NOVOS PARADIGMAS PARA A DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

NOVOS PARADIGMAS PARA A DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

  • SUELEN DA SILVA UNIFESP
  • Marcio Hollosi
  • Fabiana Silva de Oliveira

Palavras-chave:

Plano de Educação; Formação; Língua Brasileira de Sinais; Pedagogia.

Resumo

Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão crítica a respeito de novos paradigmas que se alinham à conscientização por intermédio da análise de um Plano Educacional Acadêmico (PEA), utilizado numa instituição particular de ensino superior, localizada na Grande São Paulo/SP, elaborado para o curso de Pedagogia, especificamente para a disciplina obrigatória de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com o intuito de promover uma formação funcional a esses futuros profissionais da educação, este artigo propõe ainda, ao final de sua análise, um modelo de PEA constituído de duas etapas, sendo elas: a primeira etapa voltada às questões socioculturais e a segunda, para Libras Instrumental. A metodologia utilizada é de abordagem epistemológica, qualitativa de caráter documental discursivo, utilizando para tal a Carta Magna, as Leis que dispõe sobre o tema, assim como Decretos e Diretrizes Educacionais que subsidiam os argumentos e dão base para a proposta de um novo modelo de PEA. Por fim, pretende-se propor uma perspectiva quanto ao preenchimento de lacunas existentes nos documentos oficiais norteadores que num futuro, bem podem ser aprimorados. 

Palavras-chave: Plano de Educação; Formação;  Língua Brasileira de Sinais; Pedagogia

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: https://acesse.one/f9qLN. Acesso em: 15 jan. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: https://acesse.one/mXu6W. Acesso em: 05 fev. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://acesse.one/Co0tx. Acesso em: 16 abr. 2023.

BRASIL, Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei 10.436, de 2002 e dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Disponível em: https://l1nk.dev/XVKbF. Acesso em: 16 abr. 2023.

BRASIL, Lei nº 14.191 de 20 de agosto de 2021, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em https://acesse.one/II3Kj. Acesso em: 6 abr. 2023.

BRASIL, Resolução CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006, DCNs Pedagogia. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (mec.gov.br). Acesso em: 18 jan. 2024.

CELANI, M.A. Ensino de línguas estrangeiras: olhando para o futuro. In: CELANI, M. A. A. (Org.). O ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. São Paulo: EDUC, 1997. p. 147-161. São Paulo (SP).

Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Educação Especial e Língua Brasileira de Sinais. – São Paulo: SME / COPED, 2019. P. 48. Disponível em: https://l1nk.dev/GpBNi.

PALMER, H. E. The principles of language study. Oxford University Press, Londres, 1964.

RAMOS, R. C. G. Instrumental no Brasil: a desconstrução de mitos e a construção do futuro. In: FREIRE, M. M.; ABRAHÃO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F. Linguística Aplicada e contemporaneidade São Paulo: ALAB; Campinas: Pontes Editores, 2005.

TRIVIÑOS, Augusto. Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

30/06/2025

Como Citar

DA SILVA, S., Hollosi, M. ., & Oliveira, F. S. de. (2025). NOVOS PARADIGMAS PARA A DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: NOVOS PARADIGMAS PARA A DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. evista BTecLE, 9(1), 248–266. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1268

Edição

Seção

Artigos