A MULTIMODALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAL E IMAGÉTICA DAS TAREFAS III DO EXAME DE PROFICIÊNCIA EM PORTUGUÊS – CELPE-BRAS

Autores

  • Janaína de Aquino FERRAZ Universidade de Brasília, Brasília, Brasil
  • Raissa Marques de AZEVEDO Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Palavras-chave:

Celpe-Bras, Multimodalidade, Proficiência

Resumo

Este artigo visa a examinar as representações imagética e social nas tarefas III do Celpe-Bras aplicadas em 2013/1 e 2015/2 utilizando a pesquisa qualitativa como método norteador da investigação, pois se baseia na observação e interpretação das provas com o objetivo de estudar sobre como o exame de proficiência em Português – Celpe-Bras lida e repassa para os candidatos questões sociais brasileiras e imagéticas. Tendo sido feito a pesquisa com textos imagéticos e escritos embasados pela análise crítica e multimodal dos autores Kress (2001), Vieira (2010), Ferraz (2011) e Ramos (2007), os resultados obtidos atestaram para o fato de que as provas analisadas buscaram provocar a reflexão a respeito do crescimento positivo profissional das mulheres brasileiras. Esse resultado respondeu aos questionamentos que motivaram a pesquisa como o motivo pelo qual os textos editoriais foram utilizados, tendo em vista o seu poder de convencimento e como as mulheres foram representadas nas imagens. 

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Imagens das tarefas III das provas de 2013-1 e 2015-2 – Disponíveis em:

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Publicado

16/12/2019

Como Citar

FERRAZ, J. de A. ., & AZEVEDO, R. M. de . (2019). A MULTIMODALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAL E IMAGÉTICA DAS TAREFAS III DO EXAME DE PROFICIÊNCIA EM PORTUGUÊS – CELPE-BRAS . evista BTecLE, 3(2), 002–011. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/194

Edição

Seção

Artigos