PROFISSÃO PROFESSOR: UMA REFLEXÃO ACERCA DE PERTENCIMENTO E IDENTIDADE

Autores

  • Elizabete Carolina Tenorio Calderon

Palavras-chave:

Docência, Contradições, Profissão

Resumo

Compreender e intervir a favor de uma melhor atuação docente no Brasil remete às múltiplas atividades realizadas pelos profissionais da docência. Desse modo, se faz necessária uma reflexão sobre o pertencimento e identidade desse professor em relação a sua profissão. Essa reflexão será apresentada por meio de uma linha de pensamento que se pautará no embasamento de Bernard Charlot, António Nóvoa, Ilma Passos Veiga e Maria Isabel da Cunha. Por ser uma profissão atrelada a um importante eixo social - a educação - a docência vive inúmeras contradições atreladas às funções docentes. Estas contradições estão estritamente relacionadas à identidade e ao pertencimento do docente à sua profissão. Compreender melhor tal problemática é também compreender o contexto que circunscreve as contradições do professor. 

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Publicado

20/12/2017

Como Citar

Calderon, E. C. T. . (2017). PROFISSÃO PROFESSOR: UMA REFLEXÃO ACERCA DE PERTENCIMENTO E IDENTIDADE . evista BTecLE, 1(2), 171–183. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1060

Edição

Seção

Artigos