BENEFÍCIOS POTENCIAIS DA ESCRITA COLABORATIVA NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CHINA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Yuxiong Zhang Instituto Politécnico de Leiria

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira; ensino de Português na China; escrita colaborativa; pragmática

Resumo

Tendo obtido um desenvolvimento notável na China nos últimos anos, o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) está a enfrentar alguns problemas na prática resultantes da estratégia didática tradicional centrada no docente e baseada na memorização e repetição, limites do professor não nativo e manuais com conteúdo cultural simplificado. De acordo com os estudos no campo, consideramos que a escrita colaborativa poderá ser uma possibilidade para promover o ensino de PLE junto dos estudantes chineses, uma vez que esta estratégia didática pode ajudar a transferir o foco para os estudantes, reproduzir o processo social e abordagem comunicativa de aprendizagem de línguas e criar uma consciência intercultural. Contudo, a sua aplicação numa situação real ainda precisará de ser estudada e avaliada, sobretudo tomando em consideração as questões de injustiça de contribuição e ausência de envolvimento que podem existir.

Referências

ÁGUA-MEL, C. O ensino do Português em Macau: Por que razão aprender só a escrever não chega? In GROSSO, M. J.; GODINHO, A. P. C. (Org.). O Português na China. Lisboa: Lidel. 2014.

AHMAD, S. Z. Cloud-Based Collaborative Writing to Develop EFL Students’ Writing Quantity and Quality. International Education Studies, v. 13, n. 3, p. 51-64, 2020. Doi: 10.5539/ies.v13n3p51

ANGELOVA, M.; ZHAO, Y. Using an online collaborative project between American and Chinese students to develop ESL teaching skills, cross-cultural awareness and language skills. Computer Assisted Language Learning, v. 29, n. 1, p. 167-185, 2016. Doi: 10.1080/09588221.2014.907320

BARBOSA, A. V. O papel da consciência (meta)linguística no ensino da língua portuguesa a alunos chineses. Letras & Letras, v. 31, n. 2, p. 111-127, 2015. Doi: 10.14393/LL62-v31n2a2015-6

BIKOWSKI, D.; VITHANAGE, R. Effects of web-based collaborative writing on individual L2 writing development. Language Learning & Technology, v. 20, n. 1, p. 79-99, 2016. Doi: 10125/44447

COFFIN, P. Implementing Collaborative Writing in EFL Classrooms: Teachers and Students’ Perspectives. LEARN Journal, v. 13, n. 1, p. 178-194, 2020.

CUMMING, A. Expertise in evaluating second language compositions. Language Testing, n. 7., p. 31-51, 1990. Doi: 10.1177/026553229000700104

DIAS, L.; VICTOR, A. Teaching and learning with mobile devices in the 2017 century digital world: benefits and challenges. European Journal of Multidisciplinary Studies, v. 2, n. 5, p. 339–344, 2017. Doi: 10.26417/ejms.v5i1.p339-344

DOBAO, A. F. Collaborative writing tasks in the L2 classroom: Comparing group, pair and individual work. Journal of Second Language Writing, v. 21, n. 1, p. 40-58, 2012. Doi: 10.1016/j.jslw.2011.12.002

DU, F. Comparing Students’ Perceptions and Their Writing Performance on Collaborative Writing: A Case Study. English Language Teaching, v. 11, n. 12, p. 131-137, 2018. Doi: 10.5539/elt.v11n12p131

ELABDALI, R. Are two heads really better than one? A meta-analysis of the L2 learning benefits of collaborative writing. Journal of Second Language Writing, n. 52, 2021. Doi: 10.1016/j.jslw.2020.100788

ELOLA, I.; OSKOZ, A. Collaborative writing: Fostering foreign language and writing convention development. Language Learning & Technology, v. 14, n. 3, p. 51-71, 2010.

ENGERER, V. P. Temporality revisited: Dynamicity issues in collaborative digital writing research. Education and Information Technologies, n. 26, p. 339-370, 2021. Doi: 10.1007/s10639-020-10262-9

FLORES, C. Português Língua Não Materna: Discutindo conceitos de uma perspetiva linguística. In GROSSO, M. J.; BIZARRO, R. Bizarro; MORREIRA M. A.; FLORES, C. (Org.). Português língua não materna: Investigação e ensino. Lisboa: Lidel, 2013. p. 35-46.

GODINHO, A. P. A aquisição da concordância de número e a sua relação com a aquisição da concordância de género: Um estudo realizado com aprendentes chineses de Português L2. In MARÇALO, M. J.; LIMA-HERNANDES, M. C.; ESTEVES, E.; FONSECA, M. C.; GONÇALVES, O.; VILELA, A. L.; SILVA, A. A. (Org.). Língua portuguesa: Ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Évora: Universidade de Évora, 2010.

GODWIN-JONES, R. Integrating Intercultural Competence into Language Learning through Technology. Language Learning & Technology, v. 17, n. 2, p. 1-11, 2013.

GONÇALVES, L. M. Uma abordagem intercultural ao ensino do Português na China continental. 10 de out. de 2016. 312 f. Tese (Doutorado em Didática de Línguas) – Universidade do Porto, Porto, 2016.

HAFOUR, M. F.; AL-RASHIDY, A. M. Storyboarding-based collaborative narratives on Google Docs: Fostering EFL learners’ writing fluency, syntactic complexity, and overall performance. The JALT CALL Journal, v. 16, n. 3, p. 123-145, 2020. Doi: 10.29140/jaltcall.v16n3.393

KESSLER, G. Collaborative Language Learning in Co-constructed Participatory Culture. CALICO Journal, v. 30, n. 3, p. 307-322, 2013. Doi: 10.11139/cj.30.3.307

KESSLER, G.; BIKOWSKI, D.; BOGGS, J. Collaborative writing among second language learners in academic web-based projects. Language Learning & Technology, v. 16, n. 1, p. 91-109, 2012. Doi: 10125/44276

LEI, L.; LIU, D. Research trends in applied linguistics from 2005 to 2016: A bibliometric analysis and its implications. Applied Linguistics, v. 40, n. 3, p. 540–561, 2019. Doi: 10.1093/applin/amy003

LÓPEZ-PELLISA, T.; ROTGER, N.; RODRÍGUEZ-GALLEGO, F. Collaborative writing at work: Peer feedback in a blended learning environment. Education and Information Technologies, n. 26, p. 1293-1310, 2021. Doi: 10.1007/s10639-020-10312-2

LUSA. China distingue três licenciaturas em língua portuguesa como de "primeira classe". Observado, Mar. 2021. Disponível em: <https://observador.pt/2021/03/22/china-distingue-tres-licenciaturas-em-lingua-portuguesa-como-de-primeira-classe/>. Acesso em: 27 de jan. 2023

MARTÍNEZ-CARRASCO, R. Social media in L2 education: exploring on-line collaborative writing in EFL settings. In ROSELL-AGUILAR, F.; BEAVEN, T.; FUERTES GUTIÉRREZ, M. (Org.). Innovative language teaching and learning at university: integrating informal learning into formal language education. Research-publishing.net, 2018. p. 17-26. Doi: 10.14705/rpnet.2018.22.772

MENDES, E., & OLIVEIRA, G. M. Uma língua de ouro? Perspectivas políticolinguísticas para o ensino e a formação de professores de PLE na China. In YAN, Q; ALBUQUERQUE, F. L. (Org.), O ensino do português na China: parâmetros e perspectivas. Natal, RN: EDUFRN, 2019. p. 97-140. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27607/4/O%20ensino%20do%20portugu%c3%aas%20na%20China.pdf>. Acesso em: 27 de jan. 2023

MINOIA, M. Intercultural competence in the language classroom. In GORIA, C.; GUETTA, L.; HUGHES, N.; REISENLEUTNER, S.; SPEICHER, O.; MINOIA, M. (Org.). Professional competencies in language learning and teaching. Research-publishing.net, 2019. p. 89-98. Doi: 10.14705/rpnet.2019.34.918

ÖZDEMIR, O. A Case Study Regarding the Comparison of Collaborative Writing in Digital and Face-to-Face Environments. International Journal of Psychology and Educational Studies, v. 8, n. 2, p. 246-258, 2021. Doi: 10.52380/ijpes.2021.8.2.425

PISSARA, R. A. (2014). O ensino do Português na China: Relato de uma experiência. In GROSSO, M. J.; GODINHO, A. P. C. (Org.). O Português na China. Lisboa: Lidel. 2014.

SAADAT, M.; ALAVI, S. Z. Variability in Peer-peer Scaffolding during Writing Tasks in L2 English. Iranian Journal of Language Teaching Research, v. 8, n. 3, p. 99-120, 2020. Doi: 10.30466/ijltr.2020.120936

STORCH, N. Collaborative writing in L2 classrooms. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2013. Doi: 10.21832/9781847699954

STORCH, N. Collaborative writing in L2 contexts: process, outcomes, and future directions. Annual Review of Applied Linguistics, n. 31, p. 275 -288, 2011. Doi: 10.1017/S0267190511000079

STORCH, N. Collaborative writing: Product, process, and students’ reflections. Journal of Second Language Writing, v. 14, n. 3, p. 153-173, 2005. Doi: 10.1016/j.jslw.2005.05.002.

TENG, M. F.; HUANG, J. The effects of incorporating metacognitive strategies instruction into collaborative writing on writing complexity, accuracy, and fluency. Asia Pacific Journal of Education, p. 1-20, 2021. Doi: 10.1080/02188791.2021.1982675

VYGOTSKY, L. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

YE, Z. Algumas considerações sobre a expansão do ensino da língua portuguesa na China. In GROSSO, M. J.; GODINHO, A. P. C. (Org.). O Português na China. Lisboa: Lidel. 2014.

YI, L. (2009). Investigating role-play implementation: A multiple case study on Chinese EFL teachers using role-play in their secondary classrooms. 2019. 282 f. Tese (Doctor of Philosophy) - University of Windsor, Windsor, 2009.

ZENOUZAGH, Z. M Syntactic complexity in individual, collaborative and E-collaborative EFL writing: mediating role of writing modality, L1 and sustained development in focus. Educational Technology Research and Development, n. 68, p. 2939–2970, 2020. Doi:10.1007/s11423-020-09818-w

ZHAI, M. Collaborative writing in a Chinese as a foreign language classroom: Learners’ perceptions and motivations. Journal of Second Language Writing, n. 53, p. 1-12, 2021. Doi: 10.1016/j.jslw.2021.100836

ZHANG, M.; CRAWFORD, W. J. Attention to form in collaborative writing: language-related episodes in L1 and L2 use conditions. Language Awareness, p. 1-19, 2021. Doi: 10.1080/09658416.2021.1998087

ZHANG, M.; GIBBONS, J.; LI, M. Computer-mediated collaborative writing in L2 classrooms: A systematic review. Journal of Second Language Writing, n. 54, 2021. Doi: 10.1016/j.jslw.2021.100854.

Downloads

Publicado

30/06/2023

Como Citar

Zhang, Y. (2023). BENEFÍCIOS POTENCIAIS DA ESCRITA COLABORATIVA NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CHINA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA. evista BTecLE, 7(1), 055–065. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1106

Edição

Seção

Artigos