GAMIFICAÇÃO: O USO DO QR CODE E CELULAR NUMA PROPOSTA COM PROFESSORES

Autores

  • Uéverson Mendes OLIVEIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Brasil

Palavras-chave:

Gamificação, QR Code, Formação de professores, Dispositivo móvel

Resumo

o presente artigo objetivou verificar a aceitação da aplicação de atividade gamificada no ambiente escolar quando essa aplicação não obedece a configuração Professor x Estudantes, e sim Professor x Professores.  A pesquisa foi idealizada ao verificar que pouca formação para lidar com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) dentro da escola era um empecilho para realização de algumas atividades. A proposta foi aplicada numa escola estadual da rede pública de ensino com um total de quinze profissionais docentes, dividido por cores e em três grupos. Os resultados apontam para o pouco conhecimento, por parte dos professores, sobre o conceito emergente de gamificação e o seu forte potencial didático e pedagógico para o trabalho dentro das salas de aulas e da tecnologia QR Code – código de reposta rápida -, com forte manifestação da vontade de entender, participar e interagir com a proposta.

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Publicado

09/07/2021

Como Citar

OLIVEIRA, U. M. . (2021). GAMIFICAÇÃO: O USO DO QR CODE E CELULAR NUMA PROPOSTA COM PROFESSORES . evista BTecLE, 4(1), 161–175. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/206

Edição

Seção

Artigos