INTERNATIONAL COLLABORATION BETWEEN BRAZIL AND CHINA VIRTUAL EXCHANGES FOR ENGLISH LEARNING
Inglês
Palavras-chave:
International Collaboration, Language Learning, Cultural ExchangeResumo
Este artigo tem como finalidade discutir e analisar uma experiência pedagógica na qual alunos e professores brasileiros interagem com alunos e professora chinesa durante um intercâmbio virtual para aprendizagem de inglês como língua estrangeira, parte do projeto denominado como PCI, realizado nas faculdades estaduais de São Paulo em parceria com uma universidade na China. A estrutura e o propósito deste projeto foram detalhados, a fim de demonstrar como os alunos interagem aprendendo inglês utilizando aplicativos de mensagens, comparando aspectos culturais que diferenciam os dois países participantes. Conceitos como telecolaboração e m-learning baseiam a abordagem teórica presente neste projeto.
Referências
FIGUEIREDO, F. J. Q. Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019.
LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Ed 34, 1996.
O’DOWD, R. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of
UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, n. 1, p. 1-23, 2018. Available at: https://journal.unicollaboration.org/article/view/35567
SACCOL, A.; SCHLEMMEN, E.; BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
SUCCI JUNIOR, O. Projetos colaborativos internacionais na unidade de ensino superior de graduação: a evolução dos intercâmbios virtuais no Centro Paula Souza. In: REGIT, Fatec-Itaquaquecetuba, SP, v. 14, n. 2, p. 126-140, jul/dez 2020. Available at: file:///C:/Users/lugar/Downloads/236-644-1-PB.pdf