Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo possui no máximo de 4 autores
  • O autor responsável pela publicação deve realizar o cadastro aqui e preenchê-lo corretamente com as informações de todos os autores e do artigo que será submetido
  • O artigo deve ser inédito
  • O texto pode ser escrito em qualquer idioma, como por exemplo português, inglês, espanhol, francês, italiano etc.
  • O artigo está de acordo com o template de artigos da revista disponível aqui.
  • A submissão será indeferida caso constem imagens, fotos ou prints que exponham dados sensíveis, como pessoas ou nomes, pois esta prática não é condizente à LGPD.

Diretrizes para Autores

LINHAS ABORDADAS PELA REVISTA

  • Línguas para fins específicos;
  • Análise do discurso;
  • Gêneros textuais/discursivos e seu papel no ensino de línguas;
  • Tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;
  • Metodologias ativas e o ensino de línguas;
  • Letramento crítico, multiculturalismo, translíngua e repertórios;
  • Letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;
  • Educação bilíngue;
  • Currículo para ensino de línguas;
  • Políticas públicas (língua materna e estrangeira);
  • Abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e aprendizagem, formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas, interação e gestão educacional nos contextos presencial e digital;
  • Línguas e abordagens voltadas à internacionalização.

 

FORMATAÇÃO DO ARTIGO

Formato do Arquivo

  • O arquivo deverá estar obrigatoriamente no formato .DOCX

Configurações do Documento

  • Formato: A4 (297 x 210 mm)
  • Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
  • Número de páginas: mínimo de 12 e máximo de 23, incluindo apêndices e anexos.

idioma

  • Língua preferencial: português
  • Outras línguas permitidas: inglês, espanhol, francês ou italiano.

 

Formato do texto

  • Tipo e tamanho de fonte: Times New Roman e tamanho 12.
  • Espaçamento: 1,5
  • Espaçamento entre as referências: 1,0

ESTRUTURA DO ARTIGO/RELATO

Título

  • No idioma em que o artigo foi escrito, tamanho 12, negrito, alinhamento centralizado sempre em LETRAS MAIÚSCULAS. Deixar uma linha em branco.
  • Após linha em branco, na mesma configuração do título em português, inserir título traduzido em inglês (ou outro idioma, caso o artigo tenha sido escrito em inglês).
  • Finalizar com uma linha em branco.

Autor(es)

  • Nome do autor (sem titulação) com iniciais em letras maiúsculas e último sobrenome todo em maiúsculas.

- E-mail

     - Instituição de origem, cidade e país

Se houver mais de um autor, deverá ser citado em ordem alfabética.

RESUMO

Parágrafo único, contínuo e justificado. Deve-se iniciar com a palavra “Resumo” em negrito, seguido de dois pontos. O texto do resumo deve ter entre um mínimo de 150 e máximo de 200 palavras.

Palavras-chave

Alinhadas à esquerda, em negrito, com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. No mínimo 3 e no máximo 5, separadas por ponto e vírgula e ponto no final.

ABSTRACT e KEYWORDS

Na língua inglesa, seguem o mesmo padrão do Resumo e Palavras-chave.

Para artigos escritos em outra língua, o Abstract e Keywords devem estar na língua portuguesa.

Corpo do texto

  • Deve conter introdução, desenvolvimento e considerações finais, cabendo ao(s) autor(es) a melhor forma para apresentar ou desenvolver seu trabalho.

Títulos e subtítulos

Títulos: letras MAIÚSCULAS, alinhados à esquerda, fonte Times New Roman, 12, negrito, sem numeração.

Subtítulos: inicia-se com letra maiúscula e demais minúsculas, alinhados à esquerda, negrito.

Apêndice e Anexos

O Apêndice é opcional.  Quando houver, deve vir após as referências em nova página.

Anexos (quando houver) devem estar após as referências e Apêndice(s) em nova página.

CITAÇÕES

  • Norma ABNT, sistema Autor-ano.

Em caso de dúvida, consulte o capítulo 4, página 47, do documento Diretrizes para Apresentação da USP, disponível em http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/459/413/2006

REFERÊNCIAS

  • Norma ABNT, sistema Autor-ano.
  • Em ordem alfabética crescente.
  • Referências de sites também devem seguir a norma ABNT.
  • Não adicionar linha em branco entre as referências.

FORMATAÇÃO DE ELEMENTOS VISUAIS

  • São considerados elementos visuais figuras, tabelas e quadros.
  • Os elementos visuais devem estar nítidos.
  • Não é permitida a utilização de caixas de texto para inserção de títulos, legenda e/ou fonte.
  • AS FIGURAS E TABELAS NÃO DEVEM SER EMOLDURADAS, EXCETO OS QUADROS.
  • Todos os elementos visuais devem estar centralizados.
  • Disposição vertical do elemento, respeitando as margens do documento.

Todo elemento deve possuir:

  • Título – na parte superior do elemento. Fonte do título: Times New Roman, 10;
  • Legenda – Opcional. Deve ser aplicada unicamente para tabelas e quadro para explicações adicionais e escrita abaixo do elemento. Fonte de texto: Times New Roman, 10.

Figura

Intitulam-se como figuras as fotografias, desenhos técnicos, gráficos, ilustrações, SmartArt e printscreen.

Devem estar sem bordas ou qualquer efeito do Word;

Não colocar imagem lado a lado. Se houver mais de uma imagem seguida, estas deverão estar uma embaixo da outra.

ATENÇÃO: NÃO SERÃO PERMITIDAS FOTOGRAFIAS QUE ENVOLVAM PESSOAS, mesmo que parciais ou não identificáveis (as fotografias permitidas podem exibir somente objetos, animais, construções, maquetes, ambientes etc.). A utilização de fotografias que não obedeçam às características descritas causará o INDEFERIMENTO do trabalho.

Fonte: Deve ser identificada no sistema autor-data. Se for figura elaborada pelos autor(es), deverá ser identificada como “Elaborado pelos autor(es)”.

Tabelas

  • As tabelas contêm números, como dados estatísticos ou quantitativos.
  • Não utilizar cores de fundo.
  • As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais. Os traços horizontais superiores e inferiores ao cabeçalho, assim como o traço final da tabela devem ter espessura 2 ¼ pontos.
  • Fonte do texto: Times New Roman, 10.

 Quadros

  • Similar à tabela, porém pode conter também texto.
  • Não utilizar cores de fundo.
  • Linhas externas devem ter 1,5 ponto e as linhas internas, 1 ponto.
  • Fonte do texto: Times New Roman, 10, justificado à esquerda em todas as células

NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS FORA DAS NORMAS ACIMA.

 

CÓDIGO DE ÉTICA

Deveres da Comissão:

São responsáveis por toda e qualquer publicação do periódico, cabendo-lhes, portanto:

  • Analisar todos os artigos recebidos, sendo de sua responsabilidade a rejeição ou a aceitação dos artigos, com base nos pareceres;
  • Garantir os padrões de qualidade desejados, obedecendo aos objetivos do periódico e às suas respectivas seções;
  • Evitar más práticas e comportamento antiético, especialmente de plágio e informação fraudulenta;
  • Selecionar os avaliadores/pareceristas de forma adequada, considerando a afinidade temática com os artigos e a produção e respeitabilidade dos acadêmicos avaliadores/pareceristas no meio acadêmico-científico;
  • Garantir que a avaliação dos artigos será feita por pares, de forma a garantir a qualidade da publicação científica, justificando qualquer importante desvio em relação ao processo de avaliação;
  • Preservar permanentemente o anonimato dos avaliadores/pareceristas, bem como o anonimato dos autores dos artigos em análise;
  • Avaliar os manuscritos submetidos com base unicamente na sua importância, originalidade, clareza e relevância do estudo para o campo científico, sem considerar a raça, o sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política e/ou ideológica dos autores;
  • Evitar que seja divulgada qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais;
  • Tomar medidas necessárias cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado;
  • Recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos;
  • Garantir que o material de pesquisa publicado esteja em conformidade com diretrizes éticas internacionalmente aceitas, reservando-se o direito de pedir orientação ao Comitê Científico nomeado nesta revista, caso haja necessidade;
  • Tomar todas as medidas necessárias em caso de suspeita de falta de ética. Este dever estende-se a trabalhos publicados e não publicados.
  • Todas as tentativas necessárias devem ser realizadas para a obtenção de uma resolução para o problema; em todo caso, o autor deve ter a oportunidade de responder a quaisquer alegações;
  • Informar ou notificar o autor ou revisor onde lhe parecer que houve qualquer mal-entendido ou má-aplicação de padrões aceitáveis;
  • Decidir pela retratação ou retirada formal de publicação da revista.

Deveres dos Avaliadores:

  • Auxiliar o autor na melhoria do artigo;
  • Notificar imediatamente a comissão caso não se sinta qualificado para analisar o artigo ou quando julgar que a leitura imediata do trabalho será impossível;
  • Tratar os trabalhos recebidos para análise como documentos confidenciais, sendo vedada a exposição dos manuscritos à apreciação de terceiros;
  • Considerar a relevância, correção, originalidade, atualidade das discussões e referências, adequação ao campo de conhecimento, o rigor metodológico e padrões de qualidade da publicação;
  • Preencher todos os itens do formulário de avaliação recebido concomitantemente com o artigo a ser avaliado;
  • Manter em sigilo informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio da leitura dos manuscritos;
  • Conduzir os pareceres de forma objetiva, expressando seus pontos de vista de maneira clara, apoiados em argumentos;
  • Recusar artigos em caso de identificação de plágio;
  • Recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Deveres dos Autores:

  • Devem ser pesquisadores acadêmicos, engajados em um trabalho sério e sistemático em seus campos e subcampos específicos;
  • Declarar, quando da submissão do artigo, que o seu conteúdo é original, que não foi publicado ou submetido a qualquer outra publicação, em qualquer idioma;
  • identificar instituições e agências que apoiaram a pesquisa financeiramente (se for o caso);
  • Apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado;
  • O artigo deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam compreender o trabalho;
  • Citar o devido crédito dos autores das obras e/ou trabalhos referenciados;
  • O autor principal deve garantir que todos os coautores estejam incluídos no artigo; também deve certificar-se de que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação. Pessoas que tiveram participação no projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores ao final do texto e devem autorizar a citação de seus nomes.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os periódicos publicados no Portal Publicações Cesu recebem tratamento dos dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira (Lei nº 13.709/2018), seus princípios e fundamentos.

Os dados solicitados para cadastro são aqueles relacionados à identificação para acesso e ao perfil acadêmico do usuário e serão utilizados unicamente para os serviços prestados por este portal, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os dados pessoais informados se restringem aos necessários para a viabilidade jurídica, tendo como finalidade a identificação do titular dos direitos e respectivo conteúdo.

Além de permitir o acesso ao sistema de submissão, avaliação e gerenciamento dos periódicos, os dados pessoais são coletados e armazenados para:

  • Gerenciar os dados internamente para desempenhar as funções realizadas pelo Comitê Editorial de cada periódico, como triagem e avaliação;
  • Realizar pesquisas internas, solucionar problemas e analisar dados;
  • Verificar e validar a identidade dos autores, para fins de cadastro e cumprimento da legislação;
  • Prevenir atividades potencialmente ilegais, combater fraudes e crimes cibernéticos;
  • Entrar em contato para comunicar informações sobre o periódico ou procedimento de manutenção no sistema.

A política de privacidade pode ser atualizada, mediante comunicação prévia aos usuários cadastrados. O direito de acesso de manutenção aos dados pessoais é fornecido pelo próprio sistema e, desejando excluir ou havendo dificuldades em alterá-los, a tratativa será  mediatamente atendida e respondida entrando em contato com o departamento responsável pelo portal Publicações Cesu pelo e-mail publicacoes.cesu@cps.sp.gov.br