Revista CBTecLE

ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2020)

A Revista CBTecLE é uma publicação semestral da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, lançada pela primeira vez em 2017. Seu objetivo é incentivar professores, pesquisadores e acadêmicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais a divulgar suas produções no ensino de línguas, em áreas como:

  • línguas para fins específicos;
  • análise do discurso;
  • tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;
  • metodologias ativas;
  • currículo;
  • letramento crítico, multiculturalismo, translíngua e repertórios;
  • letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;
  • educação bilíngue; políticas públicas (para o ensino de línguas materna e estrangeira);
  • abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e à aprendizagem, formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas, interação, avaliação e gestão educacional nos contextos presencial e digital.
 

Categorias



 


 

v. 2, n. 1 (2021) - Revista CBTecLE Nº 1 2021 ( Edição Especial Faculdade Cultura Inglesa: O ensino de Língua Inglesa na Rede Pública)

Sumário

 
Rodrigo de Sousa Sanches
159 - 179
 
Solange Damião
180 - 199
 
Cristiane Aparecida Decco Kawamura
200 - 217
 
Cristiane Teixeira Ruiz, Cristiane Ruiz
218 - 233
 
Valdivina Moreira Alves
234 - 248
 
Tabata Martins Rubim Soares
249 - 268
 
Monica Kanashiro
269 - 291
 
Carolina de Medeiros Cecatto
292 - 310
 
Aliete Rocha Castro
311 - 325
 
Maiana Monteiro Gonçalves Dias
326 - 340
 
Vitória Farias Silva
341 - 356
 
Lilian Aguiar Castillo
357 - 370
 
Elba Cecília de Souza Fernandes
371 - 382
 
Anne Caroline Leme Ayres de Oliveira
383 - 396
 
Eliane de Almeida Fernandes
397 - 411

v. 1, n. 1 (2021): Revista CBTecLE Nº 1 2021 (línguas na Formação Técnica e Tecnológica)

A Revista CBTecLE, desde a sua primeira edição, em 2017, vem fomentando pesquisas e discussões acerca do ensino de línguas em instituições de ensino nacionais e se consolidando como um importante canal de comunicação com a comunidade escolar.

 

Em cada edição, disponibilizamos um importante espaço para que docentes de línguas possam compartilhar os seus trabalhos retratando, assim, um panorama atualizado sobre o desenvolvimento do ensino de línguas no Brasil.

 

Esta edição, que além do volume dedicado tradicionalmente dedicado à publicação de docentes e pesquisadores, traz também um volume especial com 15 trabalhos inéditos, frutos das ações direcionadas à formação contínua dos professores de inglês da rede pública, que vem sendo desenvolvidas há anos pela Associação Cultura Inglesa São Paulo.

 

Em 2019, dando sequência ao projeto elaborado pela Profa. Dra. Maria Antonieta Alba Celani, até então sediado na PUC-SP, a Faculdade Cultura Inglesa passou a oferecer a Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa para a Educação Básica, aos professores da Rede Pública que atuam no Estado de São Paulo.


Nos últimos 3 anos, foi possível observar que a maioria dos profissionais da rede pública, lá atuam por escolha própria, movidos pelo ativismo de melhorar a educação básica e ensinar a todos que lá estão. Para que possam exercer o seu ofício docente com mais qualidade só precisam de oportunidades para estudar, refletir, trocar experiências, aprender e, como em um ciclo, ensinar e encantar.

Os artigos desta edição são fruto desse ciclo e reforçam a ideia de que muitos dos professores que atuam no contexto da escola pública amam o trabalho que desenvolvem, refletem sobre sua prática docente e são - e estão - ávidos pela construção conjunta de conhecimento de seus alunos.

 

Os artigos publicados nesta edição são o resultado do intenso trabalho iniciado ‘nas aulas da pós’ por meio de profundas reflexões que, com esta publicação, transcendem os muros da instituição chegando a cada um de vocês.


Para a equipe editorial da Revista CBTecLE, bem como para os membros da Faculdade Cultura Inglesa e todos os autores envolvidos na produção deste número da revista, é uma grande satisfação poder compartilhar isso com todos os leitores, porque, afinal de contas, aprendizagem boa é aprendizagem que se leva adiante.

 

Profª Me. Mariane Teixeira

Coordenação de Línguas das Fatecs

 

Prof. Dr. Marcos Cesar Polifemi

Faculdade Cultura Inglesa

 

 

Sumário

Amaury Flávio Silva
PDF
2 - 15
Juliana de Castro Moreira da Silva
PDF
16 - 29
Juliana de Castro Moreira da Silva, Marcia Ferreira Schlemper, Patricia Gimenez Camargo
PDF
30 - 40
Thais Lari Braga Cilli, Cassia Leticia Carrara Domiciano
PDF
41 - 58
Fabiana Ignácio, Rodrigo Avella Ramirez, Rosália Maria Netto Prados, Alice Turibio Narita
PDF
59 - 70
Fabio Fernandes Madeira
PDF
71 - 82
Thiago Barbosa Soares
PDF
83 - 106
Simone Cristina Mussio, Thaís Inagaki Andrade, Ana Laura Minutti
PDF
107 - 119
Narjara Ferreira Mitsuoka
PDF
120 - 137
Giulia Mainardi Dornelles, Aline Pacheco
PDF
138 - 158