AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO EM LÍNGUA INGLESA MEDIADO POR DESENHOS
Palavras-chave:
Aquisição; Aprendizagem; Vocabulário; DesenhosResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o uso de desenhos realizados por alunos na aquisição de vocabulário em língua inglesa a partir de investigação das aulas ministradas no ensino fundamental I. Inicialmente, apresenta-se uma leitura teórica para contextualizarmos a importância do ensino de vocabulário percorrendo um percurso histórico na trajetória do ensino aprendizagem de vocabulário. Um período de realização de atividades em turmas de língua inglesa de terceiro ano no ensino fundamental I foi utilizado na coleta de dados, que envolveu três turmas; ainda nas turmas foi realizado um questionário junto aos alunos. Também foram entrevistadas quatro professoras que ministram língua inglesa em escolas estaduais de São Paulo. Com acompanhamento realizado percebemos a relevância do ensino utilizando imagens representativas na aquisição e ampliação de vocabulário pelos alunos.
Referências
ALLEN, Virgínia. Techniques in teaching vocabulary. 1.ed. New York: Oxford, 1983.
BLACHOWICZ, Camille et al. Vocabulary in the classroom: A theoretical and practical perspective. Englewood: Merrill, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEACH, J.T. and SCOTT, P.H. (2002) The concept of learning demand and approaches to designing and evaluating science teaching sequences. Studies in Science Education, February 2002.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1985. __. Técnicas de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003
MARCONI, M.A.et al. Fundamentos de Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
PROCÓPIO, Renata; SOUZA, Patrícia. The especialist. Monografia. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2010.
PRODANOV, Cleber Cristiano et al. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.
HARMER , Jeremy. The practice of english language teaching. 3. ed. rev. atual. e aum. England: Longman, 2002.
RODRÍGUEZ, M., & Sadoski, M. (2000). Effects of Rote, Context, Keyword, and Context/Keyword Methods on Retention of Vocabulary in EFL Classrooms. Language Learning, 50, 385-412.
SCRIVENER, Jim. Learning Teaching: The essential guide to English language teaching. 1. ed. Thailand: Macmillan, 2005.
THORNBURY, Scott. How to teach vocabulary. England: Person, 2002.
TRIPP, David. Kids vocabulary - [Old] House - Parts of the House - English educational video.
WRIGHT, Andrew. Pictures for Language Learning. 16. ed. New York: Cambridge, 2007.