ENSINAR EM TEMPOS DE INCERTEZA: A REINVENÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE, DA MEDIAÇÃO E DA INSPIRAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Rosangela Queiros Manduca

Palavras-chave:

Ensino de línguas em contexto remoto, Mediação pedagógica, Ensino Inspirador, Docência de línguas

Resumo

Este artigo analisa criticamente a reinvenção da prática docente no ensino de língua inglesa no ensino superior durante o período da pandemia da Covid-19, à luz da teoria da complexidade e de referenciais da linguística aplicada crítica. Com base em autores como Vygotsky, Freire, Miccoli, Mercer, van Lier, Almeida Filho, entre outros, discute-se a docência como ação situada, afetiva e mediadora, evidenciando que o ensino remoto não constituiu mera transposição técnica, mas uma reconstrução ética e pedagógica do vínculo educativo. Abordam-se práticas como a sala de aula invertida, a avaliação formativa e a escuta sensível como caminhos para fomentar a autonomia discente, o engajamento significativo e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. A experiência docente é reconhecida como fonte legítima de saber pedagógico e como catalisadora da reflexão crítica, da criatividade e da transformação curricular. Os dados analisados indicam que a centralidade da mediação humana, da inspiração pedagógica e do vínculo afetivo foram decisivos para sustentar a aprendizagem em tempos de incerteza. Ao final, apontam-se caminhos para uma pedagogia linguística mais humanizadora, reflexiva e comprometida com a formação integral dos sujeitos.

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Publicado

30/06/2025

Como Citar

Queiros Manduca, R. (2025). ENSINAR EM TEMPOS DE INCERTEZA: A REINVENÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE, DA MEDIAÇÃO E DA INSPIRAÇÃO PEDAGÓGICA. evista BTecLE, 9(1), 140–158. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1265

Edição

Seção

ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION