AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA POR LEITURA DE FANFICTION ONLINE

Autores

  • Daniele Ione Schneiders Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Andressa Brawerman Albini Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

fandom, ; fanfiction, aquisição de língua inglesa, aquisição de língua online, compreensão de leitura

Resumo

Resumo: Chamamos de fanfiction as obras e textos criados de fãs para fãs. Esse estudo busca definir as crenças e hábitos dos leitores de fanfiction online e sua relação com o Inglês como segunda língua. Exploramos as influências linguísticas de motivação e o filtro afetivo (DÖRNYEI, 1998; GARDNER, 1991; KRASHEN, 1982) na aquisição informal de língua, enquanto também apontamos o conceito de compreensão de leitura nesse contexto (KRASHEN; BLAND, 2014). Construímos um breve histórico da fanfiction como gênero (COPPA, 2006) e suas características (BLACK, 2006; TOSENBERGER, 2014) justificando a importância do gênero no desenvolvimento linguístico. O instrumento escolhido para a pesquisa foi um questionário, compartilhado em redes sociais, alcançando mais de 100 respostas de uma diversidade de participantes internacionais. Com tais respostas, os hábitos dos leitores de fanfiction e seu engajamentos com a segunda língua foram investigados para encontrarmos a forma utilizada pelos leitores para adquirir a língua. Descobrimos que nossos participantes buscavam o conteúdo das fanfictions, e não a língua, sendo que eles notaram desenvolvimento em seu uso da língua em contextos informais, além de melhorias em seu vocabulário e habilidades escritas em geral.

 

Referências

REFERENCES

AEBERSOLD, J.A.; M. L. FIELD. From Reader to Reading Teacher. Issues and strategies for second language classrooms. Cambridge: CUP, 1997.

ANDERSON, N. J. Reading instruction. The Cambridge guide to pedagogy and practice in second language teaching. Cambridge, 2009. p. 218-225.

ANDERSON, N. J. Developing engaged second language readers. In: CELCE-MURCIA, Marianne; BRINTON, Donna M.; SNOW, Marguerite Ann (Eds.). Teaching English as a second or foreign language. Boston: National Geographic Learning, 2014. p. 170-185.

ARTIERI, G. B. Productive Publics and Transmedia Participation. Participations, V. 9, N. 2, 2012. p. 448–468.

BLACK, R. Access and Affiliation: The Literacy and Composition Practices of English-Language Learners in an Online Fanfiction Community. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 49(2), 118–128. 2005. doi:10.1598/jaal.49.2.4

BLACK, R. Language, Culture, and Identity in Online Fanfiction. E-learning, California, V. 3, N. 2, p. 170-184, 2006. Disponível em: 10.2304/elea.2006.3.2.170. Acesso em: 12/10/2020.

COPPA, F. A Brief History of Media Fandom. In: HELLEKSON,Karen; BUSSE, Kristina. Fan Fiction and Fan Communities in the Age of the Internet. North Carolina: McFarland & Company, 2006. p. 41 - 59.

CRYSTAL. D. English as a Global Language. Cambridge: CUP, 2003

DÖRNYEI, Z. Motivation in second and foreign language learning. Cambridge: CUP, 1998.

FATHALLAH, J. M. Fanfiction and the Author: How Fanfic Changes Popular Cultural Texts. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2017.

GARDNER, H. E. The unschooled mind. Basic books, 1991.

GODWIN-JONES, R. Chasing the butterfly effect: Informal language learning online as a complex system. Language Learning & Technology, Volume 22(2), p. 8–27. 2018. https://doi.org/10125/44643

JENKINS, H. Textual Poachers: television, fans, and participatory culture. New York: Routledge, 1992.

JENKINS, J. English as a Lingua Franca: Attitude and Identity. Oxford: OUP, 2007.

KRASHEN, S. Second Language Acquisition. Second Language Learning. v. 3, n. 7, p. 19-39, 1981.

KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. California: Pergamon Press Inc., 1982.

KRASHEN, S. The Compelling (not just interesting) Input Hypothesis. The English Connection. KOTESOL, Volume 15, Number 3, 2011. Disponível em: <http://www.koreatesol.org/sites/default/files/pdf_publications/TECv15n3-11Autumn.pdf>.

KRASHEN, S; BLAND, J. Compelling Comprehensible Input, Academic Language and School Libraries. CLELE Journal, 2014.

MIRMOHAMADI, K. The Digital Afterlives of Jane Austen: Janeites at the Keyboard. Australia: Palgrave Macmillan, 2014.

Obsession_inc. “Affirmational Fandom vs. Transformational Fandom.” Dreamwidth. Dreamwidth.org, 1 June 2009. 6 July 2011.

STEBBINS, R. A. What is Exploration. In: Exploratory research in the social sciences. Thousand Oaks: Sage Publications. 2011.

TAN J.; BRAZIL, A.; NIETO J. P.; DE JESUS R. Romance Fanfiction Analysis: An Adversary or A Benefit in Teaching Literature?. Bocaue. 2017.

TOIVAKKA, J. “I started reading even though I didn’t understand much”: The significance of reading and writing fanfiction in extracurricular language learning. Finland: University of Jyväskylä. 2018.

TOMITCH, L. M. B. Aquisição de Leitura em Língua Inglesa. In: LIMA, D. C. de. Ensino e Aprendizagem em Língua Inglesa: conversas com especialistas. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 190-201.

TOSENBERGER, Catherine (2014). Mature Poets Steal: Children’s Literature and the Unpublishability of Fanfiction. Children’s Literature Association Quarterly, 39(1), 4–27. doi:10.1353/chq.2014.0010

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Schneiders, D. I., & Brawerman Albini, A. . (2023). AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA POR LEITURA DE FANFICTION ONLINE. evista BTecLE, 7(2), 063–084. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1156

Edição

Seção

Artigos