DO PLANEJAMENTO À AUTORREFLEXÃO

O MODELO DE BARRY ZIMMERMAN PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM

Autores

  • Karen Cristina Giraldino Campos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Nathalia Rodrigues de Carvalho
  • Geovana Galego Gomes

Palavras-chave:

autorregulação; autoeficácia; autonomia discente, estratégias de aprendizagem.

Resumo

Na contemporaneidade, torna-se cada vez mais relevante que os estudantes compreendam os princípios que direcionam seus métodos de estudos, desenvolvendo a capacidade de monitorar, avaliar e adaptar sua própria aprendizagem para alcançar melhores resultados acadêmicos (Zimmerman, 2000). Sob essa ótica, a autorregulação da aprendizagem (Zimmerman, 2002) é um processo ativo e intencional que envolve o estabelecimento de metas, o monitoramento contínuo do progresso e o ajuste das estratégias de aprendizagem conforme a(s) necessidade(s) de cada estudante. Nesse viés, o modelo cíclico proposto por Zimmerman (2000; 2002) estrutura esse processo em três fases interdependentes, a saber: planejamento, monitoramento da execução e autorreflexão. Portanto, este artigo tem como objetivo explicar o referido modelo (Zimmerman, 2000; 2002), bem como exemplificá-lo a partir de práticas pedagógicas aplicadas em aulas de línguas estrangeiras, destacando a importância de implementar estratégias de aprendizagem que promovam a autorregulação da aprendizagem e desenvolvam competências como autonomia discente, motivação intrínseca e resiliência acadêmica.

Referências

BANDURA, Albert. Self-efficacy: The exercise of control. New York: W.H. Freeman, 1997.

BANDURA, Albert; SCHUNK, Dale H. Cultivating competence, self-efficacy, and intrinsic interest through proximal self-motivation. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 41, n. 3, p. 586–598, 1981.

BRONSON, Martha B. Self-regulation in early childhood: Nature and nurture. New York: Guilford Press, 2000.

CASIRAGHI, Bruna; BORUCHOVITCH, Evely; ALMEIDA, Leandro S. Aprendizagem e rendimento acadêmico no ensino superior: um olhar da psicologia da educação. In: ______. Ensino superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes. [S.l.]: Pedro & João Editores, 2023. p. 77–102. Disponível em: https://www.doi.org/10.51795/9786506950. Acesso em: 28 fev. 2025.

CUNHA, Rosário Serrão et al. O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 25, p. e46414, 2020.

DA SILVA, Levy Ruanderson Ferreira et al. Autorregulação da aprendizagem no ensino remoto: estudo com discentes de Ciências Contábeis durante a pandemia da Covid-19. Revista de Contabilidade da UFBA, Salvador, v. 17, n. 1, p. e2304, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcontabilidade/article/view/53697. Acesso em: 28 fev. 2025.

DE OLIVEIRA, Adriana Guimarães; DOS SANTOS, Dirceu Pereira; DA SILVA, José Augusto Ferreira. Autorregulação da aprendizagem de língua estrangeira no curso técnico em eventos: uma experiência formadora. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 50–77, 2021. DOI: 10.36524/profept.v4i3.564. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/564. Acesso em: 28 fev. 2025.

DUARTE, Newton. Educação e desenvolvimento humano: uma perspectiva histórico-cultural. Campinas: Autores Associados, 2002.

FRANCO, Bianca Vasconcelos do Evangelho; HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque;ESPINOSA, Tobias. Autorregulação acadêmica como um elemento importante da intenção de persistir: um estudo empírico com estudantes de graduação em física. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 24, e45565, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/45565. Acesso em: 8 maio 2025.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autorregulação da aprendizagem: uma análise sobre suas dimensões e o papel da escola. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

GANDA, Daniela Ribeiro; BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem, motivação e autorregulação da aprendizagem: um estudo com estudantes universitários. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 46, p. 1–10, 2018.

LOPES DA SILVA, Armando. Auto-regulação da aprendizagem: a demarcação de um campo de estudo e de intervenção. In: LOPES DA SILVA, A.; DUARTE, A. M.; SÁ, I.; VEIGA SIMÃO, A. M. (Org.). Aprendizagem auto-regulada pelo estudante: perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Editora, 2004a. p. 17–39.

LOPES DA SILVA, Armando. Estratégias para promover a autorregulação na escola. In: LOPES DA SILVA, A. et al. (Org.). Aprendizagem auto-regulada pelo estudante: perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Editora, 2004b. p. 145–168.

MACIEL-SANTOS, Aline Guilherme. Autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma proposta de intervenção colaborativa. 2024.

NOGUEIRA, João Paulo da Mata. Autorregulação da aprendizagem na formação de professores de inglês: planejamento, ação, observação e reflexão em uma sequência de aulas sobre o gênero plano de aula. 2024. 219 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Línguas Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2024.

PANADERO, Ernesto; KLUG, Julia; JÄRVELÄ, Sanna. The impact of a training program on university students’ self-regulated learning strategies. The Internet and Higher Education, [S. l.], v. 29, p. 123–131, 2015.

PEREIRA, C. M.; PIQUER-PÍRIZ, A. M.; ZVERINOVA, J. Promotion of autonomy and self-regulation in higher education students: construction of a teaching and learning module insert in the project “interdisciplinary collaborative approaches to learning and teaching”. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, [S. l.], v. 2, n. 15, p. 11–21, 2021. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0215.23262.

ROSÁRIO, Pedro; ALMEIDA, Leandro S. A autorregulação da aprendizagem na escola: da pesquisa à intervenção. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 1–10, 2005.

ROSÁRIO, Pedro. Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade. Revista Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 349–358, 2010.

SÁ, Isabel. Promover a autorregulação na aprendizagem escolar: uma perspetiva educativa. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 32, n. 3, p. 89–102, 1998.

SCHUNK, Dale H.; GREENE, Jeffrey A. Handbook of self-regulation of learning and performance. 2. ed. New York: Routledge, 2018.

SCHUNK, Dale H.; ZIMMERMAN, Barry J. Motivation and self-regulated learning: Theory, research, and applications. New York: Lawrence Erlbaum, 2008.

SILVA, Armando Lopes da et al. Aprendizagem autorregulada pelo estudante: Perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Editora, 2004.

SIMÃO, Ana Maria Veiga. Aprendizagem estratégica: uma aposta na autorregulação. Lisboa: Colibri, 2002.

TORISU, Edmilson Minoru; DE LIMA, Ediane Pereira. Autorregulação da aprendizagem matemática no ensino médio: um estudo com alunos da rede pública de Belo Horizonte. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 658–666, 2023. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/10584. Acesso em: 28 fev. 2025.

VEIGA SIMÃO, Ana Maria. Aprendizagem estratégica: uma aposta na autorregulação. Lisboa: Colibri, 2002.

VEIGA SIMÃO, Ana Maria. Autorregulação da aprendizagem e sucesso escolar. In: LOPES DA SILVA, A. et al. (Org.). Aprendizagem auto-regulada pelo estudante: perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Editora, 2004a. p. 69–90.

VEIGA SIMÃO, Ana Maria. A autorregulação da aprendizagem na formação de professores. In: BIZARRO, R.; BRAGA, J. (Org.). Formação de professores de línguas estrangeiras: reflexões, estudos e experiências. Porto: Porto Editora, 2004b. p. 192–206.

VEIGA SIMÃO, Ana Maria. A promoção da autorregulação em contextos de aprendizagem. Revista da Faculdade de Letras, v. 22, p. 131–148, 2005.

VEIGA SIMÃO, Ana Maria. Estratégias metacognitivas e motivacionais de autorregulação da aprendizagem em alunos do ensino superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 40, n. 2, p. 103–124, 2006.

ZEIDNER, Moshe; BOEKAERTS, Monique; PINTRICH, Paul R. Self-regulation: directions and challenges for future research. In: BOEKAERTS, M.; PINTRICH, P. R.; ZEIDNER, M. (Ed.). Handbook of self-regulation. San Diego: Academic Press, 2000. p. 749–768.

ZIMMERMAN, Barry J. Self-regulated learning and academic achievement: theory, research, and practice. In: SCHUNK, D. H.; ZIMMERMAN, B. J. (Ed.). Self-regulated learning and academic achievement: theory, research, and practice. New York: Springer-Verlag, 1989. p. 1–25.

ZIMMERMAN, Barry J. Self-regulated learning and academic achievement: an overview. Educational Psychologist, v. 25, n. 1, p. 3–17, 1990.

ZIMMERMAN, Barry J. Dimensions of academic self-regulation: a conceptual framework for education. In: SCHUNK, D. H.; ZIMMERMAN, B. J. (Ed.). Self-regulation of learning and performance: issues and educational applications. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1994. p. 3–21.

ZIMMERMAN, Barry J. Developing self-regulated learners: beyond achievement to self-efficacy. In: SCHUNK, D. H.; ZIMMERMAN, B. J. (Ed.). Self-regulated learning: from teaching to self-reflective practice. New York: Guilford Press, 1998. p. 1–19.

ZIMMERMAN, Barry J. Attaining self-regulation: a social cognitive perspective. In: BOEKAERTS, Monique; PINTRICH, Paul R.; ZEIDNER, Moshe (org.). Handbook of self-regulation. San Diego: Academic Press, 2000. p. 13–39.

ZIMMERMAN, Barry J. Becoming a self-regulated learner: an overview. Theory into Practice, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 64–70, 2002.

ZIMMERMAN, Barry J.; MOYLAN, Adam R. Self-regulation: where metacognition and motivation intersect. In: HACKER, Douglas J.; DUNLOSKY, John; GRAESSER, Arthur C. (org.). Handbook of metacognition in education. New York: Routledge, 2009. p. 299–315.

ZIMMERMAN, Barry J. From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive career path. Educational Psychologist, [S. l.], v. 48, n. 3, p. 135–147, 2013.

ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários: um estudo qualitativo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 25, p. e47501, 2020.

Downloads

Publicado

30/06/2025

Como Citar

Giraldino Campos, K. C., Rodrigues de Carvalho, N. ., & Galego Gomes, G. . (2025). DO PLANEJAMENTO À AUTORREFLEXÃO: O MODELO DE BARRY ZIMMERMAN PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM. evista BTecLE, 9(1), 121–139. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1262

Edição

Seção

Artigos