EXPLORANDO A NOÇÃO DE QUALIDADE EM UM INTERCÂMBIO VIRTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
EXPLORING THE NOTION OF QUALITY IN VIRTUAL EXCHANGE: AN EXPERIENCE REPORT
Palavras-chave:
Projetos Colaborativos Internacionais, Collaborative Online International Learning, COIL, Internacionalização em CasaResumo
Este trabalho evidencia a importância dos Projetos Colaborativos Internacionais (Intercâmbios Virtuais/COIL) ao integrarem competências linguísticas, interculturais, digitais e de trabalho em equipe. Trata-se de um relato de experiência sobre um Projeto Colaborativo Internacional realizado no primeiro semestre de 2022 entre as Fatecs Ipiranga, Praia Grande, Pindamonhangaba e Ribeirão Preto e uma instituição latino-americana. O projeto abordou turismo e inovação, cabendo aos estudantes brasileiros realizarem pesquisas secundárias para oferecer soluções aos problemas levantados pelos parceiros. Para avaliar os resultados, os autores utilizaram a ferramenta de gestão de projetos GDD (good, difficult, different) em grupos focais entre os docentes-autores e com seus estudantes. Os resultados apontam para uma necessidade de definição clara dos objetivos de aprendizagem associados ao Projeto Colaborativo Internacional, bem como o engajamento de todos os envolvidos nesse processo. A percepção dos alunos é positiva, pois declaram intenção em participar de novos projetos.
Referências
DE CASTRO, A.C.; CERVERÓ, A. Recursos digitales en la formación de maestros y maestras: los intercambios virtuales. REIDOCREA, Granada, v.8, n.2, p.61-74, 2019. Disponível em: https://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/58499/8.2-5.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 ago.2022.
MANICKAM, D. Leadership is a privilege. Don´t take it for granted. Medium, [s.l.], 30 out.2018. Disponível em: https://divmanickam.medium.com/leadership-is-a-privilege-dont-take-it-for-granted-884b65bd2bb2. Acesso em: 13 ago. 2022.
MANICKAM, D. The role of feedback in leadership. Forbes, Jersey City, 10 jun. 2019. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2019/06/10/the-role-of-feedback-in-leadership/?sh=132c9f061942. Acesso em: 13 ago. 2022.
MINUTTI, A. L.; MUSSIO, S. C..; ANDRADE, T. I. de. O intercâmbio virtual como meio de aquisição de conhecimentos profissionais e culturais: sugestões de parcerias para a aprendizagem do espanhol em cursos de logística. Revista CBTecLE, v.1, n.1, , p. 107–119, jul.2021. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/CBTecLE/article/view/343. Acesso em: 16 set. 2022.
PATRÍCIO, P. S. Aprendizagem em equipes sobre perspectivas do Endomarketing: desafio team based learning (TBL). Fórum de Metodologias Ativas, São Paulo, SP, v.2, n.1, p.59-65, out.-nov. 2019.
PATRÍCIO, P.S.; SUCCI JUNIOR, O.; GRITTI, N.H.S. Projetos Colaborativos Internacionais: formando profissionais de excelência em âmbito global. In: Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, Itaquaquecetuba, 2021. Anais [...] Itaquaquecetuba, Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, p.1-5.
SUCCI JUNIOR, O. Projetos Colaborativos Internacionais na Unidade Superior de Graduação: a evolução dos intercâmbios virtuais no Centro Paula Souza. REGIT: Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia, Itaquaquecetuba, v.14, n.2, p. 126-140, jul-dez. 2020. Disponível em: http://www.revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT14-D9. Acesso em: 16 set. 2022.