Da descrição ao relatório de vistoria: uma proposta didática

Autores

  • Rodrigo da Silva Lima Centro Paula Souza

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Educação profissional, Relatório

Resumo

Esta narrativa tem por objetivo relatar, dentro de uma perspectiva sociointeracionista, uma experiência a partir da metodologia em Sequência Didática (SD) proposta por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) para o ensino de Relatório de Vistoria no contexto da Construção Civil dentro da Educação Profissional Tecnológica (EPT). A presente experiência foi realizada com duas turmas de nível técnico do curso de Edificações. Após aulas de tipologia textual e descrição técnica, começa a apresentação inicial, dentro da própria escola, de escolher um local para descrever o que observavam para produzir um Relatório de Vistoria a partir da leitura de modelos do mesmo gênero textual da norma da ABNT 9050 sobre acessibilidade. Os alunos apresentaram durante a proposta uma escrita adequada e coerente com os gêneros que circula na esfera profissional, uma vez que foram avaliados tanto pelo critério da qualidade da descrição quanto pela correta interpretação da norma técnica e a sua correlação com o conteúdo apresentado no gênero textual.

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Publicado

20/12/2017

Como Citar

Lima, R. da S. . (2017). Da descrição ao relatório de vistoria: uma proposta didática . evista BTecLE, 1(2), 047–062. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1052

Edição

Seção

Artigos