ENSINAR PARA A PROVA OU ENSINAR PARA A VIDA: UMA ANÁLISE DO EFEITO RETROATIVO NO ENSINO DO INGLÊS PARA AVIAÇÃO

Autores

  • Malila Carvalho de Almeida PRADO Fujian University of Technology, Fuzhou, China

Palavras-chave:

Inglês para aviação, Efeito retroativo, Treinamento para prova, SDEA

Resumo

Dez anos após o desenvolvimento e a implementação do SDEA, exame de inglês para pilotos civis, é importante buscar um panorama do efeito retroativo dessa especialidade de língua. No ensino, as consequências de uma prova podem ser positivas, se afetarem as atitudes do professor na sala de aula, ou negativas, se culminarem no estreitamento do conteúdo a meros ensaios da prova. Neste artigo, propomos avaliar um recorte do mercado de inglês para aviação no Brasil em materiais disponibilizados em sítios eletrônicos para o público a que se destina: pilotos civis. Para esta investigação, partimos de uma lista ofertada no sítio da ANAC com 23 instituições que ministram cursos de inglês para aviação. Após analisarmos os materiais divulgados pelas instituições, verificamos enfoque excessivo nos itens do SDEA em detrimento da Escala de Proficiência Linguística da OACI. Concluímos este artigo com sugestões de reflexão para a melhoria do ensino no mercado brasileiro.

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Publicado

21/12/2020

Como Citar

PRADO, M. C. de A. . (2020). ENSINAR PARA A PROVA OU ENSINAR PARA A VIDA: UMA ANÁLISE DO EFEITO RETROATIVO NO ENSINO DO INGLÊS PARA AVIAÇÃO . evista BTecLE, 4(1), 473–484. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/213

Edição

Seção

Artigos