Avaliação Formativa Baseada em Jogos na Disciplina de Inglês para Negócios em Cursos de Graduação Tecnológica
Palavras-chave:
Avaliação formativa, Aprendizagem baseada em jogos, Inglês para negócios, Metodologias ativas, Graduação tecnológicaResumo
Este artigo traz um relato de experiência de uma prática pedagógica aplicada na disciplina de Inglês para negócios em cursos de graduação tecnológica em duas instituições de ensino superior. O objetivo principal foi examinar o emprego da avaliação formativa baseada em jogos para consolidar o aprendizado de itens gramaticais, vocabulário e expressões da área de negócios em inglês por meio de metodologias ativas mediadas por jogos digitais utilizados tanto em sala quanto remotamente. A avaliação formativa baseou-se em atividades variadas como: jogos de percurso; quizzes; jogos de memória; jogos de correspondência entre colunas; caça-palavras; palavras cruzadas. A avaliação formativa baseada em jogos mostrou-se efetiva e positiva de acordo com a evidência coletada em sala de aula durante e após a prática de jogos na disciplina de Inglês com foco em negócios nas turmas dos cursos investigados nesta pesquisa.
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