APLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DA AUTOETNOGRAFIA NO ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS
Palavras-chave:
Autoetnografia, Sustentabilidade, Ensino de inglês, Educação linguística, DecolonialidadeResumo
O presente estudo utiliza a autoetnografia para explorar práticas pedagógicas no ensino de inglês para fins específicos, ancorando-se em reflexões decoloniais, linguísticas e sustentáveis. A partir de um olhar crítico, o autor analisa sua experiência docente, destacando como práticas pedagógicas fundamentadas em um locus de enunciação reflexivo podem desafiar epistemologias coloniais e promover aprendizagens significativas. Com base em diários de campo e revisão bibliográfica, o estudo aponta que a autoetnografia permite uma análise transformadora do “fazer docente” ao integrar elementos empíricos e teóricos, demonstrando que a prática pedagógica, inspirada em valores decoloniais e sustentáveis, pode efetivamente reconfigurar a educação linguística.
Referências
ANTHONY, L. Defining English for specific purposes and the role of the ESP practitioner. Center for Language Research 1997 Annual Review, p. 115-120, 1997.
AUERBACH, E. R. Reexamining English Only in the ESL Classroom. TESOL Quarterly, v. 27, n. 1, p. 9-32, 1993.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BELCHER, D. English for Specific Purposes in Theory and Practice. University of Michigan Press, 2009.
BENESCH, S. Critical English for Academic Purposes: Theory, Politics, and Practice. Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101, 2006.
BROWNING, P.; HIGHET, K.; AZADA-PALACIOS, R.; DOUEK, T.; GONG, E. Y.; SUNYOL, A. Conspiring to decolonise language teaching and learning: reflections and reactions from a reading group. London Review of Education, v. 20, n. 1, p. 42, 2022. DOI: https://doi.org/10.14324/LRE.20.1.42.
DÁVILA, X. P.; MATURANA, H. Educação Biocêntrica: Uma Perspectiva para a Vida Sustentável. Santiago: Editorial Catalonia, 2004.
ELLIS, C.; ADAMS, T. E.; BOCHNER, A. P. Autoethnography: An overview. Forum: Qualitative Social Research, 12(1), 2011.
ELLIS, C.; BOCHNER, A. Autoethnography, Personal Narrative, Reflexivity: Researcher as Subject. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.). Handbook of Qualitative Research. 2. ed. Sage, 2000, p. 733-768.
FAIRCLOUGH, Norman. Critical Discourse Analysis: The Critical Study of Language. 2nd ed. New York: Routledge, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GROSFÓGUEL, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n.1, p. 25-49, 2016.
HASHIGUTI, S. T. Uma questão de gêneros: masculino e feminino em livros didáticos de língua inglesa como língua estrangeira. In: CORACINI, M. J.; CAVALLARI, J. S. (Orgs.). (Des)Construindo verdade(s) no/pelo material didático: discurso, identidade, ensino. Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 137-154.
_____. Podemos falar inglês? Reflexões sobre o inglês não falado no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 56, n. 1, p. 237-265, abr. 2017. DOI: 10.1590/010318135150200431.
KRENAK, A. Ideias para Adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KUMARAVADIVELU, B. The Decolonial Option in English Teaching: Can the Subaltern Act? TESOL Quarterly, v. 50, n. 1, p. 66-85, 2016.
MIGNOLO, W. On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press, 2020.
ROCHA, Cláudia Hilsdorf. Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue. DELTA, v. 35, n. 4, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460X2019350403.
SANTOS, Antonio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023.
SANTOS, S. M. A. Autoetnografia como estratégia de pesquisa. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 68, p. 701-725, 2017.
TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
WALSH, Catherine. Decolonial Pedagogies Walking and Asking. In: Decolonizing Knowledge and Power. Routledge, 2013.