GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFSP AVARÉ

Autores

  • Maressa de Freitas VIEIRA IFSP, Avaré, Brasil
  • Elaine Aparecida Campideli HOYOS IFSP, Avaré, Brasil

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino de gramática, Ensino de língua espanhola, Ensino de língua portuguesa

Resumo

Na busca de uma prática de ensino de línguas produtiva, em 2017, foram desenvolvidos dois projetos de extensão no IFSP-Avaré destinados a alunos do ensino médio do município e região: o “SOS Gramática”, centrado no português, e o “Abanico”, no espanhol. Os objetivos iniciais foram os de reelaborar os ensinos prescritivos e descritivos das línguas em questão por meio da “gamificação”, de desmistificar as falsas dificuldades e de ensinar a importância do conhecimento gramatical. Os projetos contaram com o auxílio de bolsistas graduandos de Letras que foram levados a refletirem sobre o ensino da gramática e suas implicações. Como resultados, houve uma notável melhora na convivência dos participantes ao realizarem tarefas em equipe, uma interação de discentes de diferentes turmas, o aperfeiçoamento linguístico nos idiomas abordados e a consequente formação de um cidadão crítico, reflexivo e comunicativo. 

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Publicado

19/12/2018

Como Citar

VIEIRA, M. de F. ., & HOYOS, E. A. C. . (2018). GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFSP AVARÉ . evista BTecLE, 2(2), 110–123. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/138

Edição

Seção

Artigos