A CONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DISCURSIVO NOS MANUAIS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE): ESTUDO DE CASO DO LIVRO SAMBA

THE CONSTRUCTION OF THE DISCURSIVE STEREOTYPE IN MANUALS OF PORTUGUESE AS A FOREIGN LANGUAGE : A CASE STUDY OF THE BOOK SAMBA

Autores

  • Katiuscia Cristina Santana USP
  • Yedda Blanco USP

Palavras-chave:

Estereótipo Livro didático; Português Língua Estrangeira; Ensino; Discurso.

Resumo

RESUMO: os livros didáticos ou manuais de ensino de língua estrangeira (LE), em específico, português como língua estrangeira, tendem a reforçar na sua produção textual um estereótipo que se  refere aos aspectos socioculturais da comunidade de fala, no caso, o Brasil. Nesse sentido, o objetivo do artigo é descrever e analisar de que maneira os textos culturais presentes nesses manuais produzem esses estereótipos. Para a fundamentação teórica, usamos os aportes de Amossy; Pierrot (2005) que caracteriza o estereótipo como uma “imagem pré-fabricada”; o conceito de contexto e ideologia de Van Dijk (2012), com ênfase no que o autor denomina de modelo mental, entre outros. O corpus é formado por excertos do livro didáticos de PLE Samba (2020) no qual, pelo método de análise descritiva e analítico, selecionamos textos que abordam questões culturais ou aspectos do Brasil. Como resultado, pretende-se demonstrar como a construção da imagem da cultura brasileira circula nesses discursos e, também, analisar como tal regularidade de construção discursiva torna-se uma prática regular de formação estereotipada. 

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

Santana, K. C., & Alves de Oliveira Caggiano Blanco, Y. (2022). A CONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DISCURSIVO NOS MANUAIS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE): ESTUDO DE CASO DO LIVRO SAMBA: THE CONSTRUCTION OF THE DISCURSIVE STEREOTYPE IN MANUALS OF PORTUGUESE AS A FOREIGN LANGUAGE : A CASE STUDY OF THE BOOK SAMBA. evista BTecLE, 6(2), 115–131. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1098

Edição

Seção

MATERIAIS DIDÁTICOS