OTIMIZANDO O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA A PARTIR DE TEORIAS LINGUÍSTICAS

Autores

  • Maísa SANCASSANI Etec “Professor Urias Ferreira”, Jaú/SP, Brasil

Palavras-chave:

Aquisição de segunda língua, Modelo Monitor, Input linguístico

Resumo

Este artigo dedica-se a demonstrar como teorias linguísticas podem subsidiar a visão sociointeracionista presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais e fornecer ao professor recursos para implementar sua atuação em sala de aula. Procurouse explorar conceitos fundadores como os do inatismo e da aquisição da linguagem e apontá-los como pontos-chave teóricos que podem contribuir para a reflexão acerca da prática pedagógica do ensino de língua estrangeira. A teoria de Krashen, considerandose principalmente a Hipótese do Insumo e a do Filtro Afetivo, demonstra que há características inatas do aparato mental capazes de assimilar espontaneamente uma língua estrangeira se certas condições forem satisfeitas. Conclui-se que é possível sistematizar os conhecimentos acerca da natureza da linguagem em benefício de um modelo de ensino-aprendizagem mais eficiente. Atribui-se ao professor o papel central para a implementação de uma transformação do ensino de línguas, destacando a necessidade de constante melhora na formação e qualificação docente.

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Publicado

12/07/2019

Como Citar

SANCASSANI , M. (2019). OTIMIZANDO O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA A PARTIR DE TEORIAS LINGUÍSTICAS . evista BTecLE, 3(1), 230–245. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/112019176

Edição

Seção

Artigos