INGLÊS INSTRUMENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - RELATOS DE EXPERIÊNCIA
INCLUSION, INTERDISCIPLINARITY AND INTERNATIONALIZATION
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Inglês Instrumental, Estratégias de Ensino, Mundo do Trabalho, Relato de ExperiênciaResumo
Este artigo registra uma proposta de ensino implementada no componente curricular Inglês Instrumental, no Curso Superior Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal do Paraná, Campus Colombo, no primeiro semestre de 2023. O perfil de cada estudante e os diferentes tempos de aprendizagem motivaram essa empreitada. Estes fatores influenciam o processo de ensino-aprendizagem, particularmente quando se trata da aquisição de outro idioma. Com três professoras atuando concomitantemente dividiu-se a turma em três grupos menores, conforme o nível de conhecimento do idioma que apresentaram em placement test. Adotou-se uma abordagem contextualizada, solidária com as diferenças individuais dos estudantes, interdisciplinar na matriz curricular e com ações relacionadas à internacionalização. São resultados descritos pelos estudantes: sua percepção de evolução em relação ao início do componente; desbloqueio e motivação para estudar o idioma; desejo de utilizar o idioma no ambiente profissional; desejo de participar das atividades durante a aula nos grupos menores; aspecto dinâmico das aulas e atenção diferenciada das professoras. Os resultados alcançados permitem afirmar que a abordagem aqui descrita oportuniza a inclusão, incentivando os estudantes a acreditarem em si mesmos, preparando-os para atuarem profissionalmente no mundo do trabalho de forma integral. Recomenda-se a aplicação desta prática no ensino de outros idiomas.
Referências
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