AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA POR LEITURA DE FANFICTION ONLINE
Palavras-chave:
fandom, ; fanfiction, aquisição de língua inglesa, aquisição de língua online, compreensão de leituraResumo
Resumo: Chamamos de fanfiction as obras e textos criados de fãs para fãs. Esse estudo busca definir as crenças e hábitos dos leitores de fanfiction online e sua relação com o Inglês como segunda língua. Exploramos as influências linguísticas de motivação e o filtro afetivo (DÖRNYEI, 1998; GARDNER, 1991; KRASHEN, 1982) na aquisição informal de língua, enquanto também apontamos o conceito de compreensão de leitura nesse contexto (KRASHEN; BLAND, 2014). Construímos um breve histórico da fanfiction como gênero (COPPA, 2006) e suas características (BLACK, 2006; TOSENBERGER, 2014) justificando a importância do gênero no desenvolvimento linguístico. O instrumento escolhido para a pesquisa foi um questionário, compartilhado em redes sociais, alcançando mais de 100 respostas de uma diversidade de participantes internacionais. Com tais respostas, os hábitos dos leitores de fanfiction e seu engajamentos com a segunda língua foram investigados para encontrarmos a forma utilizada pelos leitores para adquirir a língua. Descobrimos que nossos participantes buscavam o conteúdo das fanfictions, e não a língua, sendo que eles notaram desenvolvimento em seu uso da língua em contextos informais, além de melhorias em seu vocabulário e habilidades escritas em geral.
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