitidas podem exibir somente objetos, animais, construções, maquetes, ambientes etc.). A utilização de fotografias que não obedeçam às características descritas causará o INDEFERIMENTO do trabalho.

Fonte: Deve ser identificada no sistema autor-data. Se for figura elaborada pelo(s) autor(es), deverá ser identificada como “Elaborado pelos autor(es)”.

Tabelas

  • As tabelas contêm números, como dados estatísticos ou quantitativos.
  • A construção de tabelas deve ser elaborada considerando os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • Fonte do texto: Times New Roman, 10.
  • Não deve ter cores de fundo.
  • As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais. Os traços horizontais superiores e inferiores ao cabeçalho, assim como o traço final da tabela devem ter espessura 2 ¼ pontos.

 Quadros

  • Similar à tabela, porém pode conter também texto.
  • Não utilizar cores de fundo.
  • Linhas externas devem ter 1,5 ponto e as linhas internas, 1 ponto.
  • Fonte do texto: Times New Roman, 10, justificado à esquerda em todas as células

 NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS FORA DAS NORMAS ACIMA.

Para baixar as diretrizes de submissão clique aqui.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

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