A LINGUAGEM COMO UM FATO SOCIAL: UMA CONCEPÇÃO DE LEGITIMIDADE

Autores

  • ANA OLIVEIRA UECE

Palavras-chave:

Língua, Atividade social, Saussure, Bakhtin, William Labov

Resumo

Este artigo trata da noção de língua como um fato social e de sua reelaboração empreendida por Ferdinand Saussure e Mikhael Bakhtin. O presente trabalho tem por objetivo apresentar concepções básicas sobre língua/linguagem. Para tanto, serão apresentados estudos saussurianos no que tange à língua enquanto sistema de signos, bem como ideais de Bakhtin que visam a língua como uma atividade social. A fim de apresentar avanços acerca desse estudo, serão estabelecidos contrapontos entre os autores supracitados. Para tanto há pautas sobre as contribuições do estudo da sociolinguística para o ensino de língua, tendo em vista o viés da interação. Por fim, fará-se um paralelo na defesa da tese, com o autor William Labov (2008), que falará sobre estudo de língua (gem) considerando as variedades linguísticas, a estruturação, organização e reconhecimento dessa área como campo específico de estudo da linguagem.

Referências

ALKMIM, Tania Maria.Sociolinguística.In:Mussalim,Fernanda; BENTE, Anna Christina (Org).Introdução a linguística: domínios e fronteiras. São Paulo; Cortez, 2005,v1.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.

BAGNO, Marcos. Preconceito Lingüístico: O que é, como se faz. Ed. Loyola. 1999.

CALVET, Louis- Jean, Sociolinguistica: Uma introdução critica Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo, Parábola, 2002.

KOCK, Ingredore Villaça. A interação pela linguagem. São Paulo, Contexto, 1997.

LABOV, William. Padrões sociolingüísticos / William Labov; tradução Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. -São Paulo, Parábola Editorial, 2008.

MACÊDO, Wilza Karla Leão de. Por Saussure E Bakhtin: Concepções Sobre Língua/Linguagem. Disponível em:< http://www.uesc.br/eventos/iconlireanais/iconlire_anais/anais-53.pdf> Acesso em 25/04/2023 às 20:34

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

OLIVEIRA, A. (2023). A LINGUAGEM COMO UM FATO SOCIAL: UMA CONCEPÇÃO DE LEGITIMIDADE. evista BTecLE, 7(2), 010–016. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1135

Edição

Seção

Artigos