REFLETINDO POSSIBILIDADES PARA A SALA DE AULA DO INTERIOR DO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
REFLECTING POSSIBILITIES FOR THE CLASSROOM IN THE INTERIOR OF AMAZONAS: AN EXPERIENCE REPORT FROM A TEACHER TRAINING COURSE
Palavras-chave:
Formação de professores; Reflexões; Possibilidades; Interior do Amazonas.Resumo
Este relato de experiência tem por objetivo descrever reflexões originadas durante uma Formação de professores de línguas e de outras componentes curriculares, realizada em Coari, no interior do Amazonas. Trata-se de um estudo qualitativo, inserido na Linguística Aplicada. Como método foi adotado foi o estudo de caso descritivo, realizado com vinte e dois professores, sendo dez da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM), dez professores da Secretaria de Estado de Educação do Município de Coari/AM (SEMED) e duas professoras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os dados foram gerados a partir de diário de campo e de um questionário de satisfação aplicado com os participantes e eles apontaram para a necessidade de formação continuada no interior do estado, para a necessidade de um formato de formação que dê voz aos participantes e para o interesse dos professores em formações envolvendo os assuntos tratados.
Referências
CELANI. M. A. A (Org). Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
Conselho Nacional de Saúde. RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016. Disponível em: < https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf>. Acesso em: 30 de fev. 2024.
CHIMENTÃO, L. K. O Significado da formação continuada docente. In: congresso norte paranaense de educação física escolar, 4, Londrina.
DARLING-HAMMOND, L. A importância da formação docente. Cadernos Cenpec| Nova série, v. 4, n. 2, 2015.
FERREIRA, W. B. Inclusão X exclusão no Brasil: reflexões sobre a formação docente dez anos após Salamanca. In: RODRIGUES, David (Org.) Inclusão e Educação: Doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p. 212-238. Anais. Londrina: UEL, 2009.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011 (Coleção questões da nossa época; v.14).
LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.
Libâneo, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia, Alternativa, 2004.
MONTEIRO, M. F. C. Discurso, identidade e agentividade de professores de L2 no PARFOR/AM: um estudo à luz do Letramento Crítico (LC). 2014. 222 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
OLIVEIRA, T. F. et al. A influência da formação docente no desempenho escolar. In: Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar (ISSN-2527-2500) & Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar. 2018.
PAZ, F. E. S. M et al. Formação continuada do docente do ensino superior. Multidebates, v. 3, n. 1, p. 131-146, 2019.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.