DO ENSINO DA LÍNGUA DE HERANÇA À FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA: O CASO DO ITALIANO EM PEDRINHAS PAULISTA
FROM THE TEACHING OF THE HERITAGE LANGUAGE TO THE FORMATION OF A COMMUNITY OF PRACTICE: THE CASE OF ITALIAN IN PEDRINHAS PAULISTA
Palavras-chave:
Comunidade de prática; Língua de herança; Pedrinhas Paulista; Cultura de Herança; Língua Italiana.Resumo
Pedrinhas Paulista é uma ex-colônia fundada em 1952 resultante das últimas ondas de imigração italiana para o Brasil. Localiza-se no sudoeste do Estado de São Paulo, próxima ao Rio Paranapanema e à cidade de Assis. Devido à sua composição prevalentemente de italianos e seus descendentes, a cidade é multilíngue (BEACCO, 2007) considerando a ocorrência dos dialetos dos imigrantes, da língua italiana, da ítalo-pedrinhense e da portuguesa do Brasil. Nesse contexto, grande parte dos habitantes pode ser considerada plurilíngue o que faz com que este trabalho retome o conceito de Língua de Herança (LH) de Ortale (2016) e teça considerações sobre o conceito de Cultura de Herança e de Comunidade de Prática. O texto apresenta essas temáticas discutindo a produção de material didático para o ensino de LH, a autonomia da comunidade no uso da(s) língua(s) e a formação da comunidade de prática por meio da Cozinha de Herança.
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