A FUTURA AGENDA DA INTERNACIONALIZAÇÃO: A PASSAGEM DE UM PARADIGMA OCIDENTAL PARA UM PROCESSO GLOBAL

THE FUTURE AGENDA OF INTERNATIONALIZATION: THE TRANSITION FROM A WESTERN PARADIGM TO A GLOBAL PROCESS

Autores

  • José Marcelo Freitas de Luna PPGE Univali
  • Juiana Fagundes Jacinto

Palavras-chave:

Internacionalização do Currículo; Educação Básica.

Resumo

O tema da internacionalização do currículo advém daquilo que há muito tempo se discute, teórica e metodologicamente, para o currículo da Educação Superior e busca responder à pergunta que o objetiva: de que forma pode se dar a agenda da internacionalização na passagem de um paradigma? Para isto, tomou-se como referência o conceito e as práticas, os princípios e fundamentos da internacionalização no Ensino Superior, o conceito de internacionalização na Educação Básica, no intuito de discutir a proposição de uma internacionalização para o currículo da Educação Básica. A metodologia aplicada é bibliográfica. A análise dos contextos do Ensino Superior e da Educação permite identificar estratégias de internacionalização como forma de demonstrar que estas podem ser realinhadas e aplicadas adequadamente, em todos os níveis de ensino da Educação Básica e na mudança de paradigma. O aporte teórico que subsidia este artigo são: Jacinto (2022); Thiesen (2018, 2019).

Referências

JACINTO, J. F. Internacionalização do Currículo: uma proposta para a Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, p. 91. 2022.

THIESEN, J. da S. Quem girou as chaves da internacionalização dos currículos na educação básica? Educ. rev., Belo Horizonte. v.34, 2018. Disponível em: http://www.scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100182&Ing=pt&nrm=iso Acesso em 04/jun/2021

THIESEN, J. da S. Thiesen. Estratégias de Internacionalização da Educação Básica e do Currículo: das universidades aos territórios da Educação Básica [Strategies for the internationalization of Education and Curriculum: From universities to territories of basic Education]. Educ. Policy Anal. Arch, v.27, p.58, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333403919_Estrategias_de_internacionalizacao_da_educacao_e_do_curriculo_Das_universidades_aos_territorios_da_Educacao_Basica Acesso em: 03/nov/2021.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

Freitas de Luna, J. M., & Jacinto, J. F. (2022). A FUTURA AGENDA DA INTERNACIONALIZAÇÃO: A PASSAGEM DE UM PARADIGMA OCIDENTAL PARA UM PROCESSO GLOBAL: THE FUTURE AGENDA OF INTERNATIONALIZATION: THE TRANSITION FROM A WESTERN PARADIGM TO A GLOBAL PROCESS. evista BTecLE, 6(2), 15–22. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1074

Edição

Seção

POLÍTICAS NACIONAIS/REGIONAIS