v. 1, n. 1 (2021)

Revista CBTecLE Nº 1 2021 (línguas na Formação Técnica e Tecnológica)

A Revista CBTecLE, desde a sua primeira edição, em 2017, vem fomentando pesquisas e discussões acerca do ensino de línguas em instituições de ensino nacionais e se consolidando como um importante canal de comunicação com a comunidade escolar.

 

Em cada edição, disponibilizamos um importante espaço para que docentes de línguas possam compartilhar os seus trabalhos retratando, assim, um panorama atualizado sobre o desenvolvimento do ensino de línguas no Brasil.

 

Esta edição, que além do volume dedicado tradicionalmente dedicado à publicação de docentes e pesquisadores, traz também um volume especial com 15 trabalhos inéditos, frutos das ações direcionadas à formação contínua dos professores de inglês da rede pública, que vem sendo desenvolvidas há anos pela Associação Cultura Inglesa São Paulo.

 

Em 2019, dando sequência ao projeto elaborado pela Profa. Dra. Maria Antonieta Alba Celani, até então sediado na PUC-SP, a Faculdade Cultura Inglesa passou a oferecer a Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa para a Educação Básica, aos professores da Rede Pública que atuam no Estado de São Paulo.


Nos últimos 3 anos, foi possível observar que a maioria dos profissionais da rede pública, lá atuam por escolha própria, movidos pelo ativismo de melhorar a educação básica e ensinar a todos que lá estão. Para que possam exercer o seu ofício docente com mais qualidade só precisam de oportunidades para estudar, refletir, trocar experiências, aprender e, como em um ciclo, ensinar e encantar.

Os artigos desta edição são fruto desse ciclo e reforçam a ideia de que muitos dos professores que atuam no contexto da escola pública amam o trabalho que desenvolvem, refletem sobre sua prática docente e são - e estão - ávidos pela construção conjunta de conhecimento de seus alunos.

 

Os artigos publicados nesta edição são o resultado do intenso trabalho iniciado ‘nas aulas da pós’ por meio de profundas reflexões que, com esta publicação, transcendem os muros da instituição chegando a cada um de vocês.


Para a equipe editorial da Revista CBTecLE, bem como para os membros da Faculdade Cultura Inglesa e todos os autores envolvidos na produção deste número da revista, é uma grande satisfação poder compartilhar isso com todos os leitores, porque, afinal de contas, aprendizagem boa é aprendizagem que se leva adiante.

 

Profª Me. Mariane Teixeira

Coordenação de Línguas das Fatecs

 

Prof. Dr. Marcos Cesar Polifemi

Faculdade Cultura Inglesa

 

 

Sumário

Amaury Flávio Silva
PDF
2 - 15
Juliana de Castro Moreira da Silva
PDF
16 - 29
Juliana de Castro Moreira da Silva, Marcia Ferreira Schlemper, Patricia Gimenez Camargo
PDF
30 - 40
Thais Lari Braga Cilli, Cassia Leticia Carrara Domiciano
PDF
41 - 58
Fabiana Ignácio, Rodrigo Avella Ramirez, Rosália Maria Netto Prados, Alice Turibio Narita
PDF
59 - 70
Fabio Fernandes Madeira
PDF
71 - 82
Thiago Barbosa Soares
PDF
83 - 106
Simone Cristina Mussio, Thaís Inagaki Andrade, Ana Laura Minutti
PDF
107 - 119
Narjara Ferreira Mitsuoka
PDF
120 - 137
Giulia Mainardi Dornelles, Aline Pacheco
PDF
138 - 158