PROJETOS COLABORATIVOS INTERNACIONAIS (PCIs) SOB A LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE PAULO FREIRE
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Projetos Colaborativos Internacionais; ensino de língua inglesa; Paulo Freire; educação para a liberdade; relato de experiência.Resumo
Este artigo analisa a aplicação dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) no ensino de Língua Inglesa nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, à luz da epistemologia de Paulo Freire. A proposta central é investigar como tais projetos, fundamentados na abordagem COIL (Collaborative Online International Learning), podem promover uma educação que transcenda o tecnicismo, incentivando o diálogo, a autonomia e a problematização da realidade. Com base em revisão bibliográfica e relato de experiência, os autores evidenciam como os PCIs podem atuar como instrumentos de transformação educacional ao favorecer práticas pedagógicas alinhadas ao pensamento freireano. A experiência relatada demonstrou que os alunos brasileiros e indianos desenvolveram habilidades de cooperação intercultural, pensamento crítico e uso ativo da língua inglesa, elementos que contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos. Ao articular teoria e prática, o artigo mostra que é possível romper com o modelo tradicional de ensino bancário e adotar uma pedagogia libertadora, centrada na construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que os PCIs, quando orientados por uma perspectiva humanizadora, podem fomentar uma educação superior mais democrática, engajada e alinhada com a proposta freireana de formar sujeitos históricos capazes de intervir no mundo.
Referências
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Dialogicidade. In. Freire, Paulo. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. p.121-134.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 53. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 58 ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Prefácio: o sonho do professor sobre a educação libertadora. In. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Coleção educação e comunicação; v.18). p.11-25.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
PETEROSSI, Helena Gemignani. Subsídios ao estudo da Educação Profissional e Tecnológica. 2 ed. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.
SUCCI JUNIOR, Osvaldo. Projetos colaborativos internacionais na unidade de ensino superior de graduação: a evolução dos intercâmbios virtuais no Centro Paula Souza. REGIT, Fatec-Itaquaquecetuba, SP, v. 14, n. 2, p. 126-140, jul./dez 2020.