INGLÊS EM JOGO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A ELABORAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA BASEADA NA COPA DO MUNDO PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS

Autores

  • FERNANDA GOULART instituto federal de são paulo
  • Emanuelle Avelar Gomes COSTA
  • Rita de Cassia Barbirato

Palavras-chave:

Material didático para crianças; Língua inglesa; Formação continuada de professores.

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo relatar o processo de elaboração e aplicação de uma unidade temática com foco no sentido para o ensino de inglês para crianças. A unidade foi elaborada pelas autoras deste trabalho e, posteriormente, implementada em duas turmas do Ensino Fundamental I por uma professora efetiva da rede pública no interior do Estado de São Paulo. Tendo como temática central a “Copa do Mundo”, as atividades foram desenvolvidas à luz dos princípios de ensino significativo e contextualizado, com foco no sentido (Almeida Filho, 2013; 2022). Como instrumento de geração e coleta de dados, utilizamos entrevista semi-estruturada e notas de campo elaboradas pela docente da turma. Concluímos que o processo de elaboração de material didático temático é complexo e exige do elaborador, principalmente, conhecimentos teóricos sobre ensino significativo. Além disso, chegamos à compreensão de que o diálogo com o professor, após a implementação desta unidade didática, foi fundamental para que pudéssemos identificar aspectos positivos e pontos passíveis de aprimoramento. Com esta pesquisa, pretendemos colaborar com discussões acerca da produção de materiais didáticos significativos para crianças e formação continuada de professores de língua inglesa desse contexto.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 1993.

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. de. Linguística Aplicada, Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. de. Quatro Estações no Ensino de Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 1ª edição, 2012.

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. de. O Ensino de Línguas em Comunicação. Mimeo para circulação interna no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (Área de Ensino de Línguas). Brasília (DF), 2022.

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. de.; BARBIRATO, Rita de C. Ambientes Comunicativos para Aprender Língua Estrangeira. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas: Editora da Unicamp, vol. 36, p. 23-42, Jul. /Dez., 2000.

ALMEIDA FILHO José Carlos P. de.; BARBIRATO, Rita de C. Interação implicitadora e aquisição na aula de línguas. ALMEIDA FILHO, J.Carlos P. de.; BARBIRATO, Rita de C (orgs.). Interação e Aquisição na aula de língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores; São Carlos: Edufscar, p. 47-73, 2016.

BARBIRATO, Rita de C. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso. 2005. Tese de doutorado – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2005.

CAMERON, Lynne. Teaching Languages to Young Learners. Cambridge University Press, 2001.

COSTA, Emanuelle A. G. Experiências de ensinar inglês para crianças na escola pública: olhares e percepções sobre a prática do professor 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, 2020.

FREITAS, Mirelle da S. F ; BARBIRATO, Rita de C. Apontamentos da pesquisa nacional sobre o construto de abordagem. FREITAS, M. S.; ORTALE, F. L. (Orgs.). Estudos de abordagem no ensino de línguas e formação docente. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 47-69, 2020.

KRASHEN, Stephen D. Principles and practice in second language acquisition. New Jersey: Prentice Hall International, 1982.

VAN GORP, Koen; VAN DEN BRANDEN, Kris. TBLT in context: An interview with Rod Ellis. TASK Journal on Task-Based Language Teaching and Learning, v. 2(2), p. 269-285, 2022.

ROCHA, Cláudia H. Provisões para ensinar LE no ensino fundamental de 1ª a 4ª séries: dos parâmetros oficiais e objetivos dos agentes. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

RUFINO, Terezinha C. S. O lúdico na sala de aula em séries iniciais do ensino fundamental. (Especialização) Universidade Estadual da Paraíba – Guarabira, Paraíba. 2014.

SANTOS, Leandra Inês S. Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente. 2009. 274 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, SP, 2009.

XAVIER, Rosely P. Estágio supervisionado de inglês. São Paulo: Editora Contexto, 2023.

Downloads

Publicado

30/06/2025

Como Citar

GOULART, F., Avelar Gomes COSTA, E. ., & Barbirato, R. de C. . (2025). INGLÊS EM JOGO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A ELABORAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA BASEADA NA COPA DO MUNDO PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS. evista BTecLE, 9(1), 209–226. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1236

Edição

Seção

Artigos