APONTAMENTOS SOBRE A NOÇÃO DE ASSUJEITAMENTO DO DISCURSO NA ANÁLISE DE DISCURSO PECHEUTIANA
Palavras-chave:
ideologia, assujeitamento, discursoResumo
A noção de assujeitamento tem sido alvo de muitos questionamentos dentro das teorias do discurso. Neste trabalho, faço reflexões sobre a noção de assujeitamento em Pêcheux, mostrando a influência das noções de interpelação e ideologia provenientes da obra de Althusser (1970). Como resultado, mostro que a noção de assujeitamento não corresponde à ideia de sujeito passivo, difundida por algumas teorias críticas da Análise de discurso de Michel Pêcheux, mas corresponde antes de tudo à noção de sujeito constituído ideologicamente, que é marcado por determinações históricas e ocupa uma posição no dizer.
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1970.
ALVAREZ, Palmira. CASTRO, Geórgia. Gotas d’ histórias: rompendo o silêncio da memória. In: ALVAREZ, Palmira; FERREIRA, Geóriga Machado. Discurso, memória e história. São Paulo: Pontes, 2023. p. 95-110.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
ORLANDI, Eni P. A questão do assujeitamento: um caso de determinação histórica. Comciência. Campinas: LABJOR-UNICAMP, n. 89, jul. 2007. Disponível em: <http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=26&id=… >;. Acesso em 30 mar. 2018.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 2009.